Menu
Justamente
Entrar Criar site

Site para advogado: por que e como criar um

Você sabia que criar um site para o seu escritório de advocacia pode ser uma decisão importante para conseguir mais visibilidade? Se o seu objetivo é conquistar mais clientes, o seu alcance pode aumentar consideravelmente com uma presença digital.

Com um site, você não apenas consegue atrair mais pessoas - sem depender da indicação de amigos, familiares e clientes -, como também pode reforçar a sua credibilidade com quem você já atende.

Além disso, a página online também é um meio para você desenvolver o marketing jurídico, ou seja, o marketing permitido para advogados, de acordo com todas as normas da Ordem dos Advogados do Brasil e de seus conselhos de ética.

Precisa de mais motivos para criar o seu site? Entenda agora a importância da presença digital para o advogado e veja como criar o seu site do zero de forma fácil e rápida.

Por que o advogado deve ter um site?

Ter um site é uma das principais formas de criar a presença e identidade digital. Atualmente, o negócio que não está na internet praticamente não existe. Isso porque é comum que os consumidores, ao precisarem de algum produto ou serviço, façam buscas online, a fim de encontrar as melhores avaliações e os melhores preços.

Sendo assim, uma das vantagens em ter um site é que você constrói a sua presença digital e pode ser encontrado de qualquer lugar do mundo, em qualquer horário. É claro que existem algumas técnicas necessárias para que você seja encontrado com mais facilidade, porém, a simples criação de uma página já é um bom primeiro passo.

A partir do momento em que seu escritório estiver disponível na internet, seus futuros clientes já poderão ter uma ideia do que você oferece e de quais são as suas especialidades. Informações importantes como áreas de atuação, serviços prestados, horários de atendimento e formas de contato devem estar disponíveis no seu site, a fim de deixar seu público bem informado sobre como funciona o seu negócio.

Feito isso, estará criado o seu “cartão de visitas virtual”, onde será possível saber os dados mais relevantes sobre o seu escritório. Ou seja, uma pessoa que procurar online por um advogado da sua área na sua cidade, ao encontrar o seu site, já saberá da sua existência.

Além disso, um site ainda é uma ótima ferramenta para reforçar a sua credibilidade e se tornar uma referência e autoridade na sua área. Ele não apenas serve para divulgar os dados importantes sobre o seu negócio, mas também como um portal para o compartilhamento de conteúdos informativos. É por meio desses conteúdos - em forma de textos e/ou vídeos - que você poderá mostrar ao seu cliente em potencial que realmente entende sobre o que está falando, demonstrando profissionalismo.

Neste caso, além de ajudar na captação de novos clientes, a criação e constante atualização do seu site também te auxilia a manter quem já conhece o seu trabalho e já é seu cliente. Oferecendo conteúdos de valor e cheios de informações relevantes para quem não é advogado, você confirma sua autoridade, fazendo com que ela cresça cada vez mais.

Como fazer um site para advogado?

Apesar da importância do site para o escritório de advocacia, a sua criação pode não ser uma tarefa tão simples.

Existem basicamente 3 maneiras diferentes de se montar um site. A primeira delas é contratar os profissionais adequados para realizarem o serviço para você. Neste caso, você pode ter um pouco de trabalho para encontrar todos os profissionais necessários, uma vez que um site demanda diferentes tipos de especialidades.

Alguns especialistas importantes para esse processo que podemos citar são web designers, webmasters, desenvolvedores ou programadores, analistas da web, administradores de bancos de dados, arquitetos de informação, especialistas em usabilidade, entre outros.

Sendo assim, você pode tanto procurar os profissionais um por um, ou, ainda, contratar uma agência. Normalmente, essa última opção te dá menos trabalho, uma vez que a agência já terá todos os especialistas necessários.

No entanto, algo que pode te pegar de surpresa é o valor. Terceirizar a criação do seu site de advogado pode ser bem caro - os valores costumam ser altos, não abaixo dos R$2 mil. Portanto, é algo a se pensar: seu escritório tem condições de bancar um site personalizado?

Se o alto valor for um problema pra você, também é possível tentar criar o site você mesmo. Neste caso, no lugar de gastar muito dinheiro, você terá que gastar muito tempo.

Se só procurar os profissionais para desenvolverem o site para você já é trabalhoso, imagine tentar fazê-lo você mesmo do zero. Infelizmente, nem todos possuem as capacidades necessárias para criarem o próprio site, assim como nem todo mundo pode advogar.

Escolhendo a criação do site por conta própria, você pode economizar um bom dinheiro, mas terá horas de trabalho. As dores de cabeça são praticamente garantidas, uma vez que não é tão simples programar, desenvolver ou criar um design responsivo, com boa usabilidade e, ao mesmo tempo, profissional.

Para não perder nem dinheiro e nem tempo, e ainda ter um site com boa usabilidade, responsividade e com aparência profissional, a terceira opção é criar um site com a Justamente. Trata-se de uma plataforma gratuita de criação de sites que permite que você monte sua própria página em menos de 5 minutos.

O diferencial da Justamente é que ela é específica para advogados. Pensada pelos próprios profissionais do Direito, ela oferece sites que foram criados por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo uma página profissional, responsiva e intuitiva. Além disso, os sites também estão de acordo com as normas da OAB com relação ao marketing jurídico.

Passo a passo para criar um site com a Justamente

A criação de sites com a Justamente é muito simples e rápida. Acompanhe o passo a passo a seguir para saber como montar o site do seu escritório em menos de 5 minutos.

Passo 1. Acesse o site da Justamente e clique em “Criar meu site” para dar início ao seu cadastro. Você também pode clicar em “Criar meu site grátis”.

passo 1

Passo 2. Acesse o Insira o seu e-mail e cadastre uma senha. Depois, clique em “Criar conta”.

passo 2

Passo 3. A partir da tela seguinte, você começará a preencher os campos com informações sobre o seu escritório. Sendo assim, insira o nome do seu escritório e, se quiser, coloque o logotipo da sua empresa. Feito isso, clique em “Começar”.

passo 3

Passo 4. Coloque o seu nome, juntamente com seu número de registro da OAB. Caso o seu escritório possua mais sócios, você também pode inseri-los clicando em “adicionar outro advogado”.

passo 4

Passo 5. Nesta etapa, você deverá selecionar as áreas de atuação do seu escritório. Ao selecionar uma opção, aparecerá ao lado uma pequena descrição da área do Direito. Se quiser, você pode alterar essa descrição. Basta clicar sobre ela e fazer as modificações necessárias.

passo 5

Passo 6. Depois das áreas de atuação, selecione os serviços prestados. Esses serviços variam de acordo com a área de atuação que você selecionou na tela anterior.

passo 6

Passo 7. Informe os seus contatos. É interessante colocar um número válido de WhatsApp, pois, neste caso, seu site terá um botão do aplicativo, facilitando o contato direto. Preencha os demais campos com as informações corretas, pois elas irão compor o rodapé do seu site e indicarão como seu futuro cliente pode entrar em contato com você.

passo 7

Passo 8. Insira também as informações sobre o seu escritório físico, como o endereço. Se preferir, você também pode pular essa parte e completá-la depois.

passo 8

Passo 9. Por fim, selecione o domínio do seu site, ou seja, o nome dele. Insira a parte principal e defina o sufixo - você tem 3 opções, como mostra a imagem abaixo.

passo 9

Passo 10. Defina o tema do seu site. São 6 combinações de fontes e cores disponíveis. Apesar disso, você ainda pode personalizar com outra fonte ou cor depois.

passo 10

Passo 11. Na tela seguinte, você verá um protótipo do seu site. Ao descer a tela, será possível ver todas as informações selecionadas por você, inclusive um pequeno texto institucional sobre o seu escritório. Aqui, você tem bastante liberdade - se quiser, pode mudar as categorias de lugar, mudar as informações que já foram passadas, alterar a cor ou fonte e trocar a imagem principal do site. Você pode, ainda, visualizar como o seu site ficará pela tela do celular e também do computador, clicando nos ícones dos dispositivos na parte superior, ao lado de “Visualizar”. Depois de deixar tudo conforme as suas preferências, clique em “Publicar”.

passo 11

Passo 12. Assim, seu site será publicado e já estará no ar. Basta copiar o link gerado e compartilhar com seus clientes, familiares e amigos, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas, entre outros materiais..

passo 12

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Mande uma mensagem em nosso WhatsApp pelo número (11) 95647-8227 ou escreva para [email protected]