Menu
Justamente
Entrar Criar site

YouTube para advogados: como criar um canal no site?

Equipe Justamente 10/02/22

O YouTube, principal site de vídeos da internet, pode ser usado por advogados. Na plataforma, você encontra milhares de conteúdos ricos, incluindo canais sobre assuntos jurídicos.

Por isso, você deve pensar em abrir um canal na plataforma e publicar vídeos sobre a sua área de atuação na advocacia. É um caminho para se aproximar do público-alvo e apresentar o seu escritório na internet.

Criar uma conta no YouTube é uma tarefa simples, mas requer uma série de técnicas para atrair interessados. Veja como abrir um canal na plataforma e descubra dicas para gravar os melhores vídeos.

Como criar um canal no YouTube para advogados?

Para advogados, o canal no YouTube pode ser um espaço para falar sobre temas jurídicos e esclarecer dúvidas sobre as áreas de atuação.

Em resumo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) determina que os conteúdos sejam apenas informativos e educativos. Ou seja, eles não podem ter qualquer tipo de mercantilização da profissão.

Confira o passo a passo para abrir um canal no YouTube e postar os seus vídeos.

Passo 1. Acesse o site do YouTube e faça login com a sua conta do Google na qual pretende vincular o canal de vídeos. Para isso, clique em “Fazer Login”. Você encontra o botão na parte superior da tela ou na coluna à esquerda do site.

passo-1-criar-canal-no-YouTube

Passo 2. Após acessar a conta, você deve ir até o menu do usuário na parte superior do site, à direita, e escolher a opção “Crie um canal”.

passo-2-criar-canal-no-YouTube

Passo 3. O YouTube vai solicitar que você informe o nome que deseja inserir ao canal. Preencha o campo com o seu próprio nome ou do escritório. Além disso, você deve inserir uma imagem para que ela seja o seu ícone na plataforma.

Em seguida, leia os termos de serviço do YouTube para conhecer as regras da plataforma. Por fim, clique em “Criar Canal”.

passo-3-criar-canal-no-YouTube

Passo 4. O canal no YouTube estará aberto. Agora, você terá que personalizar a página no site de acordo com as informações do escritório. Então, clique em “Personalizar o canal”.

Passo 5. Nesta seção, você pode fazer alterações no layout do canal, nas configurações de marca do escritório e dados gerais sobre o canal. No trecho “Informações Básicas”, por exemplo, você consegue adicionar uma descrição ao canal, um e-mail para contato, o site do escritório e consultar o link do canal.

Após fazer as alterações, clique em “Publicar”.

passo-4-criar-canal-no-YouTube

Você também pode alterar a foto colocada no canal de vídeos, a imagem do banner na página e a marca d’água presente nos vídeos. Essas alterações são feitas na seção “Branding”.

passo-5-criar-canal-no-YouTube

Passo 6. Logo após a personalização do canal, você já poderá publicar os seus vídeos no YouTube. Com o material pronto, clique no item “Painel” dentro do menu do site e, depois, no botão “Enviar vídeos”.

passo-6-criar-canal-no-YouTube

Passo 7. O YouTube solicitará o envio do vídeo para ser publicado no canal. Na janela que surgir, clique em “Selecionar arquivos”. Em seguida, selecione, nas pastas do dispositivo, o vídeo ou os trechos gravados que você deseja publicar.

envio-de-videos

Os vídeos serão enviados, e você deve configurar a publicação. Por isso, não esqueça de adicionar o título e a descrição no vídeo, de acordo com o tema da gravação. Depois, basta publicar o vídeo no canal.

Importante!

Lembre-se de utilizar as técnicas de SEO para ter maiores chances de indexar o conteúdo nas primeiras páginas do próprio YouTube e também do Google.

Além disso, a produção de vídeos no YouTube por advogados e escritórios deve seguir uma série de regras. Então, antes de gravar os vídeos, confira quais são as normas para evitar penalizações.

Como os advogados podem fazer os melhores vídeos para o YouTube?

Os advogados podem produzir e publicar vídeos no YouTube. Mas, os especialistas devem seguir algumas etapas básicas para aprimorar os resultados dentro da plataforma. Veja abaixo algumas dicas!

1. Faça um roteiro para o vídeo

Para produzir um bom vídeo e postá-lo no YouTube, você precisa criar e seguir um roteiro. O texto trará um direcionamento para a gravação do conteúdo, mas também deixará a produção menos complexa.

Sem a montagem do roteiro, é possível que você tenha que gravar um número maior de tomadas. Assim, o processo de gravação levará mais horas.

Por isso, coloque as ideias que deseja falar no papel e, somente depois, comece com as gravações.

Caso esteja com dúvidas sobre um determinado assunto jurídico, converse com colegas do escritório para montar um roteiro completo e organizado.

2. Pesquise sobre o assunto

Mesmo que você tenha experiência em determinadas áreas de atuação, nunca deixe de pesquisar sobre o assunto abordado no vídeo. Este hábito enriquece ainda mais os seus conteúdos, além de ampliar ou revisitar os seus conhecimentos.

As pesquisas também serão úteis para entender mudanças na legislação e desenvolver vídeos para o YouTube. Então, sempre leia conteúdos de sites e órgãos especializados.

3. Crie séries no YouTube para abranger temas de forma completa

Alguns assuntos jurídicos podem ser complexos, e a melhor forma de abordá-los em vídeos no YouTube é desenvolvendo séries. Desse modo, você divide um certo tema em alguns vídeos explicativos.

No YouTube, você pode organizá-los no canal para que os usuários consigam assisti-los em sequência. Além disso, crie playlists na página e reúna os assuntos que tenham certa conexão.

Se publicar vídeos falando sobre Direito Tributário, por exemplo, reúna-os em uma playlist que facilite a visualização dos conteúdos.

4. Invista em bons equipamentos de gravação

Para gravar vídeos com maior qualidade de áudio e imagem, o uso de bons equipamentos é essencial. Por isso, escolha uma câmera que capture imagens com boa resolução para adicioná-las ao YouTube.

Com relação à gravação de voz, o microfone também deve ser escolhido com cuidado. Existem diversos modelos no mercado, como o dispositivo de lapela. Então, avalie qual opção pode trazer os melhores resultados em termos de áudio.

A iluminação do local onde os vídeos vão ser gravados também requer atenção. Nesses casos, você pode corrigir a luz do ambiente com luzes simples ou com kits de Softbox.

Você pode encontrar os equipamentos citados acima em diversos preços. Por isso, avalie o orçamento do escritório antes de comprá-los.

5. Acompanhe os resultados dos vídeos publicados

Outro fator que também pode aprimorar a qualidade dos vídeos é o desempenho dos conteúdos no YouTube. Nesse sentido, observe os comentários e reações que as publicações estão tendo no canal.

A partir dos comentários e número de visualizações, você pode elaborar os próximos roteiros e aplicar mudanças nos próximos vídeos. Por isso, sempre acompanhe as estatísticas dos conteúdos publicados no YouTube.

Você encontra as informações relacionadas ao desempenho no YouTube na opção “Estatísticas” no menu esquerdo do YouTube. Veja abaixo!

Crie um site jurídico com a Justamente!

Além de conteúdos para o YouTube, você também deve incluir outras plataformas nas estratégias de marketing jurídico. Desse modo, a criação de um site para o seu escritório também é fundamental.

Você não precisa contratar desenvolvedores e especialistas em design para criar uma página. Com a Justamente, crie um site em até 5 minutos para apresentar os seus serviços jurídicos.

Com o site pronto, você pode incluí-lo no canal do YouTube e ampliar a credibilidade do seu escritório.

Para começar, faça um cadastro com e-mail e senha. Logo depois, preencha alguns dados sobre o escritório e escolha o tema do seu site. Confira o processo completo!

Ficou com dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

Veja também!