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TikTok para advogados: como atingir o público-alvo na rede social?

Equipe Justamente 05/04/22

O uso das redes sociais é fundamental nas estratégias de marketing jurídico. Nesse sentido, o TikTok também pode ser útil para o cotidiano de advogados.

A princípio, a rede social de vídeos curtos é uma plataforma voltada ao público jovem. Mas, dentro do site, os profissionais da área jurídica têm espaço para divulgar conteúdos.

Os vídeos no TikTok são dinâmicos e rápidos. Desse modo, os advogados precisam trabalhar com estratégias para que o público queira acompanhar os conteúdos. Veja abaixo como chamar a atenção na rede social.

Como advogados podem ter destaque no TikTok?

Assim como outras áreas profissionais, os advogados também podem utilizar o TikTok. Para se ter uma ideia da relevância presente na plataforma, são mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no site.

Por esta razão, o trabalho na plataforma é um caminho para atingir o público do escritório. Além disso, a publicação regular de vídeos pode trazer visibilidade para os serviços jurídicos do advogado.

Entretanto, a produção de vídeos, assim como acontece em outras redes sociais, precisa seguir certas regras. As normas estão presentes no Provimento 205/2021 e no Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Com relação aos vídeos, os advogados estão liberados para fazer transmissões ao vivo ou publicar materiais gravados. Mas, eles não devem utilizar casos concretos e apresentar resultados de processos julgados.

Outro detalhe fundamental está na publicação de vídeos que apenas eduquem e informem o leitor. Dessa forma, ficam proibidos conteúdos que mercantilizem os serviços jurídicos ou representem a captação de clientes.

Logo depois de conhecer as regras para advogados publicarem vídeos no TikTok, é importante entender como atrair engajamento do público nos conteúdos. Veja abaixo algumas dicas!

1. Desenvolva e utilize a persona do escritório

Os vídeos curtos criados pelos advogados precisam chegar até o público-alvo adequado. Por isso, a persona desenvolvida no início das ações de marketing é essencial para a produção dos conteúdos.

Antes de explicar a importância da persona, devemos esclarecer a diferença do termo com o público-alvo.

Quando falamos da persona de qualquer negócio, estamos nos referindo a um personagem fictício que representa o cliente ideal. Nesse sentido, ele possui uma profissão, idade, hobbies, rotina e informações específicas.

Em contrapartida, o público-alvo trata-se de uma parcela ampla, onde as informações são gerais. Ou seja, há faixa etária, poder aquisitivo, classe social, entre outras informações socioeconômicas.

Para desenvolver estratégias assertivas, o uso da persona é fundamental, principalmente para definir o tom de voz dos conteúdos e campanhas. Assim, ficará fácil manter a comunicação adequada nos vídeos do TikTok.

Então, para chegar até o público-alvo correto e obter engajamento deste grupo, os advogados não devem abrir mão da persona construída para o escritório.

2. Escolha o melhor método de abordagem

Como mostramos acima, os advogados devem utilizar os vídeos para orientar o público. Então, os temas escolhidos pelos especialistas precisam ser abordados da melhor forma dentro do site.

O TikTok é uma rede social de vídeos curtos. Ou seja, os profissionais têm poucos minutos para explicar um determinado assunto. Por isso, eles devem organizar as ideias para que o vídeo fique organizado e atrativo.

Além disso, dependendo da complexidade do assunto, ele pode ser fragmentado em partes. Dessa forma, os espectadores conseguem acompanhar diversos aspectos do tema e conhecê-lo a fundo.

Na rede social, existe a possibilidade de incluir legendas, narrações, efeitos e uma série de outros recursos. Os advogados conseguem utilizá-los, mas é importante que eles sigam a sobriedade e a discrição presentes na advocacia.

Sendo assim, os especialistas precisam avaliar os recursos de gravação disponíveis e utilizá-los da melhor forma para evitar penalizações da OAB.

3. Utilize os recursos de edição na rede social

Os vídeos presentes no TikTok podem ser editados no próprio aplicativo, o que garante certa flexibilidade para os advogados que desejam usar a plataforma.

As edições vão desde recortes de um único vídeo ou de outros materiais gravados separadamente. Assim, é possível uni-los posteriormente e divulgá-los na rede social.

As ferramentas disponíveis no TikTok permitem que os advogados criem conteúdos criativos e tenham maiores chances de obter destaque na plataforma. Por isso, invista em gravações para testar os recursos presentes na rede social.

4. Não esqueça das hashtags nas legendas

Nas redes sociais, as hashtags funcionam como marcadores para as legendas presentes nos conteúdos. Elas são incluídas para categorizar os posts e fazer com que eles sejam vistos pelos usuários.

No TikTok, o uso dos termos sinalizados com a “#” também é indispensável. A partir dele, os conteúdos conseguem ser classificados para serem encontrados por usuários que busquem a hashtag.

No marketing jurídico, os advogados precisam considerar a área de atuação e o assunto abordado na publicação. Se o vídeo estiver explicando sobre Direito Tributário, por exemplo, a legenda pode conter as hashtags #DireitoTributário, #Tributos e #Encargos.

Antes de escolher as hashtags, faça buscas dos termos na área “Descobrir” do TikTok e veja quais estão sendo os conteúdos vinculados à tag. Além disso, não deixe de conferir os vídeos disponíveis na seção para ter novas ideias sobre o tema.

Importante! Não adicione muitas hashtags às legendas das publicações. Mesmo que a intenção seja ser visto no TikTok, uma grande quantidade de termos pode prejudicar o desempenho da publicação.

5. Faça parcerias com outros advogados no TikTok

As parcerias no TikTok podem ser um bom caminho para conseguir engajamento nas redes sociais. Por mais que os conteúdos do escritório possam competir com outros perfis de advocacia, as colaborações podem gerar bons frutos.

Para os advogados que desejam fazer parcerias, o primeiro passo está na localização de colegas que abordem temas próximos a suas áreas de atuação. Desse modo, a próxima etapa é entrar em contato e sugerir uma colaboração.

O resultado da publicação vai depender diretamente da disponibilidade dos advogados, já que é possível gravar vídeos, fazer lives e outros tipos de gravação.

Além de atrair engajamento, as parcerias também podem gerar credibilidade para os perfis. Nesse sentido, é importante procurar colaborações com colegas da área com certa frequência.

6. Interaja com o público do perfil

Outra forma dos advogados ficarem próximos ao público está na própria interação com seguidores. No Provimento que orienta o marketing jurídico, é proibido prometer resultados e citar os custos com honorários.

Mesmo assim, se houver dúvidas do público em comentários ou respostas, os advogados devem respondê-las de acordo com a legislação vigente, sem oferecer os serviços jurídicos de forma explícita.

A interação com o público também fideliza o seguidor para que ele continue assistindo aos vídeos do escritório no TikTok.

Entretanto, na descrição do perfil no TikTok, os advogados e escritório devem adicionar o endereço do site jurídico. Assim, os interessados conseguem entrar em contato pelos formulários disponíveis na página e esclarecer dúvidas.

Advogados podem promover vídeos no TikTok para o marketing jurídico?

No Provimento 205/2021, a OAB determina que os advogados não façam anúncios ostensivos em plataformas de vídeos. Então, os advogados conseguem patrocinar conteúdos, no TikTok e em outras redes sociais, mas sem exageros e desde que os posts apenas orientem os leitores.

Com relação ao TikTok, os advogados impulsionam vídeos a partir da função “Promover“. Nela, os conteúdos podem ser patrocinados para ampliar o engajamento com o perfil.

Assim como a área de impulsionamento de outros sites, o TikTok permite que os produtores de conteúdos criem uma segmentação para chegar até o público-alvo correto. Desse modo, os advogados conseguem aplicar filtros de idade e interesses, por exemplo.

Os custos com o impulsionamento de vídeos no TikTok variam de acordo com o período de atividade e o alcance pretendido. Mas, não deixe de incluí-los em seu planejamento de marketing jurídico.

O recurso Promover do TikTok também traz informações detalhadas sobre o desempenho do conteúdo promovido, como o número de visualizações e curtidas, além da faixa etária que mais assistiu ao vídeo. Para acessar o serviço, acesse as configurações do perfil no aplicativo.

Tenha um site jurídico com a Justamente!

A presença no TikTok é um caminho para destacar os seus serviços jurídicos. Entretanto, o site jurídico traz outros benefícios para os escritórios e advogados que desejam ter visibilidade na internet.

Por meio da página, é possível apresentar os serviços e áreas de atuação do escritório. Além disso, os clientes conseguem acessar o endereço do local e número de telefone para entrar em contato.

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Para começar, cadastre um e-mail e senha. Em seguida, informe alguns dados do escritório, como serviços oferecidos e áreas de atuação. Por último, escolha o tema, as cores e fonte do site. Veja como fazer!

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