Menu
Justamente
Entrar Criar site

TikTok para advogados: 7 dicas para gravar os melhores vídeos

Equipe Justamente 08/02/22

O TikTok é uma rede social em ascensão ao redor do mundo. O site facilita a publicação de vídeos curtos, o que tem chamado a atenção do público jovem, mas também de empresas e influenciadores.

As pessoas costumam relacionar o TikTok aos vídeos de danças e desafios. Entretanto, a rede social possui conteúdos sobre diversos segmentos, incluindo a área jurídica.

Por isso, a rede social pode ser um bom local para mostrar seus conhecimentos e ficar próximo aos usuários do site que têm interesses relacionados aos serviços jurídicos.

Quer saber como gravar os melhores vídeos para o TikTok e se destacar na rede social? Confira as dicas e veja como sair na frente!

Como gravar os melhores vídeos no TikTok para o marketing jurídico?

Para se destacar no TikTok, você precisa considerar alguns passos importantes na produção de conteúdo. Além disso, existem regras para desenvolver estratégias de marketing jurídico na rede social.

Veja abaixo as etapas para gravar vídeos e obter destaque em seu perfil jurídico dentro do TikTok.

1. Produza roteiros para os vídeos

Antes de qualquer gravação, você deve montar um roteiro sobre o vídeo que pretende fazer. Mesmo que os conteúdos publicados no TikTok sejam curtos, o material vai orientar a produção dos seus vídeos.

Um roteiro contém, basicamente, as falas, efeitos e trilha sonora do vídeo. No momento de produzi-lo, lembre-se das funcionalidades disponíveis na plataforma para produzir um bom vídeo.

Na rede social, existe a opção de gravar vídeos com 30 segundos, 1 minuto e 3 minutos. Para começar, elabore o roteiro para 1 minuto de vídeo. Por isso, seja objetivo na hora de abordar o tema jurídico.

O assunto possui certa complexidade? Divida o vídeo em algumas partes e publique elas separadamente. Assim, você consegue falar sobre o tema escolhido sem cortar partes importantes que não caberiam em um único vídeo.

2. Faça pesquisas sobre o assunto jurídico

Na hora de montar o roteiro para gravar o vídeo, você deve pesquisar sobre o tema. Este hábito fará com que você reúna informações essenciais que enriqueçam o material para o TikTok.

O advogado, assim como especialistas de outras áreas, lidam com certos assuntos diariamente. Isso traz boas experiências, mas existem alguns temas que, inevitavelmente, precisam ser pesquisados a fundo.

Uma boa pesquisa pode ser feita na internet, mais precisamente nos sites especializados. Há também as consultas na constituição, na legislação vigente e dentro dos códigos de ética.

3. Grave algumas tomadas para ensaiar

A produção de vídeos pode ser uma atividade nova para alguns advogados. Então, é importante fazer testes antes de gravar os materiais que serão publicados no TikTok.

Assim que elaborar o roteiro, grave alguns trechos do vídeo para avaliar a qualidade da imagem e do som. Além disso, observe o texto falado no material gravado e veja se é necessário fazer adaptações.

Com relação ao local de gravação, esteja em um ambiente com boa iluminação e que não produza tantos ruídos. Os barulhos podem atrapalhar a gravação e afetar a qualidade do áudio.

4. Procure ser objetivo, mas completo

Os vídeos no TikTok são curtos. Ou seja, você tem poucos segundos para capturar a atenção dos seguidores. Nesse sentido, você precisa ser objetivo na hora de explicar o assunto do vídeo.

Alguns temas jurídicos podem ser complexos, o que torna difícil explicá-los em poucos segundos. Por isso, na hora de produzir o vídeo, procure elencar as principais informações e incluí-las no roteiro.

Assim, quando você for gravar o vídeo, ele não ficará extenso, mas também trará os dados relevantes sobre o tema abordado. Lembre-se que também é possível dividir o assunto em vários vídeos.

Dica! Na hora de publicar os seus vídeos no TikTok, não esqueça de adicionar hashtags (#) na legenda da publicação sobre a área de atuação. Assim, os usuários que estiverem pesquisando assuntos relacionados às tags inseridas podem encontrar os vídeos feitos por você.

5. Conheça as funções disponíveis na rede social

Assim como o Instagram, o TikTok possui uma série de recursos para produzir vídeos. Você pode inserir legendas na gravação, trilhas sonoras, fazer edições e unir diferentes partes gravadas.

Durante a produção do vídeo, faça testes com as funcionalidades disponíveis na plataforma. Desse modo, você conhece os recursos e observa quais deles serão úteis nos conteúdos.

Importante! Algumas aplicações do TikTok podem estar distantes das normas exigidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para executar o marketing jurídico.

O órgão indica que os advogados e escritórios sigam a sobriedade e a discrição da profissão. Por isso, tenha atenção na hora de utilizar filtros, cores e fundos musicais na rede social.

Acompanhar os vídeos que têm tido destaque no TikTok é uma tarefa importante. Com base nas “trends”, os vídeos populares da rede social, você obtém referências para gravar os seus próximos conteúdos.

As trends podem ser efeitos ou músicas que os usuários estejam colocando nos vídeos. Além disso, existem também desafios e coreografias que influenciadores publicam no site e acabam viralizando.

Para acompanhar os vídeos e conteúdos populares no TikTok, os advogados devem ser ativos na rede social e acompanhar, diariamente, o que tem gerado engajamento do público no site.

Porém, nem sempre os efeitos e desafios presentes nas trends poderão ser usados por advogados, porque há regras para produzir conteúdos no marketing jurídico.

Para conhecer os vídeos populares do TikTok, acesse a aba “Para Você” ou, se preferir, a seção “Descobrir” da rede social.

7. Invista em equipamentos para gravação

Para ter os melhores vídeos no TikTok, você também deve pensar nos equipamentos que vai utilizar na produção dos conteúdos. A princípio, o elemento básico para fazer as gravações é um smartphone.

Entretanto, existem alguns itens que ajudam a aprimorar os seus vídeos. Você já ouviu falar no Ring Light? Ele permite que você tenha uma iluminação frontal durante a gravação dos vídeos e pode ser útil para melhorar a imagem captada.

Outro equipamento que ajudará em suas gravações é o tripé. Assim como o Ring Light, ele pode facilitar as gravações no dia a dia. Além disso, os dois equipamentos podem ser comprados juntos.

Para começar a publicar vídeos no TikTok e em outras redes sociais, você pode comprar um kit básico. Esta opção pode custar por volta de R$100 e ajudar nas suas primeiras gravações.

Como usar o TikTok no marketing jurídico?

Por ser uma rede social utilizada pelo público jovem, há uma série de dúvidas relacionadas à presença de advogados no TikTok. Mas saiba que é possível incluir a plataforma nas estratégias de marketing jurídico.

No entanto, os profissionais precisam seguir regras para publicar vídeos na plataforma. Os vídeos, por exemplo, devem ter caráter informativo e educativo, sem a presença de gatilhos para vender serviços.

Os advogados não podem fazer menções relacionadas aos custos de honorários e prometer resultados nos vídeos publicados na plataforma. Além disso, nos vídeos, é proibido utilizar casos concretos e fazer a apresentação de resultados.

As regras do marketing jurídico estão presentes no Provimento 205/2021. O documento foi desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para orientar a publicidade jurídica.

As orientações citadas acima fazem parte do Provimento, mas existem uma série de outras orientações para utilizar as redes sociais, incluindo o TikTok. Conheça todas elas!

Crie o seu site jurídico com a Justamente!

O TikTok é uma ferramenta indispensável para as estratégias de marketing jurídico. Entretanto, você deve incluir outras redes sociais e um site jurídico em seu planejamento.

Com o site, você pode trazer credibilidade e confiança para o escritório. Além disso, a presença online garante chances de ampliar o número de clientes.

A Justamente facilita a criação de um site para o seu escritório. Em até 5 minutos, tenha uma página para apresentar sua área de atuação e os seus serviços jurídicos. E o melhor: você não precisa pagar nada.

A plataforma foi desenvolvida por programadores, web designers e desenvolvedores. Ou seja, você tem um site responsivo para integrar suas estratégias.

Para criar o seu site com a Justamente, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Em seguida, escolha o tema, cores e fontes para criar o seu site.

Está com dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]mente.com.br.

Veja também!