Menu
Entrar Testar grátis

Site pronto para advogado: vale a pena? Saiba como criar o seu!

Equipe Justamente 27/07/21

Ter um site pronto para advogado pode ser uma boa opção, principalmente se você não tem uma alta quantia para investir em um site personalizado, ou, ainda, não possui as qualificações adequadas para fazer o seu próprio site.

Atualmente, existem algumas plataformas disponíveis que permitem que o usuário faça seu site em pouco tempo, oferecendo templates e alguns conteúdos prontos. Mas será que isso realmente vale a pena?

Entenda melhor sobre como funciona o site pronto para advogado e veja como criar o seu.

Como funciona um site pronto para advogado?

Um site pronto para advogado garante ao profissional uma página na web sem que seja necessário ter muito trabalho para fazê-la. Para ter este tipo de site, basta escolher entre os templates prontos disponíveis e personalizar o conteúdo de acordo com o seu negócio. Toda a estrutura do site já está formada, facilitando muito para o usuário.

Em algumas plataformas, você também consegue ter mais personalização – mesmo que o modelo seja pronto, é possível trocar alguns elementos de lugar, deixando o site mais parecido com o que você deseja.

É comum, ainda, que os sites prontos sejam mais simples e tenham um padrão. Isso acontece porque o objetivo é te dar o menor trabalho possível no processo de criação.

Após criar o seu site pronto, é importante que você o atualize constantemente. Não esqueça de sempre atualizar as informações de contato, assim como eventuais mudanças na sociedade, entre outros dados.

Por que devo ter um site para meu escritório de advocacia?

Ao criar um site para o seu escritório, você tem a oportunidade de passar mais credibilidade aos seus clientes e futuros clientes. Afinal, nos dias hoje, o negócio que não está na internet praticamente não existe.

Com um site, você tem a sua identidade digital, como se fosse um cartão de visitas virtual. Nele você pode colocar as informações mais importantes sobre o seu escritório, como serviços prestados e formas de contato, ficando mais acessível ao seu público.

Além disso, você também permite que mais pessoas te encontrem, sem depender da indicação de seus clientes, amigos e familiares. Caso o seu site esteja otimizado para SEO (Search Engine Optimization), você poderá estar entre os primeiros resultados de pesquisas do Google, atraindo mais público.

Mais uma vantagem de ter um site para advogado é que você pode desenvolver o marketing jurídico do seu escritório. Em uma página de blog ou em outras páginas além da principal (chamada de ‘home’), você pode produzir conteúdos relevantes e que contribuam para a construção da sua autoridade digital.

Oferecendo conteúdos completos, de qualidade e que tenham sentido para a realidade dos seus clientes em potencial, você mostra que realmente sabe sobre o assunto e se torna uma referência. Assim, você conquista mais visibilidade e credibilidade.

Quais são as normas da OAB com relação aos sites para advogados?

Embora a Ordem dos Advogados do Brasil possua uma série de restrições com relação ao marketing jurídico, fazer um site não está entre elas. O advogado pode montar o seu próprio site e divulgar o seu escritório, desde que respeite as demais normas estabelecidas.

É permitido não apenas ter um site para divulgação do escritório, como abordar e discorrer sobre temas relevantes, de acordo com as áreas de atuação da empresa. Você também pode divulgar as especialidades do seu negócio, bem como o nome e o registro da OAB, registro da sociedade de advogados, e-mail e horários de atendimento.

Outras permissões são o uso de logotipos, imagens e cores de acordo com a sobriedade da advocacia, divulgar participações em eventos jurídicos, e anúncios em revistas jurídicas digitais.

Para não correr o risco de ser punido pela OAB, evite as seguintes práticas:

Vale a pena ter um site pronto para o meu escritório?

Se para o seu negócio é inviável desembolsar um valor acima de R$2 mil para ter um site personalizado, o site pronto pode ser uma solução rápida, prática e muito mais barata. Além disso, ele também exige muito menos trabalho do que se você tentasse fazer um site sozinho.

Principalmente para os profissionais da área jurídica, investir em um site pronto para advogado pode representar uma economia não só de dinheiro, mas também de tempo.

Por mais que você perca alguns minutos personalizando o conteúdo da página online, não se compara com o tempo necessário para fazer um site sozinho ou, ainda, encomendar um site – em casos como esse, é comum que o profissional contratado por você leve semanas ou até meses para concluir o que foi pedido.

Apesar disso, é preciso analisar com cuidado as plataformas que disponibilizam este tipo de serviço. Existem plataformas mais generalizadas, que podem não entregar um site tão adequado à sua profissão, e existem aquelas que são específicas para advogados, como a Justamente.

Com a Justamente, você pode ter um site pronto profissional, criado por desenvolvedores, web designers e programadores. Além disso, você não precisa se preocupar em selecionar os templates que estão em conformidade com o Código de Ética e Disciplina da OAB, uma vez que as opções disponíveis já têm esse perfil.

Sendo assim, optando por um site pronto, você consegue criar sua identidade digital para transmitir mais credibilidade para quem já é seu cliente e ampliar sua visibilidade para o restante do público, mesmo sem ter que pagar uma alta quantia ou perder horas tentando fazer um site você mesmo.

Como criar um site jurídico?

Ao escolher ter um site pronto para o seu escritório, você economiza tempo e dinheiro. No entanto, é preciso ter cuidado para escolher uma plataforma que te favoreça. A Justamente, por exemplo, foi criada por advogados e visa oferecer a estrutura ideal de site para esses profissionais.

Criar um site jurídico com a Justamente é muito fácil. Além disso, todo o processo leva menos de 5 minutos.

Para começar, acesse a plataforma e se cadastre com um e-mail e uma senha. Depois, você deverá responder algumas perguntas sobre o seu escritório, como o nome da empresa, o nome dos sócios e seus números de registro na OAB, as áreas de atuação e os serviços prestados, bem como os dados para contato.

Ao selecionar as áreas de atuação, cada opção terá um texto pré-pronto de explicação. Assim, você pode tanto manter o texto que a plataforma oferece, como fazer as alterações de acordo com o que você achar melhor.

A plataforma também conta com botão para o WhatsApp. Ao fornecer o número do WhatsApp do seu escritório, seu site recebe um botão na parte inferior. Assim, seu cliente só precisa clicar sobre ele para iniciar uma conversa com você.

Por fim, escolha o seu domínio e a aparência do seu site. Na parte do domínio, defina qual será o nome do site e, também, o seu sufixo, que é a parte final da sua URL.

Já na parte da aparência, você terá 6 combinações de fontes e cores para dar o tom à página online. Apesar disso, você pode fazer alterações e criar sua própria combinação, selecionando a fonte e a cor desejadas.

Feito isso, seu site já estará pronto. Se você quiser, ainda pode alterar as imagens ilustrativas (desde que respeite as normas da OAB) e a ordem das seções. Depois, basta clicar em “Publicar” e divulgar o seu site para quem você quiser.

A Justamente é uma plataforma de criação de sites específica para os profissionais do direito, entregando exatamente aquilo que a profissão demanda. Os sites oferecidos estão de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, ao mesmo tempo em que proporcionam profissionalismo, economia e oportunidade de crescimento.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

Veja também!