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SEO Off Page para site jurídico: 5 dicas para melhorar as estratégias

Equipe Justamente 22/02/22

Você já ouvir falar sobre SEO? A técnica para destacar sites em páginas de busca é um dos pilares do marketing digital. Na área, existem as ações de SEO Off Page que podem favorecer sites com ações externas à página.

O SEO Off Page consiste em estratégias feitas fora do site que também contribuem para a presença da página nas melhores posições em motores de busca. Ou seja, além do SEO On Page, é possível fazer ações que possam melhor o desempenho da página de forma externa.

Mas como investir no SEO Off Page e melhorar o posicionamento de sites jurídicos? Selecionamos algumas opções que podem ajudar no desempenho das estratégias. Confira!

O que é SEO Off Page? Por que usá-lo?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization. Na prática, a técnica consiste em otimizações para destacar sites em motores de busca, como o Google, e alcançar as primeiras posições.

As técnicas de SEO podem ser aplicadas internamente nos sites, mas também fora deles. Nesse sentido, as empresas devem colocar em prática o SEO Off Page, que representa os trabalhos externos para destacar o site.

O SEO Off Page consiste em todas as ações feitas fora do site da empresa. No marketing para advogados, trata-se de estratégias executadas externamente do site jurídico.

A principal vantagem de praticar o SEO Off Page está na possibilidade de ampliar a autoridade do site nos mecanismos de busca, como o Google. Além disso, o algoritmo da empresa também mapeia a presença de links da sua página em outros sites para classificá-lo.

Por isso, você precisa investir nas alterações internas para melhorar o desempenho do site, mas não esquecer de considerar as ações de SEO Off Page para melhorar o ranqueamento no Google.

Como praticar o SEO Off Page para sites jurídicos em 5 passos

Entre as estratégias de SEO Off Page está o link building, as publicações nas redes sociais e o envio de newsletter. Veja como você pode melhorar as estratégias externas de SEO com esses materiais.

Você já ouviu falar sobre link building? Quando acessamos uma página para buscar um assunto e, no texto, existe um link para outro site, é provável que ele tenha sido feito a partir de uma troca de links.

O link buiding é uma estratégia utilizada por sites para aumentar a autoridade na internet. Desse modo, a ação consiste na troca ou adição de links externos para fortalecer as estratégias de SEO e enriquecer o conteúdo.

Assim, o Google pode avaliar a página e colocá-la nas primeiras posições, a partir dos links presentes na página. Mas, o link buiding, assim como outras áreas do marketing digital, requer a criação de uma estratégia.

A princípio, você deve observar quais páginas do seu site ajudarão nas estratégias de link buiding. Desse modo, será menos complexo selecionar sites para os quais você possa negociar a colocação dos backlinks para a sua página.

Na fase de pesquisa dos sites que podem contribuir com a estratégia, lembre-se que eles devem ser do seu nicho de atuação. Caso contrário, a linkagem não terá resultados promissores.

Além disso, evite negociar a publicação de links em sites com baixo DA (Domain Authority), ou seja, autoridade de domínio. Procure negociar com páginas que tenham pontuação acima de 40 pontos.

Para verificar essa pontuação, você deve inserir os links do sites selecionados em ferramentas, como a Ahrefs ou o Ubersuggest.

Para localizar oportunidades de link buiding, você pode utilizar o SEMRush e localizar sites que podem ser oportunidades. Em seguida, basta entrar em contato com eles e negociar a colocação do backlink.

Importante!

Sempre avalie a qualidade da SERP e os aspectos de segurança da página que deseja incluir em outros sites. Assim, as chances de desempenho do backlink podem ser melhores.

Em segundo lugar, tenha paciência e cuidado na hora de selecionar os sites para a estratégia de link building. As parcerias podem levar algum tempo para acontecer, e você deve escolher sites seguros para fazer a ação.

2. Seja ativo nas redes sociais

Muitos indivíduos acabam resumindo as ações de SEO Off Page ao link building. Entretanto, é possível incluir outras estratégias para destacar a página nos motores de busca, como a produção de conteúdo nas redes sociais.

As mídias sociais são essenciais para qualquer empresa, incluindo os escritórios de advocacia. Com os conteúdos corretos, você consegue interagir e aumentar o número de clientes atendidos.

No marketing jurídico, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) determina que os conteúdos sejam informativos e educativos. Por isso, é proibido mercantilizar a advocacia e promover a captação de clientes.

Mesmo com as restrições, os advogados podem produzir conteúdos nos sites e utilizá-los nas estratégias de SEO Off Page. Para isso, o site do escritório precisa estar presente, na legenda do post ou descrição do perfil.

A partir das publicações, você pode direcionar tráfego para as páginas do site e aumentar a autoridade na internet. Nesse sentido, é necessário desenvolver um planejamento de postagens e segui-lo para obter resultados.

3. Otimize o Google Meu Negócio do escritório

A configuração do Google Meu Negócio é essencial para qualquer empresa. A partir do cadastro na plataforma, os interessados que estiverem próximos ao escritório podem observá-lo como uma opção para fazer consultas.

No Google Meu Negócio, você deve incluir o endereço, telefone, site e uma breve descrição sobre o escritório. Assim que os usuários pesquisarem algum termo relacionado ao escritório ou área de atuação no Google, o local terá uma sinalização na função Maps do site.

Ter um perfil completo na solução do Google traz maior credibilidade para empresas. Além disso, trata-se de um caminho para trabalhar com o SEO na parte externa do site.

O Google Meu Negócio é gratuito e, para as buscas orgânicas no mecanismo de busca da empresa, a otimização na plataforma é indispensável.

4. Publique artigos em sites especializados

A publicação de artigos em páginas de advocacia também faz parte do SEO Off Page e pode trazer visibilidade para sites jurídicos. Nesse sentido, você deve incluir links no texto publicado.

Você pode desenvolver textos relacionados à área de atuação que expliquem e orientem o público. Em certo ponto do conteúdo desenvolvido, adicione os links que deseja atribuir tráfego no site.

Espera-se que o advogado não exagere na inclusão de links, pois ele pode ser penalizado pelos motores de busca. Além disso, é importante verificar se os endereços estão funcionando corretamente.

Para advogados, o Jusbrasil, por exemplo, é uma plataforma para publicar e descobrir artigos sobre diversas áreas da advocacia. Cadastre-se e comece a desenvolver conteúdos para suas ações de SEO.

5. Crie newsletter e envie para contatos

A newsletter é uma forma de compartilhar novidades e conteúdos informativos do escritório. Dessa forma, o material também pode ser utilizado para aproximar o público dos serviços do seu escritório.

O envio da newsletter é feito por e-mail para uma base de clientes, e você pode indicar artigos publicados no próprio site ou em outras plataformas para que eles conheçam mais sobre o tema.

Logo que a base receber o conteúdo no e-mail, eles podem abrir e chegar até o site do seu escritório. Dessa forma, será possível obter um número maior de visitas e interações da página.

Por fim, a newsletter deve ser integrada às ações de SEO Off Page, mas com ressalvas. Quer saber como criar a sua no marketing jurídico? Saiba mais.

Tenha um site jurídico com a Justamente!

As técnicas de SEO Off Page são feitas para aumentar a autoridade na internet. Para isso, você precisará de um site para publicar conteúdos e divulgar os seus serviços jurídicos online.

Na Justamente, você pode criar um site responsivo para apresentar o seu escritório na internet. Em até 5 minutos, tenha uma página personalizada com os serviços jurídicos oferecidos em seu negócio.

Para criar o seu site, faça um cadastro com e-mail e senha. Em seguida, responda algumas informações sobre o seu escritório. Por último, escolha o tema e cores da sua página. Confira o processo completo.

Ainda ficou com dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

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