No marketing jurídico, o SEMrush é uma ferramenta muito útil, principalmente para a escolha de palavras-chave e suas variações no marketing de conteúdo.
A plataforma online auxilia o advogado de diversas formas no desenvolvimento do marketing digital do seu escritório. Entre as funcionalidades disponíveis, algumas que podemos citar são o acesso a inúmeras palavras-chave, auditoria detalhada do site, recomendações para aperfeiçoamento de conteúdo e monitoramento de sites de concorrentes.
Sendo uma ferramenta muito completa, sua utilização nas estratégias de marketing é praticamente indispensável. A plataforma é paga e possui diferentes planos, que se adequam ao seu orçamento e planejamento.
Ficou interessado? Saiba mais sobre como funciona o SEMrush, sobre as funcionalidades oferecidas e por que ele é indispensável para o seu marketing jurídico.
O que é o SEMrush e como ele funciona?
O SEMrush é uma plataforma online e paga, que tem como principal objetivo auxiliar o usuário nas suas estratégias de marketing digital, mais especificamente nas práticas de SEO (Search Engine Optimization).
O SEO, por sua vez, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Na prática, são técnicas que aperfeiçoam o seu site e conteúdos para que eles sejam encontrados com mais facilidade pelos motores de busca, como Google, Bing, Yahoo!, entre outros.
O programa também é útil para analisar as estratégias de marketing nas quais você tem investido no seu site e mídias sociais. Assim, você pode monitorar os seus resultados e, se indicadas, fazer as alterações necessárias.
Além disso, o SEMrush ainda te permite analisar os resultados dos seus concorrentes. Uma das estratégias no marketing digital é acompanhar sites e plataformas que seguem a mesma linha que você, pois, assim, você observa o que pode ou não dar certo na sua própria estratégia.
Portanto, ao disponibilizar este recurso, o SEMrush te deixa ainda mais perto e ciente sobre quais técnicas o seu concorrente aplica. Por meio dele, você consegue ver, por exemplo, as palavras-chave utilizadas pelos seus colegas de profissão e que também podem ser usadas por você.
Quais recursos do SEMrush são úteis no marketing jurídico?
Sendo uma ferramenta completa, o SEMrush contém diversos recursos para você utilizar no seu marketing jurídico. Abaixo, selecionamos os principais. Entenda cada um deles.
1. Busca de palavras-chave
O primeiro deles é a busca de palavras-chave. Essa busca é útil não apenas para o seu marketing de conteúdo, mas também na composição geral do seu site.
Ao falar sobre o seu escritório, como áreas de atuação, serviços prestados e informações mais gerais, você pode saber quais são as palavras-chave que mais têm volume de busca.
Por exemplo: se você é um profissional que defende os direitos do consumidor, você é um advogado consumerista, correto? No entanto, este termo “consumerista” não é tão utilizado pelo público.
De acordo com uma pesquisa no SEMrush, “advogado consumerista” possui um volume aproximado de 140 buscas, enquanto o termo “advogado consumidor” tem mais de 1.500 pesquisas. A partir disso, você observa que se utilizar o segundo termo, terá uma chance maior de acessos do que se usar o primeiro termo.

Além disso, você também pode consultar as perguntas e expressões relacionadas à palavra-chave buscada. Se você pretende fazer um artigo no seu blog sobre os direitos trabalhistas, por exemplo, pode ver as perguntas relacionadas. A partir disso, você pode incluí-las na sua matéria, trazendo mais informações para o seu leitor e aumentando, novamente, as chances de ter mais acessos.

As ferramentas que vão te ajudar nesta etapa são:
- Pesquisa Orgânica: veja quais são as palavras-chave que funcionam melhor para os seus concorrentes e observe o posicionamento deles em comparação ao seu site, tanto para desktops quanto para mobile;
- Lacunas nas palavras-chave: aqui, você pode comparar o seu domínio com até outros 5 domínios e ver quais palavras-chave vocês têm em comum, e com quais expressões que você ainda não utiliza eles já indexaram;
- Keyword Magic Tool: é por esta ferramenta que você descobrirá as diversas palavras-chave que pode usar, juntamente com suas variações e perguntas dos usuários. É possível ter, ainda, uma estimativa de tráfego, potencial de cliques, volume de pesquisa e dificuldade da palavra-chave;
- Monitoramento de posição (Position Tracking): veja qual é o desempenho do seu site em pesquisas orgânicas e saiba quais posições você ocupa.
Todos esses recursos você encontra na aba de “SEO”, na barra de ferramentas.
2. Análise de link building
A estratégia de link building consiste na construção de uma rede de links em sites de terceiros que levam para o seu próprio site, o que acaba agregando mais credibilidade à sua página online.
No SEMrush, é possível analisar o seu perfil de backlinks e fazer uma comparação com os seus concorrentes. Neste caso, observe quantos backlinks você tem e qual a autoridade deles.
Na mesma linha, você também pode identificar novas oportunidades para o link building, além de encontrar links maliciosos que podem te prejudicar – diante disso, é importante preparar uma lista de rejeição.
Na barra esquerda de ferramentas, na parte de “SEO”, clique nas seguintes opções para ter acesso aos respectivos recursos:
- Análises de backlinks: avaliação do seu perfil de backlinks e do perfil dos concorrentes, assim como a autoridade de domínios;
- Backlink audit: visão detalhada dos backlinks para evitar penalidades do Google;
- Link Building Tool (Ferramenta de Link Building): encontrar oportunidades de backlinks, além de ajuda para fazer parcerias por meio de contato com proprietários de outros sites;
- Lacunas nos backlinks: avalie os backlinks dos seus concorrentes e compare com os seus;
- Análise em Lote: avaliação de até 200 sites ou domínios de uma única vez, para analisar e comparar os backlinks.
3. Auditoria do site
Mais uma ferramenta interessante para o seu marketing jurídico é fazer o monitoramento do seu site e acompanhar os resultados. Avalie a saúde da página online e tenha indicações da plataforma para ter um melhor desempenho.
Outra facilidade são dicas para otimizar seu site e conteúdos com técnicas de SEO.
Na barra esquerda de ferramentas, na aba “SEO”, clique nas seguintes opções para ter acesso aos respectivos recursos:
- Auditoria do site: identificação e correção de possíveis problemas que estejam afetando o desempenho do seu site, como velocidade de carregamento, rastreabilidade, links quebrados, entre outros;
- On Page SEO Checker: dicas práticas de SEO para a otimização do seu site;
- SEO Content Template: dicas passo a passo para conteúdos otimizados para SEO.
4. Ideias para marketing de conteúdo
O SEMrush também te auxilia no planejamento de um calendário editorial. Com ele, você pode ter ideias de temas para os conteúdos presentes no blog do seu site, além de dicas para que ele fique otimizado.
Ainda é possível testar a legibilidade do seu texto – ou seja, se a leitura está simples e clara, fácil para o entendimento do leitor – e verificar se há plágio.
As ferramentas do SEMrush que você pode usar para fazer isso estão na parte “Marketing de Conteúdo” na barra esquerda de opções, e são:
- Topic Research: dicas de títulos atrativos baseados nos 10 primeiros conteúdos do Google. Para isso, coloque a palavra-chave central. Além de temas, você também terá acesso a perguntas frequentes dos usuários;
- SEO Content Template: tenha dicas de expressões para incluir no seu conteúdo, saiba o comprimento recomendado e a legibilidade do texto. A partir da palavra-chave inserida, o SEMrush analisará os 10 primeiros conteúdos do Google e trará as dicas necessárias;
- SEO Writing Assistant: essa ferramenta exige que você instale uma extensão para fazer a integração com o Google Docs ou o WordPress. Assim, com ela, você terá recomendações para otimizar o seu conteúdo com base nas palavras-chave escolhidas, e também poderá verificar se há plágio.
5. Planejamento editorial
Planeje e agende as publicações nas suas redes sociais, ao mesmo tempo em que acompanha as menções ao seu escritório. Neste caso, é possível encontrar oportunidades de parceria, o que também pode te ajudar na sua estratégia de link building.
Selecione as seguintes opções para ter acesso às ferramentas:
- Social Media Poster: com as artes e legendas já prontas, insira o conteúdo na plataforma e agende a sua publicação. Você pode, inclusive, saber quando os seus seguidores estão online e, a partir dessa informação, escolher o melhor horário para fazer a postagem. Na barra de ferramentas, a opção está na aba “Redes Sociais”;
- Brand Monitoring: acompanhe as menções ao seu escritório e veja quais delas são favoráveis ou não, vendo, assim, a sua reputação no online. A opção está na aba “Marketing de Conteúdo”, na barra esquerda de ferramentas;
- Calendário de Marketing: essa ferramenta te ajuda a planejar seu calendário editorial, planejando suas campanhas e conteúdos. Encontre-a na aba “Gerenciamento”, também na barra de ferramentas do lado esquerdo da tela.
6. Avaliação do conteúdo
Por fim, o SEMrush te ajuda avaliando os resultados do seu marketing de conteúdo. É possível ver os backlinks conquistados, o comportamento do usuário diante dos seus conteúdos e as reações sociais. Assim, você acompanha de perto a repercussão dos materiais divulgados.
As ferramentas para isso estão na aba de “Marketing de Conteúdo”, na barra esquerda de ferramentas, e são:
- Content Audit: com ela, você avalia quais estratégias estão dando bons resultados e sabe qual o comportamento do usuário em cada conteúdo compartilhado;
- Post Tracking: aqui, é possível analisar o desempenho das suas publicações externas e acompanhar acessos que vêm de backlinks, ou seja, usuários que acessaram seu site por links em páginas de terceiros. Isso se chama “tráfego de referência”.
Além dos recursos que citamos nesta matéria, o SEMrush também oferece outras ferramentas que podem ser úteis no seu marketing jurídico. Por isso, não deixe de conhecer mais sobre a plataforma e considerar incluí-la na sua estratégia de marketing.
Por que usar o SEMrush no marketing jurídico?
O SEMrush oferece vários recursos muito úteis para o seu marketing jurídico, e tudo em uma única plataforma. É possível fazer pesquisas para a composição do seu site e conteúdos, assim como o monitoramento, além de planejamento e organização de publicações nas redes sociais.
Portanto, trata-se de uma ferramenta completa que vai te auxiliar nas suas estratégias de marketing de forma prática, presente em diversas etapas das estratégias.
Vale saber, ainda, que o próprio SEMrush possui tutoriais, cursos e webinars que te ajudarão a entender mais sobre a plataforma, o que permite que você domine a ferramenta de forma mais rápida.
Ainda não tem um site jurídico?
Um dos principais objetivos do SEMrush é te ajudar com o site do seu escritório, com dicas de conteúdos e otimizações. Porém, alguns advogados podem considerar a criação de um site uma etapa muito difícil, já que pode exigir muito trabalho, tempo ou dinheiro.
Sabendo disso, a Justamente permite que você faça o seu site jurídico profissional em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar nada por isso. Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados.
Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo total profissionalismo à página criada.
Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!
Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.
Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]