Menu
Justamente
Entrar Criar site

SEMrush no marketing jurídico: por que utilizar?

Equipe Justamente 28/01/22

No marketing jurídico, o SEMrush é uma ferramenta muito útil, principalmente para a escolha de palavras-chave e suas variações no marketing de conteúdo.

A plataforma online auxilia o advogado de diversas formas no desenvolvimento do marketing digital do seu escritório. Entre as funcionalidades disponíveis, algumas que podemos citar são o acesso a inúmeras palavras-chave, auditoria detalhada do site, recomendações para aperfeiçoamento de conteúdo e monitoramento de sites de concorrentes.

Sendo uma ferramenta muito completa, sua utilização nas estratégias de marketing é praticamente indispensável. A plataforma é paga e possui diferentes planos, que se adequam ao seu orçamento e planejamento.

Ficou interessado? Saiba mais sobre como funciona o SEMrush, sobre as funcionalidades oferecidas e por que ele é indispensável para o seu marketing jurídico.

O que é o SEMrush e como ele funciona?

O SEMrush é uma plataforma online e paga, que tem como principal objetivo auxiliar o usuário nas suas estratégias de marketing digital, mais especificamente nas práticas de SEO (Search Engine Optimization).

O SEO, por sua vez, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Na prática, são técnicas que aperfeiçoam o seu site e conteúdos para que eles sejam encontrados com mais facilidade pelos motores de busca, como Google, Bing, Yahoo!, entre outros.

O programa também é útil para analisar as estratégias de marketing nas quais você tem investido no seu site e mídias sociais. Assim, você pode monitorar os seus resultados e, se indicadas, fazer as alterações necessárias.

Além disso, o SEMrush ainda te permite analisar os resultados dos seus concorrentes. Uma das estratégias no marketing digital é acompanhar sites e plataformas que seguem a mesma linha que você, pois, assim, você observa o que pode ou não dar certo na sua própria estratégia.

Portanto, ao disponibilizar este recurso, o SEMrush te deixa ainda mais perto e ciente sobre quais técnicas o seu concorrente aplica. Por meio dele, você consegue ver, por exemplo, as palavras-chave utilizadas pelos seus colegas de profissão e que também podem ser usadas por você.

Quais recursos do SEMrush são úteis no marketing jurídico?

Sendo uma ferramenta completa, o SEMrush contém diversos recursos para você utilizar no seu marketing jurídico. Abaixo, selecionamos os principais. Entenda cada um deles.

1. Busca de palavras-chave

O primeiro deles é a busca de palavras-chave. Essa busca é útil não apenas para o seu marketing de conteúdo, mas também na composição geral do seu site.

Ao falar sobre o seu escritório, como áreas de atuação, serviços prestados e informações mais gerais, você pode saber quais são as palavras-chave que mais têm volume de busca.

Por exemplo: se você é um profissional que defende os direitos do consumidor, você é um advogado consumerista, correto? No entanto, este termo “consumerista” não é tão utilizado pelo público.

De acordo com uma pesquisa no SEMrush, “advogado consumerista” possui um volume aproximado de 140 buscas, enquanto o termo “advogado consumidor” tem mais de 1.500 pesquisas. A partir disso, você observa que se utilizar o segundo termo, terá uma chance maior de acessos do que se usar o primeiro termo.

advogado-consumerista-semrush

Além disso, você também pode consultar as perguntas e expressões relacionadas à palavra-chave buscada. Se você pretende fazer um artigo no seu blog sobre os direitos trabalhistas, por exemplo, pode ver as perguntas relacionadas. A partir disso, você pode incluí-las na sua matéria, trazendo mais informações para o seu leitor e aumentando, novamente, as chances de ter mais acessos.

direito-trabalhista-semrush

As ferramentas que vão te ajudar nesta etapa são:

Todos esses recursos você encontra na aba de “SEO”, na barra de ferramentas.

A estratégia de link building consiste na construção de uma rede de links em sites de terceiros que levam para o seu próprio site, o que acaba agregando mais credibilidade à sua página online.

No SEMrush, é possível analisar o seu perfil de backlinks e fazer uma comparação com os seus concorrentes. Neste caso, observe quantos backlinks você tem e qual a autoridade deles.

Na mesma linha, você também pode identificar novas oportunidades para o link building, além de encontrar links maliciosos que podem te prejudicar – diante disso, é importante preparar uma lista de rejeição.

Na barra esquerda de ferramentas, na parte de “SEO”, clique nas seguintes opções para ter acesso aos respectivos recursos:

3. Auditoria do site

Mais uma ferramenta interessante para o seu marketing jurídico é fazer o monitoramento do seu site e acompanhar os resultados. Avalie a saúde da página online e tenha indicações da plataforma para ter um melhor desempenho.

Outra facilidade são dicas para otimizar seu site e conteúdos com técnicas de SEO.

Na barra esquerda de ferramentas, na aba “SEO”, clique nas seguintes opções para ter acesso aos respectivos recursos:

4. Ideias para marketing de conteúdo

O SEMrush também te auxilia no planejamento de um calendário editorial. Com ele, você pode ter ideias de temas para os conteúdos presentes no blog do seu site, além de dicas para que ele fique otimizado.

Ainda é possível testar a legibilidade do seu texto – ou seja, se a leitura está simples e clara, fácil para o entendimento do leitor – e verificar se há plágio.

As ferramentas do SEMrush que você pode usar para fazer isso estão na parte “Marketing de Conteúdo” na barra esquerda de opções, e são:

5. Planejamento editorial

Planeje e agende as publicações nas suas redes sociais, ao mesmo tempo em que acompanha as menções ao seu escritório. Neste caso, é possível encontrar oportunidades de parceria, o que também pode te ajudar na sua estratégia de link building.

Selecione as seguintes opções para ter acesso às ferramentas:

6. Avaliação do conteúdo

Por fim, o SEMrush te ajuda avaliando os resultados do seu marketing de conteúdo. É possível ver os backlinks conquistados, o comportamento do usuário diante dos seus conteúdos e as reações sociais. Assim, você acompanha de perto a repercussão dos materiais divulgados.

As ferramentas para isso estão na aba de “Marketing de Conteúdo”, na barra esquerda de ferramentas, e são:

Além dos recursos que citamos nesta matéria, o SEMrush também oferece outras ferramentas que podem ser úteis no seu marketing jurídico. Por isso, não deixe de conhecer mais sobre a plataforma e considerar incluí-la na sua estratégia de marketing.

Por que usar o SEMrush no marketing jurídico?

O SEMrush oferece vários recursos muito úteis para o seu marketing jurídico, e tudo em uma única plataforma. É possível fazer pesquisas para a composição do seu site e conteúdos, assim como o monitoramento, além de planejamento e organização de publicações nas redes sociais.

Portanto, trata-se de uma ferramenta completa que vai te auxiliar nas suas estratégias de marketing de forma prática, presente em diversas etapas das estratégias.

Vale saber, ainda, que o próprio SEMrush possui tutoriais, cursos e webinars que te ajudarão a entender mais sobre a plataforma, o que permite que você domine a ferramenta de forma mais rápida.

Ainda não tem um site jurídico?

Um dos principais objetivos do SEMrush é te ajudar com o site do seu escritório, com dicas de conteúdos e otimizações. Porém, alguns advogados podem considerar a criação de um site uma etapa muito difícil, já que pode exigir muito trabalho, tempo ou dinheiro.

Sabendo disso, a Justamente permite que você faça o seu site jurídico profissional em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar nada por isso. Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados.

Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

Veja também!