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Redes sociais para advogados: como criar um calendário de conteúdos?

Equipe Justamente 04/02/22

As redes sociais devem fazer parte das estratégias de marketing jurídico do seu escritório. Por isso, você deve planejar as publicações que serão feitas nos perfis abertos em cada site.

Um passo importante é desenvolver os posts com antecedência. Ou seja, de acordo com as datas dos meses seguintes, desenvolver as legendas, os vídeos e as artes que pretende publicar nos sites.

Mas como desenvolver postagens para as redes sociais sobre as áreas do direito? Com base nisso, vamos ensinar os passos para criar um calendário de conteúdos para enriquecer os perfis do seu escritório. Veja!

O que é um calendário de conteúdos para redes sociais?

O calendário de conteúdos é o planejamento de publicações que serão vinculadas nos perfis do escritório nas redes sociais. Por meio dele, é possível organizar a atividade nos sites e observar os resultados gerados.

Quando os conteúdos são planejados com antecedência, é possível avaliar as datas dos próximos meses e desenvolver os posts com certa flexibilidade.

Gerenciar os perfis com o calendário de conteúdos também pode ser útil para verificar os resultados dos posts e aprimorar a produção para os canais. Veja abaixo como criar o seu!

Como fazer um calendário de conteúdos para redes sociais?

Hoje, as mídias sociais são essenciais para qualquer empresa, incluindo escritórios de advocacia. Por isso, a criação de um calendário de conteúdos é fundamental para obter engajamento do público.

Além disso, um bom trabalho nos sites pode contribuir para a credibilidade do escritório. Veja como desenvolver um planejamento completo para fazer postagens!

1. Defina a quantidade de posts mensais

Um perfil nas redes sociais precisa ser atualizado com frequência. Nesse sentido, você precisa planejar quantos posts pretende fazer por mês, separando as publicações para cada semana.

Algumas empresas costumam trabalhar com três atualizações no feed durante a semana, enquanto outras preferem fazer publicações diárias. Por isso, a quantidade de atualizações pode variar.

Para escolher o número de posts para as redes do escritório, considere a disponibilidade da equipe responsável em produzir as artes e legendas. Assim, você pode desenvolver uma estratégia alcançável.

Além disso, não é necessário publicar todos os dias, até porque é fundamental entender as interações e o hábito do público a partir das taxas de engajamento.

Caso escolha publicar quatro vezes por semana, o calendário de conteúdos para as mídias sociais terá 16 posts em um único mês. Para três posts semanais, o planejamento terá 12 atualizações mensais.

2. Linguagem para o público-alvo

Desenvolver a persona no marketing digital é um passo fundamental para criar conteúdos e campanhas. Na produção de posts, você deve utilizá-la para manter a linguagem escolhida pelo escritório.

A persona consiste em um personagem fictício que representa um possível cliente da empresa. Nesse sentido, ele é criado com base em informações reais levantadas pela equipe de marketing.

Para desenvolver a persona das empresas, a equipe deve realizar pesquisas de mercado e entrevistas com clientes.

Quando os conteúdos das redes sociais são pensados para atender a persona, o tom de comunicação da empresa é mantido. Por isso, é necessário produzir legendas e imagens pensando no público-alvo.

3. Considere a área de atuação para criar posts

A produção das legendas e imagens precisam conversar com os serviços prestados pelo escritório. Se você é um advogado trabalhista, por exemplo, os conteúdos devem cobrir os direitos dos trabalhadores.

Dessa forma, os usuários das redes sociais podem acabar localizando os conteúdos feitos pelo escritório e entrar em contato com a empresa. Este hábito tem sido comum no ambiente digital.

Entretanto, há regras para desenvolver conteúdos no marketing jurídico. De acordo com o Provimento 205/2021 aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as publicações devem conter apenas textos informativos e educativos.

Portanto, é proibido promover a mercantilização de serviços jurídicos ou publicar textos que representem a captação explícita de clientes. Não esqueça da regra na hora de produzir legendas e artes.

4. Formato da rede social

Na hora de planejar as publicações que vão estar no calendário, considere os padrões das mídias sociais, como dimensões e as mídias suportadas.

No Instagram, por exemplo, os posts podem ser estáticos, com apenas uma foto, ou em carrossel, que possui uma sequência de artes. Além disso, existe a possibilidade de publicar vídeos verticais e stories.

Para a rede social, você pode publicar vídeos curtos explicando determinados assuntos da sua área de atuação. Em outros dias, crie infográficos e explore os temas buscados pelos usuários.

Dica! A identidade visual do escritório precisa ser considerada na produção das artes. Então, procure seguir a proposta do escritório, incluindo ícones, cores e outros fatores da comunicação visual.

5. Faça as publicações com frequência

O trabalho nas redes sociais precisa ser constante. Mesmo que o engajamento possa levar alguns meses para surgir, mantenha a regularidade das publicações de acordo com o planejado.

O calendário de conteúdos é uma forma de organizar os posts, mas também para manter a frequência de atividade no site escolhido.

Hoje, existem ferramentas nos sites que permitem programar as publicações. Então, assim que eles estiverem prontos, basta programar a ação e acompanhar as interações.

Não esqueça de responder comentários e dúvidas que possam surgir entre os seguidores. Este hábito também pode ajudar a desenvolver novos posts no futuro.

6. Utilize hashtags nas publicações

As hashtags (#) estão presentes nas redes sociais e servem para categorizar assuntos. O uso correto do termo pode ampliar o engajamento e audiência dos posts.

Para encontrar publicações sobre um determinado assunto, você já deve ter pesquisado uma hashtag nas redes, não é? A técnica também pode fazer parte das suas estratégias e ampliar a popularidade do escritório.

No entanto, você deve usar as hashtags sem exageros. Caso contrário, o post pode sofrer penalidades pela rede social. Por isso, selecione entre três e cinco palavras relevantes e adicione as hashtags no final da legenda.

Datas para relembrar em publicações nas redes sociais

Uma forma de criar as postagens do calendário de conteúdos para as mídias sociais é citar períodos comemorativos. Assim, você consegue diversificar as publicações nos perfis do escritório.

Para ajudar em suas estratégias de marketing jurídico, reunimos as datas que podem ser lembradas na produção de conteúdos para as mídias sociais. Confira!

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

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