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Qual a importância do SEO no marketing digital jurídico?

Equipe Justamente 23/12/21

Você já deve ter ouvido falar sobre marketing digital e SEO, certo? Quem pretende ter uma boa presença online precisa entender um pouco sobre as áreas. Nesse sentido, os advogados podem trabalhar com o marketing digital jurídico.

O SEO consiste na otimização de conteúdos e páginas para aparecer em motores de busca. Em sites de advocacia, por exemplo, as adaptações são importantes, principalmente para ampliar a visibilidade de escritórios.

Contudo, a criação de sites, artigos e campanhas com as técnicas de SEO trazem muitos outros benefícios. Quer saber mais? Descubra abaixo quais são as vantagens de utilizar o SEO no marketing digital jurídico.

O que é SEO na prática?

Antes de explicar as razões para utilizar o SEO no marketing digital jurídico, vamos explicar mais sobre o conceito por trás desta palavra tão falada na internet.

O termo SEO significa Search Engine Optimization. Em tradução livre, significa otimização para mecanismos de busca. Ou seja, trata-se de um conjunto de estratégias para ser localizado por sites de pesquisa, como o Google, Yahoo e Bing.

Quando queremos visitar um site, o principal caminho usado é pesquisá-lo no Google, certo? Por isso, a produção de conteúdo e a criação de sites devem seguir as estratégias de SEO. As chances de obter destaque na primeira página dos sites de pesquisa serão maiores.

Portanto, é necessário prezar por boas práticas de SEO para se tornar visível em motores de busca. Além disso, observar quais oportunidades entre as palavras-chave podem trazer tráfego para o seu site ajudará em sua estratégia.

Por que o SEO é indispensável no marketing digital jurídico?

A otimização de conteúdos e páginas para mecanismos de busca é essencial, pois as chances de ampliar o tráfego são maiores. Você pode atrair clientes para conhecer os seus serviços e aumentar a credibilidade do escritório.

No entanto, os resultados não surgem de forma instantânea, além de ser necessário investir em planejamentos e pesquisas. Entenda!

1. Indexação em páginas de busca

O primeiro objetivo de trabalhar com SEO é aparecer nos sites de busca. Mas não basta estar entre os resultados: é importante permanecer nas primeiras páginas. Isso porque, os usuários não costumam visitar as páginas seguintes quando estão fazendo pesquisas.

Por isso, o desenvolvimento de sites e artigos devem seguir alguns preceitos do SEO. Dentre os principais estão o uso de palavras-chave nos conteúdos e a configuração de links, títulos e imagens.

A partir disso, o site do seu escritório pode obter maior visibilidade, principalmente se ele surgir nas primeiras páginas dos motores de busca, como o Google.

2. Aproximação com o público-alvo

Você já pesquisou sobre tráfego orgânico? Ele consiste nos acessos que sites recebem de forma autônoma. Em suma, a origem dessas visitas ocorre por meio dos mecanismos de busca, onde os usuários pesquisam sobre algum assunto específico e encontram a página.

Por isso, o uso de palavras-chave é indispensável para ter visitas espontâneas. Além disso, você diminui a distância com os leitores que fazem parte do seu público-alvo.

As estratégias de SEO também consistem em facilitar a jornada do usuário até os seus serviços.

3. Maior competitividade com empresas concorrentes

A concorrência na internet é gigantesca. Entretanto, quando você desenvolve páginas responsivas e artigos bem estruturados, eles terão destaque na competição com empresas concorrentes.

Hoje, as empresas de advocacia têm maior liberdade para trabalhar com marketing jurídico. Desse modo, as técnicas de SEO contribuem para a criação de conteúdos e campanhas que podem ter bons desempenhos.

Contudo, saiba que os resultados não surgem da noite para o dia e dependem diretamente de pesquisas e planejamentos feitos por você e sua equipe. Seja paciente!

4. Melhor desempenho de publicidade online

As técnicas de SEO e as palavras-chave andam lado a lado. Para configurar anúncios, você pode selecionar os termos referentes ao serviço e aprimorar o desempenho de campanhas. O Google Ads, serviço de publicidade do Google, apresenta esta opção de filtragem.

Durante as pesquisas feitas por usuários, os conteúdos desenvolvidos por você podem surgir nas primeiras páginas. Desse modo, seu escritório fica próximo ao cliente, que pode entrar em contato para ter ajuda.

Como iniciar estratégias de SEO para o marketing jurídico?

Reunimos os passos iniciais para você trabalhar com SEO no marketing digital jurídico. Veja abaixo como começar as estratégias para ter conteúdos e campanhas com melhores desempenhos!

1. Selecione as palavras-chave corretas

Os serviços jurídicos do seu escritório devem ser o foco das estratégias de marketing. Mas, para desenvolver conteúdos com boas chances de ranqueamento, você precisa utilizar palavras-chave.

As ferramentas de SEO ajudam a localizar os termos com melhores volumes de busca. Desse modo, é possível enxergar, com clareza, as oportunidades para indexar conteúdos em sites de pesquisa.

O SemRush, Ubersuggest e o Planejador de Palavras-chave do Google Ads estão entre as opções utilizadas para planejar campanhas e conteúdos.

2. Tenha um site otimizado

A criação de um site otimizado faz parte das estratégias de marketing digital jurídico. Todavia, a implementação das técnicas de SEO on page são indispensáveis para criar uma página com melhor desempenho.

Esta área do SEO é direcionada para adaptações internas no site que contribuem para a visibilidade em motores de busca. Além da otimização de textos e imagens, você precisa ficar atento às seguintes alterações:

Title Tag: É o título que aparece na página de busca dos motores de busca. Nesse sentido, ele precisa trazer o tema principal do conteúdo abordado, principalmente com a palavra-chave principal. Veja um exemplo:

SEO-tittle-tag

Meta Description: Corresponde à descrição do conteúdo presente na página ou no texto em questão. Ele também precisa trazer a palavra-chave. Confira no exemplo a seguir:

SEO-meta-description

URL das páginas: O endereço eletrônico também é monitorado pelos motores de buscas. Então, ele precisa conter a palavra-chave, além de manter uma estrutura curta e objetiva.

Heading tags: Para uma leitura confortável, é importante fragmentar o conteúdo em subtítulos. Desse modo, ele ficará atrativo e escaneável para o usuário.

Contudo, os algoritmos dos motores de busca conseguem localizar o site, a partir das otimizações.

3. Produza conteúdo de qualidade

O desenvolvimento de conteúdos é um dos pilares do marketing digital. Na publicidade jurídica, isso não é diferente. Nesse sentido, os textos criados para sites e redes sociais de escritórios precisam ser bem escritos e escaneáveis.

Os conteúdos devem trazer imagens e blocos de textos menores para que o leitor não fique disperso. Caso contrário, ele fechará a página e buscará respostas em outros sites.

Para os motores de busca, a fragmentação do texto contribui para que o usuário receba respostas com maior rapidez. A inclusão de tópicos, por exemplo, contribui para a indexação nas primeiras páginas de pesquisa.

Importante! O Provimento 205/2021, documento que orienta as práticas de marketing jurídico, determina que os conteúdos sejam feitos com o objetivo de educar e informar o leitor. É proibido desenvolver materiais que indiquem a mercantilização e captação de clientes.

Como criar um site para estratégias de marketing jurídico?

Agora que você já sabe sobre a importância do SEO para o marketing jurídico, é hora de colocar em prática as estratégias para desenvolver os melhores conteúdos e campanhas.

A Justamente facilita a criação de sites responsivos para advogados. Você pode apresentar os seus serviços jurídicos em uma página personalizada, além de publicar artigos para os seus clientes.

Em menos de 5 minutos, você tem um site para o seu escritório. Para criar o seu, faça um cadastro e responda algumas perguntas sobre o escritório, incluindo áreas de atuação e serviços oferecidos. Em seguida, basta escolher as cores e fontes do site. Confira o passo a passo.

No plano JusPremium, você tem liberdade para publicar textos ilimitados no blog do site. Desse modo, a página pode ter destaque em motores de busca, como o Google. Contrate agora e comece sua presença online.

Ficou com dúvidas sobre a criação de site na Justamente? Envie uma mensagem para o WhatsApp da Justamente pelo (11) 95647-8227 ou escreva para [email protected]

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