O marketing jurídico é uma das atividades vitais para o advogado que tem o desejo de divulgar seu escritório e dar-lhe mais visibilidade no ambiente digital. Ao investir nesse desenvolvimento, é importante que se considere alguns fatores, entre os quais a experiência do cliente está presente.
Aqui, vale a pena pensar nessa experiência de duas maneiras: a experiência do cliente antes de se tornar um cliente efetivo, e a experiência de quem realmente já contratou os seus serviços.
Se, por um lado, o advogado deve pensar em oferecer a melhor experiência para o seu receptor a fim de transformá-lo em cliente, também é necessário manter o relacionamento com quem já tem ligação com seu escritório, buscando a fidelização.
Entenda qual é a importância da experiência do cliente no marketing jurídico e saiba o que colocar em prática para desenvolver essa área da melhor maneira.
Experiência do cliente e marketing jurídico: qual a relação?
O marketing jurídico envolve as práticas feitas por advogados que querem dar mais visibilidade aos seus respectivos escritórios. Sendo assim, grande parte dessas práticas são feitas exatamente para o público-alvo do profissional, a fim de atraí-lo para seu site e outros meios de comunicação.
Ou seja, em todo momento, o cliente em potencial é considerado. As ações realizadas são feitas para ele, com o intuito de sanar as suas dúvidas e lhe oferecer uma boa experiência.
É a partir dessa boa experiência que o cliente se sente confortável e passa a confiar no advogado. Assim, a probabilidade da contratação só aumenta.
Portanto, a relação entre a experiência do cliente e o marketing jurídico é exatamente essa: o marketing jurídico é feito justamente com a finalidade de proporcionar uma boa experiência ao cliente, para que ele efetue a contratação e continue a ter boas experiências com o escritório. Neste caso, porém, o advogado deve investir no relacionamento com o cliente.
Isto é, não basta atrair o consumidor e conquistá-lo, mas é preciso mantê-lo com boas experiências, por meio de um bom atendimento e relacionamento.
Como oferecer uma boa experiência ao cliente com o marketing jurídico?
Ao realizar o marketing jurídico, o advogado precisa pensar em como o seu leitor ou receptor aceitará a mensagem que ele está transmitindo. A forma que o potencial cliente acolherá os materiais divulgados pelo escritório é que vão definir como o advogado deve prosseguir com o seu marketing digital.
Sendo assim, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira.
1. Ofereça assuntos relevantes para o seu público
Uma das principais coisas que o advogado deve considerar no seu marketing jurídico é falar sobre assuntos que sejam do interesse do seu público-alvo. Isso porque se não houver a atração com algo relevante, o potencial cliente simplesmente não acessa o seu conteúdo, tampouco o consome.
É fundamental que os materiais divulgados sejam relacionados à área de atuação e aos serviços prestados pelo escritório, assim como a assuntos importantes para quem pode procurar por um profissional jurídico.
Os temas abordados precisam atrair os leitores, e, para isso, devem ter importância para eles. Assuntos que fazem parte exclusivamente da rotina jurídica não são relevantes para um público leigo, já que são coisas que não fazem parte da sua própria rotina. Já assuntos que envolvem situações do cotidiano do público são mais assertivos.
Um advogado trabalhista que atende empregados, por exemplo, pode falar sobre tópicos que podem fazer parte da rotina do seu público, como seguro-desemprego, cálculos rescisórios, de férias, abonos, horas extras ou outros benefícios, acidentes de trabalho, direitos nos diferentes tipos de demissão, entre outras coisas.
É com esses assuntos que o profissional pode atrair o seu público, e não com os que fazem parte da sua própria rotina, como maneiras de fazer certos procedimentos, ferramentas para advocacia, entre outros.
Portanto, algumas estratégias que o advogado pode ter nesse sentido é a produção de conteúdo em blogs, redes sociais e landing pages. Além disso, as técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) também devem ser aplicadas, a fim de otimizar os conteúdos e fazer com que eles sejam identificados e ranqueados pelo Google.
2. Use uma linguagem acessível
Outra dica para proporcionar uma boa experiência ao cliente por meio do marketing jurídico é usar uma linguagem acessível. A rotina jurídica é repleta de termos e jargões específicos e próprios, que podem não ser entendidos adequadamente por quem não faz parte desse universo.
No caso da produção de conteúdo e até mesmo no atendimento ao seu cliente ou possível cliente, utilizar uma linguagem mais simples e de fácil compreensão é essencial para que você seja entendido. Se você não conseguir transmitir sua mensagem da forma correta a quem você quer aproximar do seu escritório, você não atingirá seu objetivo.
O leitor, por sua vez, ao se deparar com um material cheio de expressões difíceis, pode facilmente desistir da leitura e procurar outras soluções. Por isso, é importante que ele consiga se identificar com o seu conteúdo compartilhado por meio de uma linguagem acessível.
Isso não significa que você não possa usar termos mais técnicos. A preferência, logicamente, é de expressões mais conhecidas e que tornam a compreensão mais fácil. No entanto, há expressões que não têm como ser substituídas. Em situações assim, utilize os termos, mas não deixe de explicá-los, para que o entendimento seja completo.
3. Dê atenção ao aspecto visual
O aspecto visual dos materiais utilizados no marketing jurídico também são um fator de influência na experiência do cliente. Páginas online com muitos elementos podem ser consideradas muito poluídas, gerando uma experiência contrária à agradável.
Se você tem muitas informações a passar, disponibilize-as de maneira organizada, com um bom espaçamento e sem preencher sua tela completamente. No seu site profissional, por exemplo, faça uma boa distribuição dos elementos textuais e visuais, para que o design da página seja confortável aos olhos.
O mesmo ponto vale para publicações em redes sociais e em qualquer outro material veiculado por meio do marketing. Não sobrecarregue suas imagens, adicionando elementos em excesso. Ao contrário, dê preferência à organização e a um visual mais limpo.
4. Esteja nas plataformas utilizadas pelo potencial cliente
Outra dica valiosa é a presença em plataformas onde o seu público também está presente. Afinal, para que o seu conteúdo chegue até o seu potencial cliente, eles precisam estar no mesmo lugar.
No caso das redes sociais, por exemplo, vale a pena estudar se as pessoas que podem se interessar pelos seus serviços utilizam a mesma rede em que você planeja compartilhar seus conteúdos.
Um advogado que atende profissionais de uma determinada classe, pode ter um maior destaque no LinkedIn, visto que essa rede é uma rede profissional. Já advogados que atendem um público mais amplo podem investir no Facebook, Instagram e YouTube.
Sua presença nas plataformas corretas não vai garantir a boa experiência do cliente com seus conteúdos. Porém, de acordo com o ambiente escolhido, seu escritório pode ter mais ou menos destaque.
Como manter um relacionamento com o cliente após a contratação?
Depois de proporcionar uma boa experiência ao seu potencial cliente com o marketing jurídico e conquistá-lo efetivamente, é preciso continuar com essa atenção, a fim de dar-lhe o melhor atendimento e fazer com que a sua experiência continue a ser boa.
Sendo assim, procure manter um bom relacionamento pós-contratação com ele, fazendo com que ele também se lembre de você. Veja 3 coisas que podem te ajudar a fazer isso.
1. Envie e-mails marketing
Uma das maneiras de fazer isso é investindo no envio de e-mails marketing. É possível enviar certos comunicados periodicamente, com assuntos e objetivos diferentes. Vale lembrar que esse tipo de e-mail só pode ser enviado a quem permitiu o recebimento – o Provimento 205/2021 veda esse tipo de envio a pessoas que não deram essa autorização.
É possível optar por diferentes tipos de e-mail marketing. Você pode enviar comunicações comemorativas, relativas ao aniversário do cliente ou a outras datas especiais; ou newsletter, com conteúdos exclusivos e que sejam do interesse do seu destinatário.
Outras opções são comunicados com avisos importantes, como sobre possíveis ausências ou alterações nos atendimentos, e atualizações no blog do seu site, com novos conteúdos que podem ser úteis ao cliente.
2. Produza conteúdos para as redes sociais
Depois de já ter conquistado o cliente, você ainda pode entregar-lhe conteúdos que possam ser relevantes, com dicas e informações sobre demais temas interessantes para ele.
Por meio das redes sociais, você pode fazer isso. As publicações podem, em poucas palavras, levar dados que interessam o seu público, ao mesmo tempo em que permitem que seus clientes possam te acompanhar.
Você pode apostar em textos, imagens ou vídeos, pensando sempre no que seria o melhor para atrair a atenção do seu cliente, mesmo que ele já esteja com você. É fundamental que ele realmente consuma o seu conteúdo, para que haja o engajamento.
A partir disso, você não apenas nutre o seu relacionamento com quem já te contratou, mas também faz com que seus posts cheguem a mais pessoas.
3. Peça feedbacks
Finalmente, a solicitação de feedbacks também pode ser útil para que os seus serviços sejam cada vez melhores. Assim, a experiência do seu cliente é otimizada e você chega mais perto de fidelizá-lo.
Uma maneira de fazer isso é disponibilizando formulários de avaliação. Você pode enviá-los por e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas ou por outro meio de comunicação que você utilize com seus clientes. Faça um formulário não tão grande e dê a opção de identificação ou resposta anônima.
Você também pode conversar pessoalmente com seus clientes e ver o que cada um tem a acrescentar. Aceite bem os elogios, críticas e sugestões, sem resistência. Neste caso, saiba quando é o melhor momento para ter essa conversa, a depender de cada pessoa.
Faça um site jurídico profissional com a Justamente!
Um site jurídico é uma das partes essenciais do marketing jurídico. Se o objetivo é dar mais visibilidade ao escritório, o advogado deve pensar em estabelecer sua presença online com um site, considerando, principalmente, a necessidade de estar presente na internet na atualidade.
Além de criar uma presença online, o site também permite que o profissional seja encontrado por pessoas de qualquer lugar do país, aumentando suas chances de conquistar novos clientes. Ou seja, o alcance do escritório torna-se muito maior.
E, pensando na experiência do cliente no marketing jurídico, o site também pode ser uma boa solução para disponibilizar conteúdos relevantes para o público, assim como as informações mais importantes sobre o escritório. Dados como horários, formas e locais de atendimento, áreas de atuação, serviços prestados e meios de contato devem ser publicados na página, facilitando o acesso do potencial cliente ao advogado.
Sabendo que a criação de um site pode ser muito cara ou trabalhosa, a Justamente permite que você crie o seu site profissional em menos de 5 minutos e de forma fácil, prática e gratuita. Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados.
Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!
Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.
Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para ola@justamente.com.br.