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Quais as regras para capturar leads no marketing jurídico?

Equipe Justamente 12/01/22

O marketing digital consiste em estratégias para atrair clientes no ambiente online. Mas, antes de se tornarem propriamente clientes, eles podem ser leads e contribuir para o crescimento da empresa.

Na prática, os leads são os potenciais clientes do seu negócio. Para que eles se tornem consumidores dos seus serviços, é necessário desenvolver uma relação, onde você ofereça conteúdos de valor.

No marketing jurídico, a geração de leads também pode ser feita. Mas existem regras que os advogados devem seguir para fazer contato com o público-alvo. Quer saber mais sobre como fazer a captação? Veja abaixo!

O que são leads?

Se você já estudou um pouco sobre marketing digital, já deve ter ouvido falar dos leads, certo? O termo corresponde aos possíveis consumidores dos seus serviços. Ou seja, se você trabalha com direito trabalhista, por exemplo, seus potenciais leads estarão entre colaboradores e empresas.

Assim que um lead é gerado em campanhas e Landing Pages, é importante que ele seja nutrido com materiais ricos, que podem ser encaminhados por e-mail ou downloads instantâneos na própria página.

O relacionamento com leads pode trazer diferentes oportunidades para o negócio, incluindo credibilidade e aumento das vendas. No marketing jurídico, os contatos podem ajudar a ampliar o número de consultas.

Entretanto, o Provimento 205/2021, documento que orienta as regras do marketing jurídico, indica uma série de regras para que os advogados façam a captação de clientes.

Em Landing Pages comuns, por exemplo, podemos observar a venda de um determinado produto. Em contrapartida, as páginas de escritórios devem, obrigatoriamente, trazer conteúdos informativos e educativos. Saiba mais abaixo!

Como trabalhar a geração de leads?

A geração de leads é uma etapa fundamental durante as estratégias de marketing digital. Dessa forma, você consegue se relacionar com interessados no seu trabalho, por meio de materiais ricos e personalizados.

Você já acessou um site e, para saber um assunto específico, a página indicou o download de um e-book? Geralmente, a liberação do material é feita mediante o preenchimento de informações de contato, como telefone e e-mail.

Essas informações ficam guardadas em um banco de dados. Lá, a parte responsável qualifica o lead de acordo com a etapa do funil de vendas e inicia um relacionamento.

Além disso, você pode compartilhar outros conteúdos com os leads, como e-mails marketing e materiais educativos. Assim, mesmo que você não faça a conversão do lead em um cliente, ele conhecerá os seus serviços a partir dos materiais divulgados.

Como capturar leads no marketing digital jurídico?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os leads e como captá-los, é importante entender como essas regras funcionam dentro do marketing jurídico. Isso porque elas são diferentes do que é feito nas demais empresas.

Em primeiro lugar, os conteúdos disponíveis nas redes sociais e em Landing Pages não devem representar a mercantilização explícita dos serviços jurídicos. O uso de jargões que representem a captação de clientes é proibido.

Além de não poder usar termos persuasivos, é proibido utilizar informações relacionadas a honorários e custos de consultoria.

Durante a criação do conteúdo para as páginas, desenvolva textos que informem e eduquem o leitor. Aproveite para tirar dúvidas relacionadas a determinadas áreas da advocacia das quais você possui conhecimento.

Em páginas de captura, você pode explicar um determinado assunto e configurar um formulário para fazer contatos futuros com os leads ou encaminhar materiais ricos. Veja algumas dicas para capturar leads para o seu escritório.

1. Desenvolva materiais ricos

Para capturar leads, tenha em mente que você terá resultados melhores se oferecer algo em troca em Landing Pages. Então, ao invés de apresentar o assunto e deixar um canal de contato para possíveis clientes, que tal disponibilizar um material exclusivo?

Você pode criar diferentes tipos de conteúdos, incluindo e-books e manuais práticos. Desse modo, a liberação do download para o visitante ficaria disponível assim que ele deixasse as informações de contato.

Nos materiais desenvolvidos, você pode abordar diferentes assuntos. Trazer exemplos práticos pode ser uma saída para que o leitor entenda mais sobre os temas abordados.

2. Crie textos objetivos para a página

Em páginas para capturar leads, você deve investir em conteúdos curtos e objetivos. Isso porque a página deve trazer apenas uma introdução sobre o material oferecido após o preenchimento e envio do formulário.

Portanto, invista em descrições curtas e aproveite também para incluir tópicos que proporcionem uma leitura agradável para o visitante.

3. Escolha uma boa CTA

O uso de “Calls to Action” é indispensável na hora de capturar leads por páginas e conteúdos nas redes sociais. Em língua portuguesa, o termo significa “chamados para ação”. Ou seja, trechos que orientam o usuário a tomar uma decisão.

Entretanto, no marketing jurídico, eles não podem representar a mercantilização ou captação de clientes.

Por isso, não coloque botões ou CTAs com os termos “Consulte grátis”, “Contrate Agora”, entre outros semelhantes. Escolha opções como “Fale Conosco” e “Saiba Mais” para que os interessados respondam o formulário.

4. Trabalhe com imagens e ilustrações

Na hora de desenvolver a página para atrair leads, escolha ilustrações e imagens que representem a identidade visual do seu escritório, mas que também converse com o assunto abordado.

Contudo, o Provimento 205/2021 proíbe o uso de logomarcas e símbolos oficiais na Ordem dos Advogados do Brasil. Fique atento na hora de desenvolver a página para conseguir leads e busque por imagens de bancos gratuitos.

5. Atenção às leis para capturar contatos

Quando os visitantes preenchem o formulário e deixam informações de contato, você deve informar o que será feito com as informações concedidas. Dessa forma, a captura de dados deve seguir uma série de regras essenciais.

As informações devem ser armazenadas com segurança e seguir as diretrizes presentes na LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados. Mantenha uma postura transparente com o seu público-alvo com relação às informações recolhidas.

Crie uma página para capturar leads com a Justamente!

O principal caminho para conseguir leads está na criação de Landing Pages, onde você possa oferecer conteúdos exclusivos e, junto, conseguir o contato de clientes para iniciar uma relação.

No plano JusPremium da Justamente, você pode criar páginas dentro do seu site com conteúdos que informem e eduquem o leitor, além de adicionar um formulário para que eles entrem em contato.

Além disso, você tem acesso ao desempenho da página entre os leads por meio de ferramentas fornecidas pela Google. Conheça o JusPremium e tenha um site personalizado para oferecer os seus serviços jurídicos.

Ainda não tem um site para o seu escritório? Na Justamente, você pode criar uma página em até 5 minutos e ampliar a presença do seus serviços na internet. Comece agora!

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96190-0210, ou escreva para [email protected]

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