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O que são chatbots? Por que investir na solução em sites jurídicos?

Equipe Justamente 18/05/22

Chatbots são softwares automatizados que imitam a conversação humana, e que podem ser utilizados em sites jurídicos para agilizar o contato entre o cliente e o escritório de advocacia.

Por meio dessa inteligência artificial, o atendimento pode ser imediato, mesmo que não completo – ele se inicia e não deixa o possível cliente sem resposta.

Diversas empresas já utilizam essa tecnologia para atender seus clientes, e os profissionais jurídicos não precisam ficar de fora. Entenda melhor como funcionam os chatbots e saiba quais as suas vantagens nos sites jurídicos.

Chatbots: o que são?

Os chatbots são programas de computador que conseguem ter uma conversa com pessoas e atendê-las rapidamente. A maioria das empresas que o utilizam os aplicam no atendimento ao cliente, respondendo dúvidas frequentes ou resolvendo outras questões que são mais comuns.

Dessa forma, o tempo gasto com atividades repetitivas (como responder a várias perguntas iguais) é reduzido e pode ser investido em outra atividade mais ou menos importante.

Além disso, o atendimento é imediato. O cliente não precisa esperar para ser atendido, uma vez que os chatbots têm respostas automatizadas e possíveis soluções para cada questão.

Portanto, as vantagens são tanto para você, advogado, que tem parte de sua rotina otimizada com um atendimento automatizado, quanto para os usuários que entram no seu site e tentam contato com o seu escritório.

Advogados podem utilizar chatbots em seus sites jurídicos?

Embora o atendimento do advogado para com seu cliente ou cliente em potencial deva prezar pela pessoalidade, a utilização de chatbots pelo profissional jurídico é, sim, permitida.

De acordo com o Provimento 205/2021, que dispõe exclusivamente sobre a publicidade na advocacia, os advogados podem usar chatbots “a fim de facilitar a comunicação ou melhorar a prestação de serviços jurídicos, não podendo afastar a pessoalidade da prestação do serviço jurídico, nem suprimir a imagem, o poder decisório e as responsabilidades do profissional”.

O documento também afirma que o advogado pode usar a tecnologia para responder as primeiras dúvidas de um potencial cliente, para encaminhar as primeiras informações sobre a atuação do escritório, ou para coletar dados, informações ou documentos.

Portanto, os chatbots em sites jurídicos são permitidos, desde que o advogado faça a utilização de maneira correta.

Como aplicar um chatbot no site do escritório?

Assim como o Provimento 205/2021 sugere, o advogado pode usar um chatbot em seu site para esclarecer as primeiras dúvidas de um potencial cliente – dúvidas que, normalmente, são frequentes entre o público.

Outro exemplo é para fornecer as informações mais importantes sobre a atuação do escritório. Ao receber uma dúvida sobre os serviços prestados, por exemplo, o chatbot pode responder de modo imediato e suprir essa necessidade momentânea do usuário.

Também é possível usar a inteligência artificial para coletar os dados, documentos ou outras informações dos clientes.

Para ter um chatbot no seu site jurídico, você pode desenvolver um usando uma ferramenta específica para isso. Atualmente, existem diversas plataformas, pagas e gratuitas, que você pode usar para criar uma inteligência artificial para sua página online.

Alguns exemplos de ferramentas são a Drift, a Blip, a Globalbot e a Huggy.

Além de escolher a plataforma, ainda é preciso pensar em algumas coisas, como a forma que você deseja que o chatbot fale com o seu potencial cliente, qual a linguagem que será usada (formal ou informal, por exemplo), e quais serão as respostas para as possíveis perguntas.

De acordo com cada dúvida, pense na melhor maneira de respondê-la. Pense, também, em quais dúvidas virão após a resposta do bot, e quais respostas serão dadas. Vale a pena fazer um fluxo de mapa mental para organizar as ideias.

Por que investir em chatbots em sites jurídicos?

Os chatbots podem ser grandes aliados de profissionais e empresas que têm muitas tarefas, e que gostariam de otimizar sua rotina. Isso porque essa tecnologia é capaz de agilizar o processo de atendimento – no caso de advogados, ela pode dar início ao atendimento, respondendo de imediato as dúvidas dos visitantes do site.

Em vez de atender pessoa por pessoa para responder perguntas que são frequentes e explicar os serviços prestados pelo seu escritório, você pode contar com a ajuda de um chatbot que fará isso para você.

Neste caso, vale lembrar que a inteligência artificial não pode, de nenhuma maneira, substituir o atendimento pessoal do advogado para com seu cliente. Apenas as primeiras dúvidas podem ser esclarecidas pelo bot, para que a pessoalidade esteja presente no restante do atendimento.

Se 5 em cada 10 visitantes do seu site possuem uma mesma dúvida frequente, o chatbot os responde e os encaminha para um atendimento mais pessoal, de acordo com cada situação. Isso permite que você tenha mais tempo para aplicar em outras atividades, além de filtrar os usuários que realmente têm interesse em uma contratação ou consultoria.

Ainda não tem um site jurídico?

Um site jurídico é uma das principais peças do marketing digital para advogados. Com ele, você estabelece a sua presença online e demonstra mais profissionalismo e credibilidade aos seus clientes e potenciais clientes.

Além disso, você também pode ser encontrado no Google e demais buscadores a partir de buscas específicas, principalmente se você tiver um blog em seu site, abordando temas relevantes e que são de interesse do seu público-alvo.

No entanto, apesar dos benefícios, desenvolver um site não é uma tarefa tão simples, podendo exigir muito tempo, trabalho ou dinheiro. Sabendo disso, a Justamente permite que você crie o seu site jurídico profissional em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar nada por isso.

Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

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