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Marketing para advogados: 10 ferramentas indispensáveis na sua estratégia

Equipe Justamente 19/01/22

O marketing para advogados é essencial para conseguir um número maior de clientes. Na internet, as estratégias de marketing digital podem ser feitas com a ajuda de ferramentas para a produção e gerenciamento de conteúdo.

Embora a concorrência seja maior no ambiente digital, os escritórios que utilizam as ferramentas certas podem atrair o público-alvo online. E, a partir disso, oferecer serviços jurídicos pelos canais disponíveis, dentro das regras da OAB.

Mas quais são as opções disponíveis para utilizar nas estratégias de marketing? Como elas podem ajudar no dia a dia? Reunimos as 10 ferramentas indispensáveis para você incluir no planejamento de marketing do seu escritório. Confira!

10 ferramentas para utilizar no marketing para advogados

O marketing para advogados segue uma série de regras. Isso porque a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desenvolveu, com base também no Código de Ética e Disciplina (CED), o Provimento 205/2021, documento que orienta os profissionais sobre a publicidade de serviços jurídicos.

Diferentemente do que ocorre em outras empresas, as ações de marketing na advocacia não devem representar a captação explícita de clientela.

Além disso, o documento indica que, ao desenvolver materiais ilustrativos, como publicações nas redes sociais e em blogs, os advogados devem respeitar a sobriedade e a discrição presentes na advocacia.

Por isso, antes de utilizar as ferramentas de marketing para o seu escritório, fique atento às regras presentes no Provimento e veja como iniciar as suas estratégias. Logo após, habilite as ferramentas que reunimos abaixo!

1. Canva

O Canva é uma plataforma online para a criação de artes e logotipos. Nesse sentido, você pode elaborar as imagens que serão publicadas nas redes sociais e dentro dos artigos escritos em blogs.

No site, você tem acesso às dimensões para desenvolver diferentes tipos de ilustrações, incluindo infográficos para exemplificar assuntos jurídicos. Além disso, você não precisa contratar planos para utilizar o Canva.

O escritório ainda não tem um logotipo? Na plataforma, há recursos para desenvolver a identidade do seu escritório e utilizá-la em outras artes para as redes sociais.

Caso você esteja começando, o Canva será um excelente aliado para desenvolver publicações e fortalecer suas estratégias de marketing. Descubra o que você pode fazer com a ferramenta e como fortalecer a sua identidade visual.

2. Figma

Assim como o Canva, o Figma é um editor online que ajuda na criação de artes. Com ele, você também pode desenvolver ilustrações de acordo com as dimensões padronizadas nas redes sociais e outros sites.

Uma segunda vantagem do Figma está no modo de trabalho. Enquanto você faz as criações no site da plataforma, outros colaboradores do escritório também podem acompanhar, fazer alterações e sugerir mudanças.

No Figma, você pode criar diferentes tipos de ilustrações, como logotipos, ilustrações para artigos e thumbnails. Ou seja, você tem todos os recursos para desenvolver as estratégias de marketing do seu escritório.

Quer saber quais criações podem ser feitas com a plataforma? Veja 5 formas de usar o Figma no marketing jurídico!

3. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta indispensável para destacar o seu escritório na sua região. Quando você configura seu endereço na plataforma, as pessoas podem encontrá-lo com facilidade em pesquisas no Google.

Hoje, quando precisamos encontrar um serviço, restaurante ou bar nas proximidades, é comum pesquisarmos no buscador do Google. Dessa forma, as opções disponíveis nas proximidades aparecerão nos resultados, inclusive no Google Maps.

Este hábito também pode favorecer o seu escritório de advocacia, porque os interessados podem visitar o site do negócio e conhecer os serviços jurídicos oferecidos por você.

Portanto, a configuração do Google Meu Negócio é fundamental para o planejamento de marketing do seu escritório. Saiba mais sobre a ferramenta da Google.

4. SemRush

A produção de conteúdo é um dos caminhos do marketing digital, mas ela deve seguir algumas técnicas para ter um bom desempenho. A pesquisa de palavras-chave é um dos passos iniciais.

Por isso, o uso do SemRush é altamente recomendável. A plataforma traz várias informações relacionadas às palavras-chave que você procura. Além disso, você pode conferir outras informações relacionadas às otimizações de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca).

Com relação às palavras-chave, o SemRush reúne informações sobre custo médio por cliques, tráfego orgânico de páginas e a dificuldade para ranquear determinados termos.

O programa possui um custo mensal para utilizá-lo. Os planos custam a partir de R$119,95 por mês, mas você terá uma plataforma completa para planejar a produção de conteúdo do seu site.

5. Google Ads

Você já deve ter ouvido falar sobre o Google Ads, certo? Ele é o gerenciador de anúncios do Google. Desse modo, é possível patrocinar conteúdos para que eles apareçam nas páginas iniciais do buscador.

Em suma, você faz um cadastro na plataforma de anúncios e realiza a compra de palavras-chave. Quando os usuários pesquisarem o termo comprado por você, eles poderão encontrar o seu site ou página de destino com mais facilidade.

Digamos que você lide com processos trabalhistas na cidade de Belo Horizonte, por exemplo. Se um interessado pesquisar “advogado trabalhista em BH”, ele pode localizar os seus serviços jurídicos.

Portanto, você deve configurar o Google Ads em suas estratégias de marketing para aparecer nas primeiras páginas de busca do Google. Conheça mais sobre a plataforma de anúncios.

6. Google Analytics

Quer descobrir o desempenho e o engajamento da sua página? O Google Analytics é uma alternativa para acompanhar os acessos ao seu site, além do tempo de permanência dos usuários e interação com os conteúdos.

Para que você consiga entender os resultados obtidos com as estratégias de marketing, a configuração do Google Analytics é essencial. Você pode utilizar a plataforma gratuitamente, basta cadastrar o seu site na plataforma.

Além disso, é possível observar a origem de tráfego do seu site e, a partir disso, mudar a estratégia de marketing de acordo com as informações disponíveis pela plataforma.

Por fim, você também pode sincronizar o Analytics com outros serviços da Google, como o Ads que falamos há pouco, o Search Console e o Tag Manager, que veremos a seguir.

7. Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta para monitorar a presença de páginas no motor de busca. Além disso, o serviço ajuda profissionais da área do marketing a traçar as melhores estratégias para melhorar resultados de sites.

Esta solução do Google ainda libera relatórios detalhados sobre o desempenho da página como um todo, incluindo dados sobre tráfego, indexação e a frequência que usuários acessam as páginas do seu site.

Você não precisa pagar valores para implementar o Google Search Console. Desse modo, basta abrir o cadastro, preencher as informações do site e fazer o acompanhamento.

Se preferir, programe alertas sobre possíveis problemas e, caso surjam, faça correções para melhorar os resultados.

8. Google Tag Manager

O Google Tag Manager é uma configuração que facilita a inclusão de um único código no site. Assim, fica fácil integrar outros serviços à página, permitindo uma dependência menor dos profissionais de TI.

Na prática, o Tag Manager contribui para as automações de marketing, já que ele monitora o desempenho da página. Além disso, a ferramenta faz a integração com o Google Ads e o Analytics para acompanhar os dados.

Por fim, o gerenciador de tags do Google permite entender o comportamento dos usuários com as páginas do site e entender os próximos passos para melhorar o desempenho da página.

9. Plataforma de comunicação

Percebeu como existem diferentes ferramentas que podem ser usadas no marketing jurídico? Para organizar todas elas, você pode escolher uma plataforma de comunicação que ajude a sua equipe no dia a dia.

Hoje, existem diferentes opções que auxiliam na organização de tarefas. Nesse sentido, você consegue acompanhar as tarefas que estão sendo feitas e organizar o horário para extrair relatórios.

Entre as plataformas de comunicação e organização de tarefas estão:

De acordo com as demandas do seu planejamento de marketing, verifique qual opção terá maior utilidade e ajudará na gestão de tarefas.

10. Justamente

Quer criar um site jurídico para apresentar os seus serviços? Na Justamente, você encontra os recursos necessários para ampliar a presença online do seu escritório e iniciar as suas estratégias de marketing.

Com a plataforma, você pode criar um site responsivo e apresentar os serviços oferecidos por você e sua equipe. Além disso, você consegue desenvolver uma página sem precisar de desenvolvedores.

No plano JusPremium da Justamente, você ainda pode personalizar o site com landing pages e publicar artigos ilimitados para aumentar a presença online, considerando o marketing de conteúdo.

Quer conhecer mais sobre as vantagens de criar um site com a Justamente? Descubra agora!

Por que investir no marketing para advogados?

Existem alguns motivos para investir nas estratégias de marketing para advogados, como a possibilidade de aumentar a popularidade dos seus serviços. Assim, mais pessoas poderão conhecer o seu trabalho. Confira!

1. Aumento de resultados

Quando as estratégias de marketing são eficientes, os resultados tendem a ser maiores. Por isso, o investimento em ferramentas e estratégias corretas pode elevar o número de atendimentos do seu escritório.

Com o marketing digital jurídico, as chances são ainda maiores, pois a internet permite atingir um público maior. Entretanto, vale lembrar das regras referentes à publicidade jurídica.

2. Reconhecimento do escritório

A produção de conteúdo para o site e redes sociais pode popularizar o seu escritório com o tempo. Isso porque as pessoas podem localizar o seu escritório como fonte de informação.

Além disso, trazer a identidade visual do escritório nas publicações também ajudará na hora de ampliar o reconhecimento do escritório.

3. Definir as estratégias da forma correta

As ferramentas de marketing para advogados podem ajudar a desenvolver estratégias eficientes para o seu negócio. Dessa forma, você conseguirá traçar um percurso focado no crescimento do escritório.

Dica! Para que você possa acompanhar o desempenho das estratégias, salve os relatórios com certa periodicidade e adapte o planejamento de acordo com as informações obtidas.

Conte com a Justamente nas estratégias de marketing para advogados!

Quer começar as estratégias de marketing para seu escritório? A Justamente oferece os recursos necessários para você criar um site responsivo e apresentar os seus serviços na internet.

Em até 5 minutos, você pode criar uma página e divulgar os seus serviços online. É grátis e rápido.

Cadastre-se agora e tenha um site jurídico para o seu escritório de advocacia.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

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