Aprender marketing digital para advogados é fundamental para o profissional jurídico que deseja divulgar e dar mais evidência ao seu escritório, e que não tem condições de contratar uma agência especializada para isso.
O marketing digital é um excelente recurso para que um negócio ganhe mais visibilidade e alcance mais clientes. No caso de escritórios de advocacia, mesmo que a mercantilização seja proibida pela Ordem dos Advogados do Brasil, ainda é possível desenvolver o marketing da forma permitida e ter bons resultados.
Nesta matéria, entenda mais sobre como o marketing digital para advogados funciona e veja algumas maneiras de aprender essa técnica que pode ser muito útil para você.
O que é marketing digital?
Em poucas palavras, o marketing digital é a maneira de se divulgar determinado produto ou serviço utilizando as mídias digitais. Em um tempo em que a maioria da população está conectada à internet, pessoas, empresas e instituições dos mais diversos ramos investem nas diferentes plataformas online para alcançar o maior público possível.
As plataformas digitais mais utilizadas são as próprias redes sociais, sites e blogs, buscadores, e-mails e aplicativos de mensagens instantâneas. Em cada uma delas, há uma forma que pode ser explorada para dar destaque ao produto, serviço ou ideia determinada.
Trazendo para a advocacia, o marketing digital jurídico trabalha com a divulgação de escritórios por meio do compartilhamento de conteúdos relacionados às áreas do Direito e serviços prestados. No entanto, é preciso se atentar às normas da OAB para que essa divulgação não seja feita de modo impróprio.
Como aprender marketing digital para advogados?
Antes de desenvolver o marketing jurídico e buscar dar mais visibilidade para o seu escritório, é importante aprender o que, de fato, você pode fazer e quais práticas você pode aplicar.
Para isso, existem algumas maneiras de saber sobre o marketing para advogados e de entender quais estratégias usar para ser encontrado por mais pessoas e ampliar a sua carteira de clientes. Confira a seguir.
1. Cursos online sobre marketing jurídico
Na internet, existem diversas plataformas de cursos que podem conter materiais sobre marketing jurídico. Além disso, há advogados que se especializam nesta área e vendem ou disponibilizam aulas sobre a divulgação adequada de serviços advocatícios.
Além disso, também é possível encontrar cursos simples ou mais profundos sobre o marketing digital e adequar os ensinamentos às formas utilizadas e permitidas na advocacia.
2. Vídeos no YouTube
Assim como há plataformas de cursos pagos ou gratuitos, muitas pessoas, desde as mais experientes até as que oferecem um conhecimento mais básico, publicam vídeos no YouTube ou em outras plataformas de vídeo sobre marketing digital, assim como sobre marketing jurídico.
Aqui é preciso fazer uma boa busca e ter cuidado com tudo o que é compartilhado. Como qualquer pessoa pode publicar conteúdos no YouTube, é interessante confirmar as informações adquiridas para não cometer erros.
Da mesma forma que acontece com os cursos, os advogados também podem procurar vídeos de especialistas em marketing digital e, depois, buscar especificamente sobre o marketing jurídico. Assim, basta adaptar as estratégias àquelas que são liberadas pela OAB.
3. Conteúdos na internet
Consumir conteúdos disponíveis na internet também é outra forma de aprender marketing digital para advogados. Existem diversos profissionais que oferecem materiais gratuitos, como blog posts e publicações nas redes sociais, específicos para quem atua com a advocacia, assim como há sites que exploram o marketing digital em si.
O lado bom de aprender dessa forma é que, além de ser gratuita, você pode consultar os conteúdos a qualquer horário e sempre que quiser. Além disso, vários sites oferecem não só os materiais mais simples, como também outros mais profundos, como ebooks, infográficos ou webinars.
4. ESA OAB
A ESA OAB é a Escola Superior de Advocacia e possui diversos cursos de diferentes formatos, como pós-graduação, cursos livres e gratuitos. É possível encontrar cursos sobre marketing jurídico e outros assuntos na ESA Nacional e, também, nas ESAs de cada estado, como ESA SP, ESA RJ, entre outras.
Os cursos podem ser online ou presenciais, mais longos ou mais curtos. Além disso, especificamente no estado de São Paulo, os estudantes de Direito também podem aproveitar os cursos oferecidos pela CAAD, a Comissão do Acadêmico e da Acadêmica de Direito.
Todos os cursos oferecidos pela Escola possuem certificação, o que permite que advogados e estudantes de Direito se especializem e tenham como divulgar essa qualificação.
5. Normas da OAB
Por fim, é de suma importância que você entenda a fundo as normas da OAB sobre o marketing digital para advogados. Atualmente, há dois documentos que determinam o que pode e o que não pode ser feito na divulgação de serviços jurídicos.
O primeiro deles é o Código de Ética e Disciplina da OAB, que fala de modo geral sobre o exercício da advocacia, abordando a publicidade profissional e demais assuntos. O outro documento é o Provimento 205/2021, que fala exclusivamente sobre como deve ser a propaganda para advogados.
Nos dois é possível encontrar as práticas que podem ser aplicadas pelos profissionais e as que devem ser evitadas. É fundamental que eles sejam considerados no desenvolvimento do marketing jurídico, a fim de evitar penalizações dos Tribunais de Ética da OAB.
Assim, depois de estudar sobre o marketing digital e entender quais técnicas você pode utilizar para dar mais visibilidade ao seu escritório, basta considerar e incluir o que a OAB determina.
De que forma desenvolver o marketing jurídico?
Ao investir tempo em aprender o marketing digital para advogados, você verá que existem diversas maneiras de colocar em prática tudo o que foi visto.
Uma das principais maneiras de desenvolver o marketing jurídico é utilizando o marketing de conteúdo. Trata-se de uma forma de atrair clientes em potencial por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes. Neste caso, eles devem ter a ver com alguma dúvida ou necessidade do leitor, assim como com a sua área de atuação.
A elaboração de matérias deve ser feita com cuidado, trazendo assuntos de forma profunda, completa e original. As técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca, em português) também devem ser consideradas, já que elas deixam sua página e conteúdo adaptados para serem reconhecidos mais rapidamente pelos buscadores, como o Google.
Outras formas de utilizar o marketing jurídico e que podem trazer bons resultados para o seu escritório são publicações em redes sociais, uso de e-mails marketing e newsletter, campanhas em plataformas de anúncios, materiais ricos, páginas de conversão (landing pages), entre outras.
Confira essa matéria para entender melhor sobre algumas práticas que podem compor suas estratégias de marketing jurídico.
Como ficar melhor no marketing para advogados?
Uma das maneiras de melhorar suas habilidades no marketing digital para advogados é estudando sobre o assunto. Como falamos no segundo tópico desta matéria, você pode procurar cursos, conteúdos gratuitos, vídeos no YouTube, e pesquisar sobre as normas da OAB relativas ao desenvolvimento da publicidade jurídica.
Outro fator que pode te ajudar é colocar em prática tudo o que você aprender. Crie perfis profissionais nas redes sociais para fazer publicações interessantes; elabore e envie e-mails marketing para quem já é seu cliente; tenha um site jurídico para estabelecer sua presença online e crie um blog para ser encontrado por pessoas de todo o país.
Com a Justamente, você pode criar o site do seu escritório em menos de 5 minutos. Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados.
Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!
Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá utilizá-lo para desenvolver o marketing digital do seu escritório, divulgando-o para seus clientes, amigos e familiares.
Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para ola@justamente.com.br.