Menu
Justamente
Entrar Criar site

Logo para advogado: como criar e usá-lo no escritório

Equipe Justamente 08/04/22

O logo para advogado, assim como para qualquer outro profissional, é importante para que exista a identidade visual e, consequentemente, o reconhecimento por parte de quem já viu ou costuma acompanhar seu escritório.

Sendo a identidade do seu escritório, é importante dar atenção a esse fator. O logotipo deve ter a essência da empresa e, além disso, seguir normas específicas da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ainda não tem um logo para o seu escritório? Conheça algumas formas de criar um e veja como você pode utilizá-lo na sua rotina jurídica.

Como criar um logo para advogado?

Existem maneiras diferentes de criar um logo para o seu escritório de advocacia. Nesta matéria, vamos dar destaque a três opções: contratar um profissional de design, fazer o logo sozinho ou utilizar plataformas que oferecem esse serviço.

Abaixo, entenda como funciona cada uma das alternativas e analise, de acordo com a sua rotina, competências e orçamento, qual delas é a mais viável para você.

1. Contrate um profissional para desenvolver o logo

O jeito mais simples, mas talvez o mais caro, é contratar um profissional especialista na criação de logomarcas. Se você já tem alguma ideia do que quer, diga-lhe quais os formatos que mais te agradam, assim como as cores, formas, entre outros detalhes.

Fale também as palavras que devem estar no seu logo (como o nome do escritório, por exemplo, ou apenas as iniciais), e não deixe de falar sobre a essência da sua empresa.

Seu logo deve ter a ver com o seu estilo de trabalho e prestação de serviço. Por isso, entregue todas as informações e detalhes possíveis para que o profissional saiba qual é a sua expectativa e entenda melhor o que ele deve te entregar.

Dessa forma, você terá um logo totalmente único e personalizado, exatamente da forma que você quer, e feito de maneira profissional.

2. Faça você mesmo

Você também pode tentar fazer você mesmo o seu logo de advogado. Existem algumas ferramentas – algumas gratuitas, outras pagas – que te dão liberdade para criar um logo do zero, seja selecionando formas e imagens já prontas e fazendo uma espécie de “montagem”, seja desenhando exatamente os formatos que você deseja.

No Canva, por exemplo, você pode criar o seu logo e ainda outros tipos de design. A ferramenta online é gratuita, apesar de ter planos pagos, e tem diversos modelos para você seguir e usar na criação do seu projeto.

Além de modelos específicos de logo, é possível inserir elementos e textos, fazer o upload de fotos ou ícones do seu dispositivo, e fazer os respectivos redimensionamentos, se você quiser.

Ferramentas mais profissionais e pagas, como o Adobe Photoshop ou o Adobe Illustrator, também são úteis. Com elas você pode ter mais liberdade, desenhando as formas exatas que você pensa.

Sendo ferramentas mais profissionais, o resultado também ficará mais profissional, com uma melhor resolução. Porém, aprender a usar tais plataformas pode ser um pouco complicado e demorado.

Vale saber que a Adobe também tem serviços gratuitos que podem te ajudar nesta tarefa e ainda em outras relacionadas ao seu marketing jurídico. A Adobe Creative Cloud Express oferece diversos recursos, inclusive um com modelos para criar logos, com fácil usabilidade.

3. Use plataformas de logotipo

A última opção é utilizar plataformas que criam modelos de logo de acordo com as suas preferências. Na prática, você dá algumas informações sobre o seu escritório, e a ferramenta desenvolverá, em poucos segundos, alguns modelos para que você escolha o que mais gostou.

O interessante é que você pode fazer isso quantas vezes quiser. Caso as opções apresentadas não te agradem, é possível responder todas as perguntas novamente, indicando suas preferências de cores, formatos e outras coisas, e ter outros modelos para escolher.

Alguns exemplos de plataformas que oferecem este tipo de serviço de maneira gratuita são a Logaster e a Tailor Brands.

Onde utilizar o logo do escritório jurídico?

Ao criar o seu logo para advogado, você pode utilizá-lo em qualquer lugar que haja uma apresentação do seu escritório. A seguir, elencamos os principais locais que podem e devem ter o seu logotipo, para que exista a identificação e o reconhecimento da sua marca.

Dicas para criar o seu logo de advogado

Sabendo como você pode criar o logotipo do seu escritório, você já pode escolher a forma ideal e que melhor te atende para agregar mais profissionalismo ao seu negócio.

Principalmente se você optar por fazer seu logo por conta própria, procure focar nas especialidades do seu escritório. Se possível, escolha símbolos que tenham relação com as suas áreas de atuação.

Isso ajuda no reconhecimento do seu escritório e pode dar às pessoas a ideia de que serviços elas podem ter ao te procurar.

Além disso, atente-se às normas da OAB. De acordo com o Código de Ética e Disciplina, e com o Provimento 205/2021 da instituição, a publicidade jurídica deve ser pautada na discrição, moderação e sobriedade da advocacia.

Portanto, analise se as formas e, principalmente, as cores escolhidas seguem este caráter da profissão. Normalmente, cores muito extravagantes e chamativas, e tons muito vibrantes podem não ser vistos com bons olhos pela OAB, já que podem ser considerados como incompatíveis com o serviço jurídico.

Em compensação, formatos mais simples, assim como cores mais neutras e moderadas podem ser boas opções para o seu projeto.

Lembre-se, ainda, de que é proibido o uso de símbolos oficiais e dos que são utilizados pela OAB, como o brasão da República, a bandeira nacional, entre outros. Símbolos da Justiça, como a balança e a Têmis, podem ser usados sem problemas.

Ainda não tem um site jurídico?

Assim como criar um logo para advogado, desenvolver um site pode exigir muito tempo e trabalho, ou muito dinheiro. Por isso, alguns profissionais jurídicos podem ver a tarefa como um desafio. Sabendo disso, a Justamente permite que você crie o seu site profissional do seu escritório em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar nada por isso.

Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

Veja também!