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Instagram para advogados: como ter um perfil de sucesso

Equipe Justamente 16/08/21

Investir em uma conta para advogado no Instagram e oferecer conteúdos regularmente por essa plataforma é uma excelente maneira de começar (ou continuar) a divulgar o seu escritório.

Embora a propaganda que busca a captação de clientes seja proibida pela Ordem dos Advogados do Brasil, a publicidade informativa e educativa pode ser feita sem problemas. Neste caso, você pode utilizá-la por meio do Instagram para levar o seu negócio além e atrair mais clientes.

Mas por onde começar? O que fazer para realmente atrair o público-alvo e convertê-lo em clientela? Existe uma série de coisas que devem ser feitas para conseguir ter um perfil de sucesso nesta plataforma. Confira!

Como utilizar o Instagram para advogados?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos usuários brasileiros. Sendo uma plataforma majoritariamente visual, onde imagens e vídeos são a prioridade, é fundamental que o profissional do Direito dê importância tanto à imagem do post, como à sua legenda.

Uma das bases do marketing jurídico é o marketing de conteúdo. Ele consiste na produção de conteúdos relevantes, autênticos e de qualidade, a ponto de atrair o leitor e fidelizá-lo.

Ou seja, os conteúdos oferecidos devem conquistar o leitor, que passa a ver o seu escritório como uma autoridade no assunto. A partir disso, a contratação dos seus serviços fica mais propensa – mesmo que não haja a necessidade pontual de uma contratação, quando houver, você será lembrado.

Sendo assim, para os advogados, o Instagram pode ser visto como um canal para desenvolver o marketing de conteúdos e compartilhar seus respectivos materiais.

É importante que você dê atenção a alguns fatores que influenciam – e muito – na criação dos seus posts e legendas. Abaixo, entenda cada um deles.

Público-alvo

A primeira coisa que você deve saber antes de começar a ter ideias e criar esboços, é quem você quer atingir com seus posts. O público-alvo do seu Instagram jurídico deve ser o mesmo do seu escritório.

Por exemplo: se você é um advogado trabalhista, seu público-alvo pode ser funcionários registrados ou empresas. Já se o foco do seu escritório é Direito do Consumidor, seu público-alvo pode ser consumidores que foram negativados indevidamente, vítimas de problemas com voos, de propaganda enganosa, entre outras pessoas.

O seu conteúdo deve ser direcionado, e é fundamental que você se lembre que estará falando com futuros clientes, e não com outros advogados. Isso significa que pode – e deve – dispensar termos técnicos e falar sobre o que o leitor entende.

Além disso, é necessário que os conteúdos tenham a ver com a realidade dos leitores. Um post sobre como fazer uma das atividades rotineiras do seu próprio escritório, por exemplo, não é uma boa escolha, uma vez isso não faz parte do dia a dia do seu público.

Boas opções de conteúdos são sobre os problemas dos seus clientes em potencial, o que fazer para amenizar os possíveis prejuízos, e quais são os direitos do leitor.

Perceba, ainda, que você não estará estimulando a contratação, mas, apenas, passando uma informação valiosa.

Temas relevantes

Sabendo qual é o seu público-alvo, fica mais fácil para definir os temas dos seus posts. Se você quer se tornar uma referência na sua área, é necessário trazer assuntos que tenham a ver com os serviços que você presta, e, ao mesmo tempo, com a realidade do seu leitor.

É essencial que o usuário do Instagram se identifique com a sua publicação. Caso contrário, a conversão ficará cada vez mais distante.

Para chamar a atenção e conquistar seguidores, além de ter conteúdos que estejam dentro do universo deles, é importante, ainda, que você ofereça um material autêntico e relevante.

Por mais que você tenha alguns materiais como base para criar o seu próprio post, não copie! Ofereça ao seu leitor uma coisa original, pois isso ajuda na construção da sua autoridade.

Além disso, fique longe de conteúdos superficiais. Por mais que você não tenha muito espaço para explicar com riqueza de detalhes determinados assuntos, não hesite em dar o mínimo de profundidade ao que você está falando – isso é válido tanto para os textos nas próprias imagens, legendas de posts e vídeos.

É importante seguir essa dica se você quiser se tornar uma referência. O seu leitor precisa ver que você entende do assunto, e um conteúdo raso só vai te prejudicar nessa etapa. Por isso, não faça de qualquer jeito: dedique-se para entregar um excelente material.

Imagem atrativa

Outro fator que é fundamental no Instagram para advogados é a imagem da sua publicação. Não deixe de ser muito criterioso na seleção da imagem, lembrando-se das condições impostas pela OAB para isso.

Primeiramente, a foto ou ilustração escolhida deve estar relacionada ao tema do seu post. Publicações sobre aposentadoria, por exemplo, podem ser ilustradas por uma pessoa da terceira idade, assim como posts sobre problemas com voos podem ser ilustrados por aviões ou pessoas em aeroportos.

Cuidado para não escolher uma imagem que não esteja de acordo com a sua profissão. Segundo o Código de Ética da OAB, fotos consideradas extravagantes e de cunho pessoal não estão de acordo com a sobriedade da advocacia. Além disso, o uso de símbolos oficiais e dos que são utilizados pela Ordem, assim como de fotos dos prédios dos tribunais, é proibido pela instituição.

Se atentando a esses detalhes, você afasta as chances de receber punições.

Você ainda pode, se quiser, personalizar a imagem escolhida para ilustrar o seu post. É algo interessante de se fazer, pois torna o seu post único. Você pode colocar a sua identidade visual na imagem (como o logotipo do seu escritório, por exemplo), e até fazer ilustrações do zero.

Neste caso, é possível colocar o seu texto na própria imagem, ou nas várias imagens do chamado “carrossel”. Essa é uma ferramenta que permite a inclusão de até 10 imagens em um único post, que podem se complementar, oferecendo uma leitura mais dinâmica, como mostra a figura abaixo.

carrossel-instagram-para-advogados

Uma dica valiosa de ferramenta para a montagem dessas imagens personalizadas é o Canva. Você não precisa entender muito de design para utilizar a plataforma, que permite a criação de artes de forma fácil.

No site do Canva, você tem muita liberdade. É possível escolher o formato da imagem, o seu preenchimento, os textos e elementos que farão o complemento, assim como cores e fontes. No começo, pode parecer um pouco complicado, mas com o tempo, essa criação vai ficando mais fácil.

Apesar de ter uma versão premium e paga, a versão gratuita não deixa a desejar e pode ser uma grande aliada na produção de imagens de impacto para o seu Instagram jurídico.

Linguagem adequada

Por fim, é necessário que você dê atenção à linguagem utilizada na plataforma. Lembrando-se de que você escreve ou fala para leigos – ou seja, não advogados -, é importante que você tenha uma linguagem acessível e descomplicada.

Evite usar termos técnicos. Se a sua intenção é explicar sobre determinado assunto, palavras desconhecidas só vão te atrapalhar. Por não conhecer o termo utilizado, o seu leitor pode facilmente perder o interesse pelo seu conteúdo, afastando a chance de conversão em clientela.

Portanto, fale a língua do seu leitor. Mesmo que você tenha que utilizar alguma expressão mais técnica, não deixe de explicá-la, pois o importante é que o seu conteúdo seja entendido por qualquer pessoa.

Como criar um perfil de advogado no Instagram?

Depois de saber como o Instagram pode te ajudar no marketing jurídico dos advogados, você já pode baixar o aplicativo no seu celular e criar uma conta para começar a compartilhar o seu conteúdo.

Por mais que seja possível acessar a plataforma pelo computador, é importante que você tenha o aplicativo no celular ou tablet, pois por esse dispositivos a publicação e interação é mais fácil. Você pode fazer o download pelo Google Play Store ou pela App Store.

Sendo assim, para criar a sua conta, basta abrir o aplicativo, selecionar a opção de criar conta e fornecer os dados necessários, como e-mail, telefone, nome de usuário e uma senha.

Feito isso, você poderá escolher uma imagem de perfil e definir uma boa descrição para ele. Esta etapa também merece a sua atenção, uma vez que pode te ajudar a atrair mais pessoas.

Para fazer a descrição, também chamada de “bio“, você pode colocar o seu nome ou o nome do seu escritório, alguma especialidade e a região onde atua. Isso ajuda a situar o seu leitor, que poderá ter uma ideia sobre as suas áreas de atuação, além de te deixar mais visível no mecanismo de busca da rede social.

O que publicar no Instagram para advogados?

Mesmo com as nossas dicas sobre público-alvo, temas relevantes, imagens atrativas e linguagem adequada, você ainda pode se perguntar “como fazer publicações?”. Afinal, é de suma importância que você faça um bom trabalho para divulgar a sua marca, e que traga bons resultados.

O Instagram tem diferentes ferramentas que podem ser exploradas pelos advogados para conquistar mais engajamento para o perfil do seu escritório. Engajamento é a soma das interações do seu público – curtidas, comentários e compartilhamentos.

Atualmente, você pode investir em 4 formatos de publicações: fotos e carrosséis, vídeos curtos e no IGTV, stories e reels.

Ao publicar fotos e carrosséis, lembre-se de dar atenção à imagem ilustrativa, com possíveis personalizações, e às legendas, que devem ser interessantes e não maçantes.

Você também pode fazer vídeos curtos ou mais longos, que vão para o IGTV, plataforma do próprio Instagram para vídeos maiores. Da mesma forma, seus vídeos devem ser atrativos e falar sobre conteúdos que sejam de interesse do público.

Cuidado com a sua linguagem, que deve ser acessível ao maior número de pessoas e não infringir o Código de Ética da OAB, se limitando a entregar um material informativo e educativo.

O terceiro formato de publicação são os stories, que permitem que você transmita recados rápidos. Eles desaparecem em 24 horas, sendo boas opções para ter mais engajamento.

Nessas publicações, a interação do público pode ser muito maior, uma vez que você pode colocar enquetes, caixas de perguntas, testes, links, entre outros recursos. Assim, mesmo com toda a seriedade da sua página, você consegue oferecer um conteúdo dinâmico.

Por fim, o reels permite que você publique em seu feed vídeos de até 30 segundos, repletos de criatividade. São diversos filtros disponíveis, com a possibilidade de incrementar símbolos, texto e áudio.

Para aumentar o seu engajamento com este recurso, você pode investir em conteúdos dinâmicos, para serem consumidos em pouco tempo, mas bem relevantes. Publique, por exemplo, dicas importantes para o seu cliente não ter problemas com empresas prestadoras de serviços, entender o que fazer em determinada situação, entre outras coisas.

Não se esqueça das hashtags! Esse recurso permite que você segmente o seu conteúdo e deixe-o mais visível. Ao utilizar o símbolo da hashtag (#) mais a palavra-chave, você ajuda o seu leitor a te encontrar, uma vez que, com ela, você “categoriza” o seu post.

Boas opções de hashtags para o Instagram para advogados é a sua localização, o segmento do seu escritório, o assunto do post, especialidades e até mesmo o seu nome ou o nome da sua empresa.

Por exemplo, caso você coloque “#direitodoconsumidor” na sua publicação, ela ficará visível pro leitor que procura exatamente este assunto na rede social. Assim, você pode utilizar diversas hashtags, desde que tenham a ver com o seu negócio e o post em questão.

Uma dica bônus e que é muito valiosa é a criação de um calendário editorial. Com esse planejamento, a sua rotina de postagens fica mais fácil, já que você já saberá o que postar em qual dia.

Analise quais são os serviços que você presta e veja o que pode ser interessante divulgar. Depois, coloque no papel os possíveis conteúdos de posts e defina as datas. Aqui, é importante que você tenha uma constância. Por mais que você não publique algo todos os dias, procure sempre ter um número exato de publicações toda semana, seguindo também os mesmos dias.

Além de criar o calendário editorial, não deixe de segui-lo. Sem essa disciplina, o caminho para o crescimento do seu perfil pode ser bem longo e difícil.

Advogado pode fazer propaganda pelo Instagram?

De acordo com o Código da OAB, a propaganda que pode ser feita pelo advogado deve ter caráter meramente informativo e estar em conformidade com a discrição e sobriedade da advocacia. Ela não pode ser utilizada para a captação de clientes e nem pode, de alguma forma, mercantilizar a profissão.

Sendo assim, a propaganda no âmbito jurídico pode, sim, ser feita, mas deve prezar pela oferta de informações relevantes, afastando o incentivo à contratação e ao litígio.

No Instagram para advogados, isso pode ser feito perfeitamente, uma vez que ele permite a troca de informações, sem necessariamente configurar um comportamento de venda.

Utilizando a rede social como mero veículo de comunicação, você divulga o seu escritório de forma passiva. Oferecendo conteúdo e material rico aos seus seguidores, não existe a necessidade em convidá-los à contratação – o que é proibido pela OAB -, sendo que o próprio leitor, a partir da informação passada, poderá decidir pelo contato.

Vendo a sua autoridade e confiando no conteúdo que você entrega, a chance de contratação é alta, sem ao menos precisar de um incentivo (como expressões mercantilistas).

Além disso, em julho 2021 foi aprovado o Provimento 205/2021 sobre a publicidade na advocacia, que autoriza o patrocínio e impulsionamento de publicações no Instagram, assim como em outras redes sociais.

Neste caso, não apenas a publicidade passiva é permitida, mas também a ativa. A diferença entre as duas é que, enquanto a primeira não encontra o leitor sem que ele tenha feito uma busca específica, a segunda sim.

No próprio Instagram, por exemplo, a publicidade ativa interrompe o fluxo do usuário que está rolando o seu feed. Caso haja o impulsionamento, o seu post pode aparecer no feed do leitor, interrompendo a sua rolagem.

Já com a publicidade passiva, o seu perfil aparecerá caso o usuário procure por uma palavra-chave que leve a você, ou se você utilizar uma hashtag que faça com que o seu post fique no “Explorar”, onde é possível encontrar diversas publicações de acordo com as preferências do usuário.

Por que o Instagram jurídico é importante?

De acordo com um estudo feito pelas agências de marketing digital We Are Social e Hootsuite, em outubro de 2020, o Instagram é a quarta rede social mais usada pelos brasileiros, ficando atrás, apenas, do Facebook, WhatsApp e YouTube. A plataforma tem, aproximadamente, 95 milhões de usuários, sendo um ótimo espaço digital para divulgar qualquer produto ou serviço.

Além disso, outro estudo revela que o Instagram teve uma taxa de engajamento quatro vezes maior que o Facebook desde o início de 2020. A pesquisa foi feita pela mLabs, uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais, e considera curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques e interações nos recursos dos Stories.

Sendo assim, utilizar o Instagram para advogados é uma boa estratégia de marketing jurídico, visto que o seu alcance pode aumentar consideravelmente.

Apesar disso, é importante saber que, por mais valiosa que essa rede social seja para a divulgação da sua empresa, ela não é a única. É fundamental que você tenha também uma plataforma confiável e que passe a seriedade do trabalho do seu escritório, como um site.

Sabemos que a criação de um site demanda muito trabalho ou muito dinheiro. Por isso, a Justamente foi criada por advogados e oferece sites gratuitos, feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, permitindo que você tenha um site profissional, em pouco tempo e sem pagar por isso.

Os sites da Justamente são responsivos e se adequam às telas dos diferentes dispositivos. Além disso, têm uma ótima usabilidade e estão de acordo com as normas da OAB com relação às cores utilizadas nos temas oferecidos.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento.

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

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