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Instagram Ads para advogados: como anunciar nesta rede social?

Equipe Justamente 04/10/21

Tanto para os advogados quanto para qualquer outro profissional, o Instagram Ads é uma ótima ferramenta para apresentar o seu negócio para mais pessoas nessa rede social. Trata-se de uma plataforma que entrega um ou mais posts a um público maior do que aquele que você já tem.

O simples fato de estar presente na rede social já amplia as suas possibilidades de atrair mais clientes para o seu escritório, principalmente com publicações frequentes e um bom engajamento. No entanto, investir no impulsionamento pode ser uma boa estratégia para alcançar quem realmente precisa dos seus serviços.

Quer atingir um público maior no Instagram? Entenda como funciona o Instagram Ads para advogados e saiba como ele pode ajudar no marketing jurídico do seu escritório.

O que é o Instagram Ads?

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram. Ela permite a criação de diferentes tipos de anúncios, com diferentes formatos e objetivos. Apesar disso, todos eles têm a mesma finalidade: dar mais visibilidade ao seu escritório e torná-lo conhecido no meio digital.

Com a ferramenta, o advogado consegue fazer seus anúncios pela própria rede social, sem precisar recorrer a outro tipo de plataforma.

Assim como é possível compartilhar publicações em diferentes formatos – imagens, stories, reels, carrosséis, entre outros -, os anúncios também podem ter formatos variados, além de uma segmentação de público, o que é fundamental para ter sucesso na campanha.

Considerando o fato do Instagram ser uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros e ter uma taxa de engajamento quatro vezes maior que o Facebook desde o início de 2020 – segundo estudo da mLabs, plataforma de gerenciamento de mídias sociais -, investir em anúncios na rede social é uma boa forma de ter mais visibilidade.

Como o Instagram Ads funciona para advogados?

Para os advogados, o Instagram Ads é uma estratégia poderosa para divulgar o seu escritório e atrair mais seguidores e visitantes para o site, ampliando as possibilidades de contratação.

Mesmo que seja difícil as pessoas utilizarem o Instagram para procurarem um advogado para a sua causa, estar presente na plataforma facilita o conhecimento do seu escritório pelos usuários da rede.

Uma mãe solteira ou divorciada que esteja precisando de auxílio jurídico, por exemplo, pode encontrar o anúncio do seu escritório enquanto navega pela rede social, mesmo sem ter feito a busca específica, e se interessar pelos seus serviços.

O Instagram Ads leva o seu conteúdo para um público maior do que aquele que você já tem, te ajudando a construir sua autoridade digital e a consolidar a sua identidade como referência na sua área de atuação. Por mais que, com a ferramenta, você não consiga clientes instantaneamente, você torna o seu escritório conhecido e pode ser lembrado quando houver necessidade.

O Instagram Ads é permitido para advogados?

Sim, o Instagram Ads é permitido para advogados. Tanto o Código de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), quanto o Provimento 205/2021 – que dispõe sobre a publicidade e informação na advocacia – permitem que o advogado desenvolva o seu marketing jurídico por meio das redes sociais.

De acordo com os documentos, o profissional do Direito pode usar recursos financeiros para compartilhar seu conteúdo com um público maior do que aquele que já o segue no Instagram.

Apesar disso, alguns cuidados são necessários. Mesmo que seja permitida, a publicidade do advogado deve ser meramente informativa, com caráter educativo e instrutivo, sem configurar mercantilização ou captação de clientela, e mantendo a discrição e sobriedade da profissão.

Sendo assim, todo e qualquer conteúdo jurídico publicado, tanto nas redes sociais quanto no blog do site do escritório, deve ter como finalidade a explicação de determinado tema para o leitor, deixando-o informado sobre o assunto. Frases e expressões que estimulam a contratação de um advogado ou o litígio são vedadas pela Ordem.

Além disso, o próprio Anexo Único do Provimento 205/2021 autoriza o impulsionamento nas redes sociais, “desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos”.

Passo a passo para criar um anúncio no Instagram Ads

Há duas maneiras de criar um anúncio no Instagram Ads: pelo próprio Instagram e pelo Gerenciador de Anúncios no Facebook. A seguir, veja como fazer em cada um deles.

Instagram Ads pelo Instagram

Criar um anúncio ou impulsionar uma publicação pelo próprio Instagram pode ser a forma mais prática de fazer isso. Pelo próprio aplicativo no seu celular e em poucos passos, você define todos os detalhes necessários para fazer um de seus posts chegar a um público maior.

Para começar, é fundamental que você tenha um perfil profissional no Instagram. Se você já tem um perfil para o seu escritório, mas ainda não o transformou em conta profissional, basta mudar as configurações do perfil acessando o menu, no canto superior direito da tela do seu smartphone.

É preciso clicar em “Configurações”, “Conta” e em “Mudar para conta profissional”. Depois, é só selecionar as opções de acordo com o seu conteúdo e público.

Passo 1. Acesse as Ferramentas para Anúncios

Com a sua conta profissional criada, acesse o seu perfil e clique na opção do meio, a de “Ferramentas para anúncios”.

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Passo 2. Escolha a publicação que será impulsionada

Na tela seguinte, você poderá criar uma publicação do zero para ser impulsionada, ou, ainda, escolher um post já existente no seu feed. Caso você já tenha outros anúncios criados, eles aparecerão na parte “Gerenciar”.

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Passo 3. Selecione uma meta

Antes de definir o objetivo do seu anúncio, o Instagram pedirá para você vincular sua conta profissional ao seu perfil pessoal no Facebook. Neste caso, basta dar as autorizações necessárias.

Em seguida, você deverá escolher a meta da sua promoção. É possível escolher entre “Mais visitas ao perfil”, “Mais acessos ao site” e “Mais mensagens”. A segunda alternativa é uma boa opção, uma vez que levará o público diretamente para o seu site, onde você pode compartilhar conteúdos mais completos e prestar maior assistência ao seu potencial cliente.

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Passo 4. Defina o público-alvo

É importante que você dê atenção especial a este passo. A definição do seu público-alvo interfere diretamente nos resultados do seu anúncio.

Em “Automático”, a própria plataforma define o público que será atingido, de acordo com os seguidores do seu perfil e seus interesses. Já em “Criar o seu”, você fará a seleção manualmente.

Neste último caso, é possível definir o público pela localização, interesses, idade e gênero. Você também pode nomear e salvar esse público para utilizá-lo em outro anúncio.

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Passo 5. Estabeleça o orçamento e duração do anúncio

Você também deve determinar o orçamento e a duração do anúncio. É interessante começar com quantias pequenas, e depois ir aumentando, de acordo com os resultados obtidos.

Sendo assim, selecione quanto você pode gastar por dia e por quantos dias. Ao fazer a variação, não deixe de observar o campo “Alcance estimado”, na parte de cima da tela.

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Passo 6. Analise seu anúncio

Por fim, veja se todas as informações estão corretas. Olhe atentamente para cada campo, pois se houver algum erro, você não conseguirá arrumá-lo depois que o seu anúncio já estiver no ar.

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Para finalizar, configure os dados de pagamento. É possível pagar por cartão de crédito ou débito, PayPal, Mercado Pago ou boleto bancário. Selecione a opção que for melhor para você, clique em “Avançar” e dê continuidade no processo informando os dados necessários.

Feito isso, clique em “Turbinar publicação”. O Instagram irá analisar o seu anúncio e verificar se tudo está de acordo com as suas diretrizes de publicidade. Com tudo certo, sua promoção será divulgada.

Instagram Ads pelo Facebook

Com a compra do Instagram pelo Facebook em 2012, é possível criar um anúncio para a rede social utilizando a plataforma de anúncios do próprio Facebook. Assim, você pode divulgar o mesmo anúncio nas duas redes sociais sem a necessidade de criá-lo duas vezes.

Antes de dar início à criação da campanha, é importante que você tenha um perfil e uma página no Facebook, e um perfil profissional no Instagram vinculado ao Facebook.

Para criar uma página para o seu escritório, acesse o seu perfil pessoal, clique em “Páginas” e em “Criar Página”, e preencha os campos com os dados necessários.

Já para vincular o seu perfil profissional do Instagram no Facebook, veja no passo a passo abaixo.

É preciso, também, configurar as opções de pagamento. Sendo uma plataforma paga, os valores relacionados aos anúncios são descontados de um saldo pré-pago. Assim, certifique-se de ter alguma quantia no seu saldo antes de criar o anúncio.

Passo 1. Vincule o seu perfil profissional do Instagram ao Facebook

Ao entrar no seu perfil pessoal do Facebook, acesse a página do seu escritório. Para isso, clique em “Páginas”, no lado esquerdo da tela, e selecione a sua página jurídica. Depois, clique em “Configurações”, na barra de ferramentas no lado esquerdo da tela.

Na mesma barra, selecione a opção “Instagram”. Em seguida, clique em “Conectar conta”.

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Feito isso, você deverá inserir o nome de usuário e senha da sua conta profissional. Dê as autorizações necessárias, clique em “Continuar”, preencha os campos com os dados corretos e clique em “Concluir”.

Passo 2. Acesse o Gerenciador de Anúncios

O Gerenciador de Anúncios é a plataforma onde é possível administrar todos os anúncios criados, assim como incluir novos e monitorar os resultados. Para acessá-lo, entre na sua conta pessoal do Facebook, clique em “Menu”, no canto superior direito (ao lado da sua foto de perfil), e desça a tela até a seção “Profissional”. Depois, clique em “Gerenciador de Anúncios”.

Na página inicial da plataforma, clique no botão verde “Criar” para dar início à criação do anúncio.

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Passo 3. Selecione o objetivo da campanha

Na próxima página, você deve escolher o objetivo da sua campanha. As opções são divididas em 3 categorias – Reconhecimento, Consideração e Conversão – e influenciam diretamente no resultado do anúncio criado.

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Em cada categoria, passe o mouse sobre as opções para saber um pouco mais sobre como elas funcionam. Assim, fica mais fácil definir o objetivo.

Alguns exemplos de objetivos que podem ser bons para a sua campanha são o de Reconhecimento da marca, Tráfego e Engajamento. Respectivamente, essas opções permitem que o seu público conheça o nome do seu escritório e se lembre de você, acesse o seu site e tenha mais interações com a sua rede social.

Para ilustrar esse passo a passo, a opção escolhida foi a de Tráfego, que é a mais utilizada pelas empresas ao anunciar no Instagram.

Depois de selecionar o objetivo, clique em “Continuar”.

Passo 4. Dê um nome à sua campanha e defina alguns detalhes

Para ter facilidade ao identificar sua campanha posteriormente, é importante que você lhe dê um nome. Você pode fazer isso logo no primeiro campo da tela.

Em “Categorias de anúncio especial”, não há necessidade de selecionar nenhuma categoria, assim como em “Tipo de Compra” e “Objetivo da campanha”. Portanto, deixe esses campos como a própria plataforma mostra para você.

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A opção “Teste A/B” permite que você faça testes com versões diferentes do seu anúncio, vendo qual delas te traz melhores resultados. Já em “otimização do orçamento da campanha”, é possível definir quanto será o investimento na campanha, seja diariamente ou em todo o período em que ela estiver ativa.

Para finalizar essa etapa, clique em “Avançar” e, se preferir, defina um nome para o seu grupo de anúncios.

Passo 5. Estabeleça valores, períodos e horários

Na etapa seguinte, você verá a seção “Tráfego”. Nela, você deve escolher para onde seu público deve ir ao clicar no seu anúncio – para o seu site, aplicativo, Messenger ou WhatsApp. Sabendo que o marketing jurídico deve ser meramente informativo, o mais recomendado é que você leve os usuários atingidos para o seu site.

Depois, defina novamente o seu orçamento diário ou total, informando quanto você investirá por dia ou em toda a campanha. Escolha também a data de início e término (se houver) da sua campanha, e o horário em que os anúncios serão veiculados.

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Passo 6. Escolha o seu público-alvo

Escolher o público-alvo é um dos passos mais importantes na criação do seu anúncio. Fazendo a escolha correta, as chances de conquistar mais clientes aumentam. Já se você atingir as pessoas erradas, o resultado não será como o esperado e você poderá perder o valor investido.

Comece selecionando a localização – se o seu escritório só atende presencialmente, é interessante que o anúncio atinja somente as pessoas que realmente têm como ir até você. Ou seja, o raio de alcance do anúncio não deve ser muito distante do seu escritório.

Em seguida, defina as idades mínima e máxima, e o gênero do público. Observe que, ao fazer as alterações, a barra lateral direita também será alterada. É por ela que você pode verificar uma estimativa do alcance da sua campanha e de cliques recebidos no link disponível no anúncio – no caso, o seu site.

Além de analisar os números na parte de “Resultados”, se atente também à “Definição de público”. Evite que o nível esteja no “Amplo”, permanecendo nas barras verde e vermelha, a fim de ter um público mais específico.

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É possível segmentar ainda mais o seu público-alvo em “Direcionamento detalhado”. Clicando em “Editar”, você pode filtrar por interesses, comportamentos, entre outras coisas. Se você é um advogado de família, por exemplo, algumas sugestões de filtro são “maternidade”, “criação de filhos”, “divorciado(a)”, entre outras.

Por fim, selecione o idioma do anúncio e salve o público, até mesmo para utilizá-lo em outro anúncio, se for o caso.

Passo 7. Defina o posicionamento do anúncio

O próximo passo é definir o posicionamento do seu anúncio, ou seja, onde ele aparecerá para o público definido. A primeira opção, “Posicionamentos automáticos (recomendado)”, te dá menos trabalho, uma vez que faz com que o seu anúncio seja distribuído da forma recomendada pela própria plataforma.

Já escolhendo a opção “Posicionamentos manuais”, você consegue definir como o seu anúncio será distribuído. Sendo assim, é possível escolher em quais dispositivos ele será veiculado, assim como em quais redes sociais (Facebook, Audience Network, Instagram e Messenger) e em quais formatos (feed, stories, entre outros).

Se você quiser que o seu anúncio atinja somente o público do Instagram, fazer o posicionamento manual é a melhor opção.

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Concluído este passo, clique em “Avançar”, no canto inferior direito da página.

Passo 8. Crie o conteúdo do anúncio e defina os últimos detalhes

No último passo, é preciso definir os últimos detalhes do seu anúncio e criar o conteúdo que será veiculado. Escolha um nome para o anúncio, o perfil que será promovido no Instagram e também a página no Facebook, se você quiser que o anúncio também esteja presente nesta rede social.

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Na seção “Configuração do anúncio”, é possível criar o anúncio na mesma hora, ou usar uma publicação já existente. Se você preferir fazer a criação, é preciso selecionar o tamanho do post, a ilustração ou vídeo, o texto principal, o título e a descrição, a URL do seu site ou da página do site para a qual você quer levar o público, e o seu chamado para a ação. Para afastar qualquer relação do seu anúncio com a mercantilização, uma boa opção é o “Saiba mais”.

Finalizando essa etapa, clique em “Publicar”. Não é necessário fazer alterações no campo “Idiomas”, pois o idioma do anúncio já foi definido, e, por enquanto, nem no “Rastreamento”, pois trata-se de uma ferramenta mais avançada.

Finalmente, você será redirecionado para a página principal do Gerenciador de Anúncios. A sua campanha recém-criada ficará em análise por até 24 horas, em média, podendo ser um tempo menor. Depois da análise, seu anúncio será publicado.

Como configurar o pagamento do anúncio?

Assim como qualquer tipo de plataforma de anúncios, o Instagram Ads para advogados é uma plataforma paga, sendo necessário configurar a forma de pagamento para colocar o anúncio no ar.

O impulsionamento de post pelo próprio Instagram permite que você faça essa configuração depois de definir todos os detalhes da promoção. Sendo assim, logo na última página de configuração, é possível escolher como o pagamento será feito.

Já se você optar pelo Gerenciador de Anúncios no Facebook para criar sua campanha, é necessário fazer essa configuração antes. Para isso, acesse a página inicial do Gerenciador de Anúncios, clique em “Todas as ferramentas” na barra lateral esquerda e selecione a opção “Cobrança”.

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Na página seguinte, clique em “Configurações de pagamento”, na parte superior da tela e, depois, em “Adicionar forma de pagamento”. Você deverá definir sua localização, moeda e fuso horário, e o modo de pagamento – cartão de crédito ou débito, PayPal ou boleto bancário.

Feito isso, escolha o valor que ficará no seu saldo pré-pago. É com esse saldo que você pagará os anúncios criados. É importante que você não comece com quantias muito altas, pois sua conta pode ser bloqueada, principalmente se for uma conta nova.

Com todas essas configurações, você já poderá criar o seu anúncio.

Ainda não tem um site jurídico? Faça o seu com a Justamente!

Um dos objetivos em utilizar o Instagram Ads para advogados é levar o público atingido para determinado link, que pode ser o site do seu escritório. Com isso, além de ganhar mais reconhecimento, você também atrai mais visitantes para o seu site.

No entanto, nem todo advogado já possui um site próprio. Diferente das redes sociais, o site é uma página que transmite mais credibilidade e profissionalismo, agregando muito mais valor ao negócio, e, por essa razão, pode demandar muito trabalho ou muito dinheiro.

Mesmo assim, essa não é uma tarefa impossível. Com a Justamente, você pode criar o seu próprio site em menos de 5 minutos e ter uma página profissional para apresentar aos seus clientes de forma rápida e prática.

A Justamente é uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são desenvolvidos por programadores, web designers e desenvolvedores, o que garante total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento.

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, e utilizá-lo no seu anúncio do Instagram Ads, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

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