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Google Search Console no marketing jurídico: por que usar?

Equipe Justamente 27/01/22

O marketing jurídico na internet é feito com a ajuda de certas ferramentas. Nesse sentido, elas devem contribuir com as estratégias de publicidade e, entre as principais, está o Google Search Console.

No marketing digital, é importante fazer otimizações para que os seus conteúdos e campanhas apareçam nas páginas iniciais do Google. Desse modo, as chances de aumentar o número de vendas será maior.

O Google Search Console é uma ferramenta que ajuda a monitorar e gerenciar a presença no buscador. Por meio da solução, você consegue observar o rastreamento do site e corrigir problemas. Saiba mais!

Google Search Console: o que é?

Quem trabalha na internet precisa lidar com uma concorrência maior, porque grande parte das empresas estão apostando fichas no mercado digital, incluindo escritórios de advocacia.

O Google Search Console é gratuito e permite que você monitore a presença do seu site na página de busca do Google. Desse modo, você consegue ver se a página aparece nos resultados do site e está sendo rastreada.

Além disso, a ferramenta também ajuda a resolver problemas do site que estejam afetando o ranqueamento da página, visualizar informações sobre o tráfego, links para seu site e indexação.

Com o Google Search Console, você consegue observar dados sobre a usabilidade do site em dispositivos móveis, incluindo o número de acessos e a velocidade de carregamento nos aparelhos.

Assim como outras ferramentas do Google, como o Analytics e o Tag Manager, o Google Search Console é uma ferramenta indispensável para estratégias de marketing jurídico. Veja como ativá-lo!

Como fazer o cadastro no Google Search Console?

O Google Search Console pode ser utilizado gratuitamente. No entanto, você precisa incluir o site do seu escritório na ferramenta para que ele colete os dados e faça a análise completa. Confira o passo a passo!

Passo 1. Acesse o site do Google Search Console e clique na opção “Iniciar agora”.

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Passo 2. Na tela seguinte, você deve escolher como deseja configurar o seu site na ferramenta. Você pode incluir o domínio completo, incluindo os subdomínios, ou, se preferir, um prefixo da URL.

Nesse sentido, indicamos que você escolha a opção “Domínio”, porque ela fará o mapeamento de todas as URLs em todos os subdomínios. Desse modo, você terá dados completos do site.

Assim, na opção “Domínio”, coloque o endereço do seu site. Não esqueça de retirar o HTTPS ou HTTP do endereço para fazer o cadastro. Em seguida, clique em “Continuar”.

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Passo 3. Logo depois da confirmação, aparecerá uma janela para que você verifique a propriedade do domínio com o registro DNS. A partir disso, você deve copiar o registro TXT e colá-lo na área de configurações de DNS do provedor do seu site, como na imagem abaixo.

Em seguida, basta clicar em “Verificar” ou “Verificar mais tarde” para validar a propriedade. Porém, vale lembrar que a liberação pode levar algum tempo. Então, tente novamente após 24 horas caso não verifique.

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Após confirmar a validação, o Google Search Console estará pronto para ser usado.

Ainda está com dúvidas sobre a importância da ferramenta do Google no marketing jurídico? Veja os motivos para usá-la em sua estratégia.

Por que usar o Google Search Console no marketing jurídico?

O Google Search Console possui fácil implementação e deve fazer parte da rotina do marketing digital para advogados. Nesse sentido, há uma série de razões para configurá-lo. Entenda abaixo!

1. Verificação de páginas indexadas

O Search Console permite observar quais páginas aparecem no motor de busca do Google. Desse modo, você tem como saber quais conteúdos estão trazendo maior tráfego.

Além disso, a ferramenta traz diagnósticos relacionados à localização das páginas, por exemplo, se elas estão sendo observadas pela ferramenta de busca do Google.

Caso as páginas não estejam sendo localizadas, o Google Search Console indicará os motivos e como você pode resolver o problema.

2. Status de segurança do site

Outra funcionalidade importante sobre o Google Search Console está na possibilidade de avaliar a segurança do site. Nesse sentido, ele fará uma varredura completa para localizar falhas na página.

Quando o site possui problemas de segurança, o Google pode entender que a página apresenta riscos para o usuário e compromete dispositivos e contas. Assim, ele acaba penalizando o site ou diminuindo posições na página de busca.

Com o Search Console, você pode receber os dados relacionados à segurança e, em seguida, aplicar mudanças que melhorem a relação do usuário com a página.

3. Análise de tráfego e acessos

Quer saber quantos usuários acessaram o seu site jurídico? O Search Console traz relatórios com as interações feitas em cada página. Assim, você também consegue observar quais espaços tiveram mais visitas e conversões.

É possível acompanhar o desempenho do site em diferentes meses e, com isso, verificar o resultado das ações de marketing. Desse modo, você consegue ajustar campanhas e conteúdos de acordo com os números mostrados.

O Google Search Console traz as palavras-chave que levaram o usuário até o seu site. Além disso, a ferramenta também apresenta de quais tipos de dispositivos (desktop ou mobile) o seu site recebeu acessos.

Ainda nas funcionalidades de tráfego, a ferramenta apresenta informações relacionadas a impressões do site, taxa de cliques e CTR (Click-Through-Rate).

4. Qualidade dos acessos mobile

Hoje, grande parte da população acessa a internet pelo smartphone. Por isso, os sites precisam ser responsivos. Ou seja, eles devem funcionar tanto para quem os acessa pelo computador como por meio do celular.

O Google Search Console monitora a origem do tráfego vindo de smartphones, assim como a qualidade das páginas para serem acessadas via mobile.

Na ferramenta, você consegue observar as páginas que foram aceleradas para dispositivos móveis, como está o desempenho delas e quais erros surgiram nestas páginas.

Uma estratégia para ampliar a popularidade dos sites nos mecanismos de busca é trabalhar com a linkagem interna e externa nos conteúdos. E o Search Console faz uma análise com relação aos links presentes no site.

De acordo com os resultados dos relatórios, você pode investir em ações de link building e buscar parcerias de linkagem externa. Para os links internos, você pode incluir endereços a outros conteúdos presentes no site.

Você pode usar os serviços do Google em seu site da Justamente!

Além do Search Console, o Google possui outras ferramentas que vão ajudar nas ações de marketing jurídico, como o Google Analytics e o Google Tag Manager.

Em seu site jurídico criado com a Justamente, você pode usar algumas dessas ferramentas para aprimorar as estratégias de marketing e acompanhar o desempenho na página. Você precisa contratar o plano JusPremium para fazer a integração.

No momento, o Google Search Console ainda não está habilitado em nossas funcionalidades. Entretanto, você pode aproveitar o Analytics e o Tag Manager para observar o desempenho da página.

No Google Analytics, por exemplo, você encontra uma série de funcionalidades para observar o tráfego do site, além de acompanhar o desempenho de campanhas e o perfil dos visitantes. Saiba mais!

Com a Justamente, você pode criar um site responsivo para o seu escritório de advocacia. Em até 5 minutos, tenha uma página para divulgar os seus serviços jurídicos e ampliar sua presença online. Comece agora!

Está com dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

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