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Google Meu Negócio para advogados: como aparecer no Google para clientes locais?

Equipe Justamente 08/09/21

Para advogados, o Google Meu Negócio pode ser uma boa ferramenta para ser encontrado facilmente no Google. Fácil, prática e gratuita, a plataforma permite que os seus clientes em potencial encontrem o seu escritório, principalmente aqueles que estiverem perto de você.

Sabe quando você pesquisa por “restaurantes” no Google e tem os resultados dos estabelecimentos ao redor, com endereço e horário de atendimento? É o Google Meu Negócio que viabiliza essa exibição, que, mesmo de forma tímida, pode atrair clientes para o seu escritório.

A seguir, entenda como você pode usar o Google Meu Negócio para advogados e veja outras dicas para dar mais visibilidade ao seu escritório e site.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita, disponibilizada pelo Google, que permite que os escritórios de advocacia, assim como qualquer outro tipo de empresa, apareçam na primeira página do buscador.

Trata-se de uma forma de anúncio totalmente gratuita, e muito útil para a captação de clientes, sem que sejam desrespeitadas as normas da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ao fazer o cadastro do seu escritório no site, você possibilita que as pessoas te encontrem não só em uma pesquisa no Google, como também no Google Maps. Assim, elas terão o nome do seu escritório, endereço, meios de contato, horários de atendimento, entre outras informações.

Na imagem abaixo, é possível ver como os resultados do Google Meu Negócio aparecem para os pesquisadores.

Google Meu Negócio para advogados

Por que usar o Google Meu Negócio para advogados?

A utilização do Google Meu Negócio proporciona diversos benefícios para os advogados.

O primeiro deles é sobre a sua própria funcionalidade. A plataforma te ajuda a estabelecer sua presença online, o que é fundamental nos dias de hoje. Um negócio que não está na internet, praticamente não existe.

Além disso, ela também permite que você faça um anúncio totalmente gratuito do seu escritório no buscador mais usado pelo público. Nenhum valor é cobrado, e você consegue ficar na primeira página do Google e também no Google Maps.

Mais uma vantagem é que você se deixa ser encontrado por possíveis clientes que já estão perto de você, mas que ainda não te conhecem. A ferramenta é perfeita para clientes locais, especialmente aqueles que buscam por advogados da sua área de atuação e no seu local de atendimento.

Com o cadastro, você disponibiliza facilmente as principais informações sobre o seu escritório: telefones para contato e site jurídico, horários de atendimento e endereço.

Por fim, você agrega mais credibilidade ao seu negócio. O próprio Google afirma que as empresas cadastradas na plataforma têm o dobro de chances de serem consideradas respeitáveis pelo público.

Sendo assim, seu escritório só tem a ganhar com o Google Meu Negócio.

Como usar o Google Meu Negócio para o meu escritório?

Para utilizar o Google Meu Negócio e impulsionar o seu escritório no buscador mais utilizado na internet, é necessário criar uma conta na plataforma. Se você já tem uma conta no Gmail, YouTube ou Drive, pode usá-la.

O seu primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar agora”. Coloque o seu e-mail e senha para prosseguir.

Na tela seguinte, coloque o nome do seu escritório. Caso você já tenha feito um cadastro da sua empresa no Google Maps, o nome dela irá aparecer. Se ainda não, clique em “Inclua sua empresa no Google”.

Você deverá preencher todos os campos com as informações necessárias. Sendo assim, informe o nome do seu escritório, a sua categoria (Advogado ou Escritório de advocacia), se você quer adicionar um local que possa ser visitado pelos clientes, o endereço completo do escritório, se você também atende clientes fora do local que você está cadastrando, o seu telefone e o seu site jurídico.

Na próxima etapa, a plataforma do Google Meu Negócio pedirá uma confirmação de endereço. Nisto, o Google enviará uma carta para o endereço cadastrado. Com a carta em mãos, você deverá seguir os passos inscritos nela e, assim, ativar a sua conta para que o seu escritório apareça no buscador a partir das pesquisas.

Por fim, você poderá gerenciar e editar todas as informações do seu negócio cadastrado, colocando dias e horários de atendimento, áreas de atuação, uma descrição do escritório e até imagens.

O que fazer para o meu escritório realmente ficar na primeira página do Google?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta indispensável para os advogados, uma vez que permite que o seus respectivos escritórios apareçam facilmente no Google a partir de uma pesquisa específica.

No entanto, existem algumas estratégias que podem te dar ainda mais visibilidade. Por mais que o seu escritório esteja, sim, no Google, o buscador não mostra todas as opções logo de primeira – é preciso que a pessoa clique em “Ver tudo” para ver mais resultados.

Sabendo disso, é importante que o seu escritório esteja entre os primeiros resultados, para que as chances de ter uma contratação aumentem.

Antes de tudo, é fundamental que a sua ficha (o cadastro do seu escritório na plataforma) esteja verificada e totalmente completa, com todas as informações possíveis.

Portanto, não deixe de autenticar o seu cadastro depois que receber a carta do Google, e de colocar todas as informações essenciais. Isso é importante para ter um bom rankeamento e também para deixar o seu cliente em potencial ciente sobre os seus serviços, horários e outras coisas.

Nessa parte, defina uma boa categoria principal, assim como as categorias adicionais. A principal deve ser a que melhor representa o seu escritório, enquanto as adicionais podem ser sua área de atuação (advogado criminalista, trabalhista, de família, etc.).

Atente-se também ao nome da sua empresa na plataforma. Para conseguir uma boa posição, você pode colocar palavras-chave relacionadas junto com o nome do seu escritório. No entanto, tenha muito cuidado: faça isso com moderação. A grande quantidade desses termos pode fazer com que algum concorrente ou até mesmo o Google te reporte, o que pode te prejudicar.

É importante que as palavras-chave também sejam encontradas no site cadastrado, ou seja, no seu site jurídico. Isso ajuda não apenas no rankeamento no Google Meu Negócio, como no rankeamento em geral (em pesquisas gerais).

Outro fator de influência é o número de avaliações no Google, assim como a sua nota. Por mais que isso não dependa diretamente de você, ainda é possível pedir a um cliente que escreva no Google como foi a experiência com o seu escritório. Quanto mais avaliações e melhor a sua nota, mais atrativo o seu negócio fica.

A última dica é referente ao seu site de advogado. No Google Meu Negócio, além de dar informações de contato, horário e endereço, é bom que você também divulgue o site do seu escritório, agregando mais credibilidade ao seu anúncio.

Mesmo com todas as informações já fornecidas por você, alguns clientes podem procurar especificamente o seu site. Se você não tiver um, você pode perder oportunidades.

Como criar um site de advogado?

Por mais que o Google Meu Negócio ajude os advogados a estabelecerem a sua presença digital, ele não deve ser a única ferramenta online a ser utilizada.

Desenvolver um site para o seu escritório te ajuda não apenas a conquistar uma boa posição na plataforma de anúncios gratuitos do Google, como também traz mais credibilidade e seriedade para o seu negócio, atraindo mais clientes.

No entanto, essa tarefa pode não ser tão simples. A criação de um site pode demandar bastante trabalho ou muito dinheiro. Sabendo disso, a Justamente permite que você crie o seu site de advogado em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar por isso.

A Justamente é uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, permitindo que você tenha uma página séria e profissional em pouco tempo.

Além disso, os sites também são responsivos, possuem ótima usabilidade e estão de acordo com as normas da OAB com relação às cores utilizadas nos temas oferecidos.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento.

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, e utilizá-lo no Google Meu Negócio, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

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