Menu
Justamente
Entrar Criar site

Facebook Ads para advogados: como anunciar nesta rede social?

Equipe Justamente 28/09/21

O Facebook Ads para advogados é uma forma de anunciar nessa rede social. Para ampliar a visibilidade do seu escritório, o profissional do Direito pode compartilhar conteúdos relevantes nas redes sociais e, ainda, impulsioná-los – o que é permitido pelo novo provimento da Ordem dos Advogados do Brasil sobre a publicidade.

Ao criar uma conta no Facebook, é possível atrair um público leitor com posts interessantes sobre a sua área de atuação. No entanto, quando você impulsiona determinado conteúdo, ele chega a um número maior de pessoas, o que, consequentemente, aumenta suas chances de conseguir mais clientes.

Já tem um perfil na rede social, mas quer atingir um público maior? Entenda como o Facebook Ads funciona para advogados e saiba como essa estratégia pode ser boa para o seu marketing jurídico.

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook. Por ela, é possível criar diferentes anúncios, com diferentes objetivos, mas com a mesma essência: dar mais visibilidade ao seu escritório.

Sendo assim, o advogado não precisa recorrer a outra ferramenta de anúncios para utilizar na rede social, uma vez que o próprio Facebook oferece uma opção de criação de anúncios.

São vários tipos e formatos de propagandas que podem ser veiculadas, assim como as várias opções de segmentação – escolhendo o público certo para o seu anúncio, fica mais fácil para conquistar clientes do que enviando-o para qualquer pessoa, sem os critérios adequados.

Sabendo que o Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros – de acordo com um estudo realizado pelas empresas We Are Social e Hootsuit em 2020 -, divulgar os seus serviços nessa plataforma é uma excelente estratégia para ampliar sua visibilidade.

Como o Facebook Ads funciona para advogados?

O Facebook Ads permite que os advogados divulguem seus respectivos escritórios para mais pessoas, aumentando suas chances de novas contratações.

Por mais que seja pouco provável que as pessoas procurem por serviços jurídicos no Facebook, utilizar a ferramenta permite que você seja conhecido.

Por exemplo: um trabalhador com carteira assinada que está precisando de auxílio jurídico, ao navegar pela rede social, pode encontrar o seu anúncio sobre direitos trabalhistas- mesmo sem estar procurando por advogados naquele momento – e se interessar pelos seus serviços.

A ferramenta de anúncios do Facebook leva o seu conteúdo além, colaborando para a construção da sua autoridade digital e identidade como referência na sua área de atuação. Assim, por mais que você não consiga clientes de imediato, o nome do seu escritório será conhecido e facilmente lembrado quando houver necessidade.

O Facebook Ads é permitido para advogados?

De acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB e, mais recentemente, com o Provimento 205/2021, é permitido ao advogado desenvolver o marketing de conteúdo pelas redes sociais e impulsionar tais conteúdos. Sendo assim, o profissional pode, sim, usar recursos financeiros para compartilhar seu conteúdo com um público maior do que o já existente e conseguir mais clientes.

No entanto, alguns cuidados são necessários. Os documentos que contêm as normas sobre a publicidade na advocacia dizem que ela deve ser meramente informativa, com caráter educativo e instrutivo, sem configurar mercantilização ou captação de clientela, e mantendo a discrição e sobriedade da profissão.

Isso significa que qualquer conteúdo criado pelos advogados, seja nas redes sociais ou no blog do site jurídico, deve ter o único objetivo de explicar determinado assunto para o leitor, deixando-o informado sobre o tema. Expressões que estimulam a contratação de um profissional jurídico ou o litígio são vedadas pela Ordem.

Além disso, o próprio Anexo Único do Provimento 205/2021 permite o impulsionamento nas redes sociais, “desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos”.

Como configurar o pagamento do anúncio?

Antes de usar o Facebook Ads para advogados, é importante que você configure a forma de pagamento. Como a ferramenta não é gratuita, ela descontará os valores envolvidos de um saldo pré-pago, que pode ser verificado a qualquer momento pelo Gerenciador de Anúncios.

Para começar, acesse a página inicial do Gerenciador de Anúncios, clicando no menu, no canto superior do seu perfil no Facebook. Depois, acesse a opção “Todas as ferramentas” na barra lateral esquerda e clique em “Cobrança”.

cobranca-fb-ads
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Na página seguinte, clique em “Configurações de pagamento”, na parte superior da tela e, depois, em “Adicionar forma de pagamento”. Em seguida, selecione a sua localização, moeda e fuso horário, e o modo que você quer fazer o pagamento – cartão de crédito ou débito, PayPal ou boleto bancário.

Ao selecionar o modo da sua preferência, você deverá definir o valor que ficará no seu saldo pré-pago. É com esse saldo que você pagará os anúncios criados. Neste passo, é interessante que você não comece com quantias muito altas, pois sua conta pode ser bloqueada, principalmente se for uma conta nova.

Feito o pagamento, você já poderá criar o anúncio.

Passo a passo para criar um anúncio no Facebook Ads

Você pode criar um anúncio sobre o seu escritório e serviços prestados no Facebook Ads em 7 passos. Porém, antes de ir para a criação, é importante que você tenha um perfil no Facebook e uma página para o seu escritório.

Vale saber que a sua conta pessoal na rede social não pode ser recém-criada ou com poucas semanas de criação. Ela deve ter, no mínimo, 1 ano de uso. Além disso, a página do seu escritório é fundamental, uma vez que é ela quem aparecerá nos anúncios, e não o seu perfil pessoal.

Se o seu escritório ainda não tem uma página no Facebook, você pode criar uma acessando o seu perfil pessoal, clicando em “Páginas”, “Criar Página” e depois, preenchendo os campos com os dados necessários.

Passo 1. Acesse o Gerenciador de Anúncios

O primeiro passo da criação do seu anúncio é acessar o Gerenciador de Anúncios, uma plataforma onde é possível gerenciar todos os anúncios criados por você. É por ele, também, que você analisa os resultados obtidos com as suas campanhas, podendo ter uma visão melhor sobre o seu investimento.

Para acessá-lo, entre na sua conta pessoal do Facebook, clique em “Menu”, no canto superior direito (ao lado da sua foto de perfil), e desça a tela até a seção “Profissional”. Depois, clique em “Gerenciador de Anúncios”.

Com a página aberta, clique no botão verde “Criar” para dar início à criação do anúncio.

passo-1-fb-ads
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 2. Selecione o objetivo da campanha

Na página seguinte, você verá algumas opções para selecionar. Nela, é preciso escolher o objetivo da campanha. É importante que você dê atenção a essa etapa, pois ela pode influenciar diretamente o resultado do seu anúncio.

passo-2-fb-ads
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

As opções são divididas entre Reconhecimento, Consideração e Conversão. Em cada categoria, você pode passar o mouse sobre as opções para saber um pouco mais sobre como elas funcionam. Assim, fica mais fácil para definir o seu objetivo.

Exemplos de objetivos que podem ser bons para a sua campanha são o de Reconhecimento da marca, Tráfego e Engajamento. Eles permitem, respectivamente, que o seu público conheça o nome do seu escritório e se lembre de você, acesse o seu site e tenha mais interações com a sua rede social.

A opção escolhida para este passo a passo foi a de Tráfego, que é a mais utilizada pelas empresas ao anunciar pelo Facebook.

Depois de clicar sobre o objetivo desejado, basta clicar em “Continuar”.

Passo 3. Dê um nome à sua campanha e defina alguns detalhes

É interessante que você dê um nome à sua campanha, para ter mais facilidade ao identificá-la posteriormente. Portanto, logo no primeiro campo da tela seguinte, defina esse dado.

Em “Categorias de anúncio especial”, deixe como está – não precisa selecionar nenhuma categoria -, assim como em “Tipo de Compra” e “Objetivo da campanha”.

passo-3-fb-ads
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

A opção “Teste A/B” permite que você faça testes com versões diferentes do seu anúncio, vendo qual delas te traz melhores resultados. Já na opção “Otimização do orçamento da campanha”, você define quanto vai investir na campanha, seja diariamente ou em todo o período em que ela estiver ativa.

Para finalizar essa etapa, clique em “Avançar” e, se quiser, defina um nome para o seu grupo de anúncios.

Passo 4. Estabeleça valores, períodos e horários

Na próxima etapa, você verá a seção “Tráfego”. Nela, é preciso escolher para onde você quer levar o seu público – seu site, aplicativo, Messenger ou WhatsApp. Sabendo que o marketing jurídico deve ser meramente informativo, o mais recomendado é que você leve os usuários atingidos para o seu site.

Em seguida, defina novamente o seu orçamento diário ou total, informando quanto você investirá por dia ou pela campanha toda. Defina, também, a data de início e término (se houver) da sua campanha, e o horário em que os anúncios serão veiculados.

passo-4-fb-ads
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 5. Escolha o seu público-alvo

Esse é um dos passos mais importantes na criação do seu anúncio. Selecionando o público-alvo correto, as chances de conquistar mais clientes aumentam. Já se você atingir o público errado, não terá o resultado esperado e perderá o valor do investimento.

Comece escolhendo a localização – se o seu escritório só atende presencialmente, é interessante que o anúncio atinja somente as pessoas que realmente têm como ir até você. Ou seja, o raio de alcance do anúncio não deve ser muito distante do seu escritório.

Depois, escolha as idades mínima e máxima, e o gênero do público. Observe que, ao fazer as alterações, a barra no lado direito também será alterada. É por ela que você pode verificar uma estimativa do alcance da sua campanha e de cliques recebidos no link disponível no anúncio – no caso, o seu site.

Além de analisar os números na parte de “Resultados”, se atente também à “Definição de público”. Evite que o nível esteja no “Amplo”, permanecendo nas barras verde e vermelha, a fim de ter um público mais específico.

passo-5-fb-ads
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Em “Direcionamento detalhado”, você consegue segmentar ainda mais o seu público-alvo. Clicando em “Editar”, você pode filtrar por interesses, comportamentos, entre outras coisas. Se você é um advogado de família, por exemplo, algumas sugestões de filtro são “maternidade”, “criação de filhos”, “divorciado(a)”, entre outras.

Por fim, selecione o idioma do anúncio e salve o público, até mesmo para utilizá-lo em outro anúncio, se for o caso.

Passo 6. Defina o posicionamento do anúncio

O posicionamento do anúncio é onde ele aparecerá para o público definido. A primeira opção, “Posicionamentos automáticos (recomendado)”, te dá menos trabalho, uma vez que faz com que o seu anúncio seja distribuído da forma recomendada pela própria plataforma.

Já escolhendo a opção “Posicionamentos manuais”, você consegue definir como o seu anúncio será distribuído. Sendo assim, é possível escolher em quais dispositivos ele será veiculado, assim como em quais redes sociais (Facebook, Audience Network, Instagram e Messenger) e em quais formatos (feed, stories, entre outras).

passo-6-fb-ads
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Concluído este passo, clique em “Avançar”, no canto inferior direito da página.

Passo 7. Crie o conteúdo do anúncio e defina os últimos detalhes

Na última página, você deve definir os últimos detalhes do seu anúncio e criar o conteúdo que será veiculado. Escolha um nome para o anúncio, a página que você quer promover por ele e a conta do Instagram, se você quiser levar o anúncio para essa plataforma também.

passo-7-fb-ads
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Na seção “Configuração do anúncio”, você pode tanto criar o anúncio na mesma hora, quanto usar um conteúdo que já foi publicado na sua página. Caso escolha a primeira opção, você deverá definir o formato do post, a ilustração ou vídeo, o texto principal, o título e a descrição, a URL do seu site ou da página do site para qual você quer levar o público, e o seu chamado para ação. Para afastar qualquer relação do seu anúncio com a mercantilização, uma boa opção é o “Saiba mais”.

Feito isso, clique em “Publicar”. Você não precisa fazer alterações no campo “Idiomas”, pois já definiu o idioma do seu anúncio, e, por enquanto, nem no “Rastreamento”, pois trata-se de uma ferramenta mais avançada.

Em seguida, você será redirecionado para a página inicial do Gerador de Anúncios. Será possível ver que o seu novo anúncio estará em análise. Ele terá esse status por até 24 horas, em média, podendo ser um tempo menor. Após esse tempo, seu anúncio estará publicado.

Ainda não tem um site jurídico? Faça o seu com a Justamente!

Um dos objetivos em utilizar o Facebook Ads para advogados é levar o público atingido para determinado link, que pode ser o seu site. Com isso, além de você ganhar mais reconhecimento, você também atrai mais visitantes para o site do seu escritório.

Porém, nem todo advogado já possui um site próprio. Diferente das redes sociais, o site é uma página que transmite mais credibilidade e profissionalismo, agregando muito mais valor ao negócio, e, por essa razão, pode demandar muito trabalho ou muito dinheiro.

Apesar disso, essa não é uma tarefa impossível. Com a Justamente, você pode criar o seu próprio site em menos de 5 minutos e ter uma página profissional para apresentar aos seus clientes de forma rápida e prática.

A Justamente é uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são desenvolvidos por programadores, web designers e desenvolvedores, o que garante total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento.

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, e utilizá-lo no seu anúncio do Facebook Ads, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

Veja também!