O principal objetivo de alguns recém-formados em Direito é a abertura da própria empresa de advocacia para realizar atendimentos jurídicos. Entretanto, nem sempre é viável abrir um escritório logo no início da carreira.
O gerenciamento de uma empresa de advocacia requer uma série de cuidados, pois os advogados lidam diretamente com as etapas de gestão, além dos atendimentos jurídicos. Esses processos precisam de uma execução correta para oferecer bons serviços aos clientes.
Por mais que haja certa independência em abrir a própria empresa de advocacia, os advogados acabam assumindo uma série de responsabilidades. Além disso, os especialistas precisam lidar diretamente com assuntos financeiros e processos até então desconhecidos.
É um grande desafio abrir o próprio escritório de advocacia? Sim, em muitos casos. Mas também existem motivos para apostar na criação do empreendimento. Veja abaixo os passos essenciais para abrir uma empresa de advocacia e as vantagens que o negócio pode proporcionar.
6 etapas para abrir uma empresa de advocacia
Como dissemos acima, a abertura de uma empresa de assessoria e serviços jurídicos passa por diferentes etapas. Afinal, os advogados devem oferecer os atendimentos e lidar com processos de gestão do negócio.
Outro detalhe importante está na escolha da região de atendimento, possíveis sócios, capital inicial para as atividades, entre outras informações. Por isso, é fundamental criar um planejamento e segui-lo com atenção.
Abaixo reunimos as etapas principais para começar uma empresa de advocacia e gerenciar os processos com maior atenção. Confira!
1. Defina a área de atuação e serviços jurídicos do negócio
Os advogados com um negócio no ramo jurídico precisam definir os serviços que serão oferecidos pelo escritório. Além disso, considerar as áreas de atuação que o profissional pretende exercer também é um passo importante para aprimorar os atendimentos.
A advocacia possui uma série de especializações que abrangem empresas, organizações e pessoas físicas. Os profissionais que atribuem a atividade do escritório em segmentos objetivos conseguem personalizar os serviços. Por isso, vale a pena determinar quais são os clientes a serem captados.
Os advogados também costumam se especializar em áreas distintas ao longo da carreira. Por esta razão, é comum oferecer os serviços de acordo com as formações. Mas, no início da atividade do escritório, é importante focar apenas em algumas áreas para proporcionar atendimentos com maior qualidade.
É importante considerar que, ao oferecer uma quantidade maior de serviços no início do escritório, os advogados podem lidar com um volume de processos diversificados. Isso pode atrapalhar a execução dos serviços. Contudo, fique atento na hora de montar o catálogo de serviços jurídicos.
2. Escolha a região de atendimento da empresa de advocacia
Um detalhe fundamental antes de fazer a abertura do escritório é a escolha do local de atendimento. Nessa fase, é importante que o advogado escolha um espaço onde os clientes tenham fácil acesso e possam ser atendidos com conforto.
Hoje, os advogados têm uma certa flexibilidade para oferecer serviços jurídicos, principalmente por conta dos aparatos tecnológicos. Entretanto, um ponto fixo de atendimento e consultoria proporciona maior credibilidade para os serviços jurídicos.
Antes de assinar contratos de locação, os advogados precisam considerar os custos com aluguel. Saiba que, quanto mais próximos os locais estiverem de regiões metropolitanas, maiores serão os custos. Então, é necessário analisar de forma completa os custos com a locação.
Além disso, os valores relacionados à possíveis reformas e adaptações do local precisam entrar no orçamento. Lembre-se que o local deve transmitir os valores do escritório e um atendimento sério para os clientes.
Outro detalhe indispensável que requer a atenção dos advogados está nos escritórios que já atuam na região onde o negócio será aberto. É necessário verificar quais são os serviços e áreas de atuação do local, pois pode ser uma oportunidade de oferecer novos tipos de consultoria.
É possível abrir um escritório de advocacia em casa?
Alguns advogados também acabam realizando atendimentos dentro do ambiente residencial. Nesses casos, as consultorias precisam acontecer em um local cômodo e reservado, que transmita a seriedade e credibilidade do trabalho jurídico.
Se for possível, os profissionais devem separar um local apropriado da residência, que fique distante do convívio familiar. Assim, é possível organizar os atendimentos e trabalhar em um local adequado.
Vale ressaltar que é importante observar em quais níveis os atendimentos vão ocorrer, porque é necessário emitir certidões que sigam a legislação.
3. Invista nos equipamentos da empresa de advocacia
As competências do advogado são fundamentais para oferecer os serviços jurídicos, mas os equipamentos que ajudam na execução do trabalho também são essenciais.
Geralmente, os advogados necessitam de um bom computador, mesas de escritório, cadeiras e outros objetos que ajudem no trabalho diário. A partir disso, é possível aprimorar os serviços da empresa de advocacia.
Na montagem do escritório, espera-se que os profissionais pesquisem os preços dos objetos e comprem equipamentos que atendam às demandas do local, sem gastar altas quantias.
Os custos com móveis e equipamentos eletrônicos são importantes, mas é fundamental relembrar que existem outros custos para manter o escritório. As contas de energia elétrica e água, por exemplo, precisam constar no orçamento mensal.
4. Busque por parceiros e sócios
Como mostramos até o momento, a criação de uma empresa de advocacia possui uma série de etapas. Então, por que não reparti-las com colegas e sócios para organizar o escritório em menor tempo?
Hoje, uma boa parcela dos escritórios funcionam com acordos de sociedade. Dessa forma, a empresa de advocacia é gerenciada por um grupo de advogados, o que ajuda na oferta e gestão de serviços.
Antes de firmar uma parceria ou sociedade, os profissionais precisam avaliar as competências do advogado, pois elas devem agregar valor à empresa e estarem de acordo com o perfil da empresa.
Outro detalhe fundamental é registrar as responsabilidades, direitos e mais informações da sociedade em contratos. Desse modo, é possível regularizar a parceria e, perante à lei, o acordo é aceito por ambas as partes.
5. Invista no marketing jurídico
Junto com a criação da empresa de advocacia, os profissionais têm que investir em ações de divulgação. Dessa forma, o escritório terá uma visibilidade ampla e pode atrair um número maior de clientes.
Com relação às práticas de marketing jurídico, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desenvolveu o Provimento 205/2021. As regras relacionadas à publicidade jurídica impedem que os valores presentes na advocacia sejam prejudicados.
Sobre as placas de identificação que costumam ficar na fachada dos escritórios, o Provimento indica que elas podem ser usadas, até mesmo na residência do profissional. Mas o material não pode ser luminoso, além de respeitar as dimensões do local e os critérios de sobriedade e discrição.
O documento da OAB também traz normas equivalentes às estratégias de marketing digital. Os advogados estão liberados para utilizar as redes sociais, mas os conteúdos precisam ser meramente informativos e educativos.
Qualquer conteúdo ou campanha que transmita a ideia de mercantilização ou captação de cliente está fora dos padrões exigidos pela OAB. Fique atento!
6. Considere as normas da OAB e do estado
O funcionamento adequado do escritório também depende da inscrição em órgãos estaduais, federais e na própria OAB. Nesse sentido, os advogados também precisam ficar atentos com relação à emissão de certos registros.
Junto à prefeitura do estado, o escritório precisa ter um cadastro na Junta Comercial, alvará de funcionamento e o registro da empresa.
Outros registros necessários são a emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a inscrição na Previdência Social e, por último, o contrato social junto à OAB.
Esses documentos garantem uma operação correta ao escritório, evitando possíveis problemas posteriores com o estado. Não esqueça!
Já pensou em abrir um escritório de advocacia digital?
Com o avanço da tecnologia, os advogados conseguem abrir o próprio escritório sem uma unidade física de atendimento. Nesse sentido, é uma saída para prestar atendimentos, sem gastar tantos recursos com um ponto físico de consultoria.
Entretanto, as regras relacionadas ao exercício da profissão à distância devem seguir os padrões do atendimento presencial. Sendo assim, os advogados precisam respeitar a privacidade dos clientes, além de manter um trabalho sério e com credibilidade.
No escritório digital, os advogados também precisam pensar em ferramentas e soluções que facilitem os atendimentos. O investimento em computadores e câmeras para fazer chamadas de vídeo, por exemplo, estão entre as prioridades que ajudem a criar um bom serviço.
Contudo, o escritório digital é um caminho para que os advogados consigam prestar serviços, mas também possam ampliar os parâmetros da carreira. Saiba mais sobre o método de trabalho!
Tenha um site jurídico para a sua empresa de advocacia!
Os advogados com o desejo de abrir uma empresa de advocacia precisam considerar a presença online do negócio. A partir disso, é necessário criar um site jurídico, que apresente os serviços e áreas de atuação do escritório online.
A criação da página pode parecer uma tarefa complexa para alguns profissionais, mas saiba que existem plataformas desenvolvidas especialmente para os profissionais que desejam ter o próprio site, como a Justamente.
Em nossa plataforma, o advogado tem acesso aos recursos necessários para criar um site responsivo. Além disso, é possível incluir as informações do escritório e personalizar a página para atrair mais clientes.
Para criar um site na Justamente, faça um cadastro com e-mail e senha. Em seguida, informe dados do escritório, como advogados, serviços e áreas de atuação. Por fim, escolha um tema para o site e publique-o. Veja o processo completo.
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