Menu
Justamente
Entrar Criar site

E-mail para advogado: como criar um endereço personalizado?

Equipe Justamente 19/04/22

Para o advogado, ter um e-mail personalizado com um domínio único que remete ao seu escritório mostra mais profissionalismo e lhe dá mais credibilidade.

Pense na seguinte situação: um cliente em potencial recebeu uma indicação sua e entrou em contato com você por telefone para verificar algumas coisas. Vocês combinam que você irá enviar mais detalhes por e-mail, porém, seu e-mail não tem um domínio personalizado, o que acaba causando, a princípio, certa estranheza ao destinatário.

Essa estranheza não significa que você perderá o cliente. Afinal, ele abrirá o e-mail e verá que o assunto realmente tem a ver com a conversa que vocês tiveram ao telefone. Porém, ao enviar uma comunicação com um endereço eletrônico personalizado, seu escritório apresenta uma qualidade superior.

Ainda não tem um endereço personalizado? Veja como você pode criar o seu e-mail para advogado com um domínio único e agregar mais credibilidade ao seu negócio.

Como criar um e-mail de advogado personalizado?

Resumidamente, para criar um e-mail personalizado para o seu escritório, você deve ter um domínio e hospedá-lo em uma plataforma que oferece este tipo de serviço, e que também tenha a opção de criação de e-mail profissional.

Portanto, vamos aos passos necessários. O primeiro é ter um domínio, que é a parte depois do @ do seu e-mail. No caso, um exemplo é [email protected]íniodoseuescritório.com.br ou .adv.br.

Existem vários sites na internet onde você pode comprar o domínio que você deseja, como o Registro.br, GoDaddy, Hostinger, Locaweb, Hostgator, Hostnet, entre outros. Verifique a disponibilidade do domínio desejado e faça a compra.

Em seguida, você deve fazer a configuração do domínio no site de hospedagem. Antes, certifique-se de que o site oferece a opção de criação de e-mail.

Assim, vale lembrar que todo esse processo não é gratuito. Primeiramente, você terá que desembolsar um valor na compra do domínio e, depois, na hospedagem. Mesmo que a criação do e-mail esteja inclusa no pacote, ainda assim você terá que pagar pela hospedagem em si.

Após encontrar a hospedagem do seu e-mail, ainda é preciso encontrar um provedor de serviços de e-mail para que você consiga administrar as suas comunicações. Em alguns casos, o site de hospedagem também oferece esse serviço.

Uma alternativa é usar o Google Workspace, o antigo G Suite. Trata-se de um pacote de aplicativos de produtividade e colaboração, que oferece e-mail comercial, agendas compartilhadas, criação e edição de documentos online, entre outros recursos.

O advogado que preferir ou que já tiver um site sem a opção de criação de e-mail pode utilizar a ferramenta do Google como um auxílio para hospedar seu e-mail personalizado e, ainda, ter acesso aos demais recursos da empresa.

Neste caso, você irá trabalhar com a interface do próprio Gmail, porém, com o seu domínio no lugar de @gmail.com.

Como deve ser o e-mail do meu escritório?

Além de saber como criar um e-mail de advogado personalizado, é interessante se atentar a alguns detalhes.

Se você já tiver um domínio antes de criar seu endereço eletrônico e quiser utilizá-lo nessa tarefa, lembre-se de que o e-mail ficará exatamente como é o domínio.

Isso significa que se você tiver um domínio .com.br, seu e-mail será assim, e não .adv.br ou qualquer outro sufixo diferente. Caso você queira que seja diferente, a solução é comprar outro domínio.

Além disso, vale a pena pensar um pouco antes de registrar o seu domínio. É possível utilizar o nome do seu escritório, mas tenha cuidado para não ficar algo muito difícil de entender e, consequentemente, de se memorizar.

Nomes muito difíceis ou longos para o domínio podem trazer problemas para a comunicação entre seus clientes e seu escritório. Isso porque a chance de haver erros na digitação do endereço eletrônico é grande, o que faz com que você não receba os devidos recados.

Caso o nome do seu escritório seja comprido e tenha uma escrita não tão simples, você pode simplificar e usar abreviações, como apenas as iniciais, por exemplo.

Evite, também, números no domínio, já que eles podem ser identificados como tentativas de fraude por alguns filtros antispam, e não chegar diretamente à caixa de entrada do destinatário.

Por fim, caso alguma parte do seu e-mail de advogado personalizado seja acentuada ou possua outro sinal gráfico, como o Ç, não esqueça de avisar seus clientes e potenciais clientes que esses sinais ficam de fora do e-mail, sendo substituídos por letras normais.

Por que ter um e-mail personalizado?

Não apenas na área jurídica, mas o e-mail profissional é importante e faz a diferença para qualquer negócio.

O escritório que possui um site personalizado mostra mais profissionalismo aos seus clientes e demais pessoas, além de agregar mais credibilidade e confiança junto ao seu público.

Vendo que o e-mail recebido tem um domínio personalizado e que remete ao seu escritório, não haverá desconfiança da parte do destinatário. Pelo contrário, você oferece segurança ao cliente, que saberá que a comunicação é, de fato, do seu escritório, e poderá te passar todas as informações necessárias sem medo.

Além disso, a pessoa reconhecerá a seriedade do seu escritório, o que só traz benefícios para a sua imagem, e você poderá se destacar entre os demais profissionais que utilizam e-mails genéricos.

Dê destaque ao seu site com o seu e-mail profissional

Se você já tem um site jurídico, é interessante que você utilize o mesmo domínio no seu e-mail profissional, tanto para que exista um padrão no seu escritório, quanto para que você não tenha que comprar outro domínio.

Sendo o mesmo domínio, seus clientes e potenciais clientes podem procurar pelo seu site utilizando o domínio do seu e-mail, e encontrar a sua página profissional com todas as informações mais importantes sobre o seu escritório e conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação e serviços prestados.

Porém, caso você ainda não tenha um site, saiba que ele é tão essencial quanto um e-mail personalizado. Suas vantagens são semelhantes: seu escritório passa mais profissionalismo e credibilidade aos seus visitantes, você tem uma presença online, sua página é independente, e você ainda pode ser encontrado no Google a partir de buscas específicas, como as que utilizam a sua área de atuação como palavra-chave, por exemplo.

Nós da Justamente sabemos que a criação de um site pode ser bem complicada, podendo exigir muito tempo, trabalho ou dinheiro. Por isso, conosco você pode fazer o seu site jurídico profissional em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar nada.

Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!

Por enquanto, os sites da Justamente ainda não oferecem a opção de criação de e-mail personalizado. Porém, este é um dos recursos que, em breve, estará entre os nossos serviços. Você pode ver os nossos serviços atuais e os que serão disponibilizados em breve na nossa página de recursos.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

Veja também!