Menu
Justamente
Entrar Criar site

Como utilizar a plataforma da Justamente? Tire suas dúvidas!

Equipe Justamente 10/12/21

A plataforma da Justamente foi criada por advogados para ajudar você, advogado, que quer modernizar o seu escritório e apostar no marketing jurídico como estratégia para atrair mais clientes. Com ela, você mesmo pode criar o seu site profissional em menos de 5 minutos, de forma fácil e totalmente prática, sem pagar nada por isso.

Ter um site para o seu escritório é uma das etapas mais importantes para o seu marketing digital. Sabendo que a maioria das pessoas que precisam de serviços jurídicos procuram pelo profissional na internet antes de contatá-lo, é fundamental que você construa a sua presença digital para aumentar sua visibilidade e ser encontrado com mais facilidade.

Apesar do nosso criador de sites ser intuitivo e de fácil acesso, ainda é possível haver dúvidas sobre como utilizá-lo da melhor forma. Por isso, separamos as principais perguntas e respostas para te ajudar a entender como utilizar a plataforma da Justamente. Boa leitura!

1. Como criar um site com a Justamente?

Criar um site com a Justamente é fácil, prático e leva menos de 5 minutos. Para fazer isso, faça uma conta na plataforma com um e-mail e senha e preencha um formulário com as informações mais importantes sobre o seu escritório.

Comece colocando o nome do seu escritório, o seu logotipo (se houver), o nome do advogado e o seu número da OAB. Se for o caso, você também pode colocar o nome de outros profissionais, assim como os respectivos números da OAB.

Em seguida, selecione as áreas de atuação e os serviços prestados pelo seu escritório. Se preferir, altere os textos sugeridos de cada área de atuação, adequando-os da melhor forma ao seu negócio.

Na próxima tela, coloque os seus contatos, informando seu número de WhatsApp (se houver), telefone, e-mail profissional e endereço físico. Depois, escolha o domínio do site, isto é, o nome dele, como ficará na URL (link).

O último passo é selecionar o tema do site, de acordo com a cor e a fonte. Feito isso, você verá um protótipo da página e poderá fazer as alterações desejadas antes que ele vá para o ar. Ao ver que o site está de acordo com as suas preferências, basta clicar em “Publicar”.

Para um passo a passo completo deste processo, confira esta matéria.

2. Posso alterar algumas informações depois de selecionadas, como área de atuação, serviços ou tema?

Sim, você pode. As informações selecionadas na criação do seu site podem ser alteradas sem dificuldade. Para isso, é necessário clicar sobre a opção desejada na barra lateral direita.

É possível alterar as informações e/ou imagens da seção, deletá-la, deixá-la mais para cima ou mais para baixo e ainda deixá-la visível ou não.

alterar-informacoes-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Já para mudar as áreas de atuação, serviços prestados ou advogados do escritório, por exemplo, clique sobre a seção na página de visualização do seu site. Na janela que abrir, perguntando se você quer editar as informações já colocadas, clique em Sim, e você voltará para a página de seleção dessas informações.

alterar-areas-de-atuacao-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Além disso, você também pode alterar as cores do tema que escolheu, definir outras fontes, ou ainda alterar o tema por completo. As opções estão disponíveis na barra superior de ferramentas.

alterar-cores-fontes-temas-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

3. Fiz alterações no meu site, mas ele não está atualizando. O que fazer?

Na página de edição do seu site, é possível fazer diversas alterações, como nos textos sugeridos pela plataforma, imagens, ordem de seções, entre outras coisas. Porém, para que essas modificações realmente subam para o site, é necessário clicar no botão “Publicar”, na barra superior de serviços.

Sendo assim, não se esqueça de sempre selecionar essa opção depois de fazer qualquer atualização na sua página online.

4. Tenho total liberdade para modificar meu site com a Justamente?

Ao criar um site com a Justamente, você é quem decide as informações que estarão na página, assim como o seu design. Por mais que o site já esteja pronto, você pode alterar a ordem das seções, assim como as cores, fontes e imagens.

No entanto, é necessário se lembrar do que a Ordem dos Advogados do Brasil diz sobre a publicidade jurídica, especialmente sobre as cores e imagens utilizadas em qualquer material presente no seu marketing jurídico.

De acordo com o Código de Ética e Disciplina e com o Provimento 205/2021 da OAB, a publicidade na advocacia deve “primar pela discrição e sobriedade” da profissão, não utilizando cores extravagantes, nem imagens ou qualquer outro material que esteja em desacordo com esses princípios.

Portanto, você pode, sim, alterar as cores dos temas e as imagens da plataforma, contanto que você se atente às normas da OAB a fim de evitar punições.

Dê preferência às cores mais neutras e moderadas, sem tons muito vibrantes ou chamativos. Além disso, não utilize símbolos ou imagens ilustrativas que sejam incompatíveis com a área jurídica, nem os símbolos oficiais e os que são utilizados pela OAB.

5. Como mudar os textos que já vêm com a plataforma?

A plataforma da Justamente já traz alguns textos como modelo para que você use em algumas seções do seu site, como a “Sobre”, “Áreas de Atuação”, “Serviços” e “Advogados”.

Se preferir, você pode facilmente alterar esses textos. Para isso, é só clicar na seção desejada, na barra lateral direita, clicar em “Editar seção” e fazer as modificações.

alterar-textos-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Já para alterar a descrição de cada área de atuação selecionada, clique sobre ela na página de edição (não na barra lateral), clique em “Sim” e, no lado direito da tela, coloque a descrição de sua preferência. Depois, basta clicar em “Concluir”.

alterar-descricao-areas-de-atuacao
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

6. Como mudar as imagens que já vêm com a plataforma?

A alteração das imagens sugeridas pela plataforma da Justamente pode ser feita da mesma maneira que a alteração dos textos predefinidos.

Na página de edição, clique sobre a seção desejada na barra lateral direita, ou na própria seção, e clique em “Escolher arquivo” para fazer o upload de outra imagem.

É importante que a sua imagem já esteja no tamanho adequado, para não prejudicar o desempenho e velocidade do seu site. Por isso, deixe-a com até 1 megabyte, no máximo.

Nesta etapa, algumas ferramentas podem te ajudar. Se você já encontrou a ilustração ideal em um banco de imagens, é possível fazer o download já em um tamanho menor.

Já se isso não for possível, faça o download e, depois, reduza o tamanho por meio de sites e aplicativos que fazem esse serviço. O TinyPNG é um exemplo de ferramenta gratuita que pode ser muito útil neste processo.

7. Como colocar um botão de WhatsApp no site do meu escritório?

O botão de WhatsApp presente no site jurídico é um recurso muito importante para a sua estratégia de marketing digital. Isso porque ele permite que o seu cliente ou futuro cliente entre em contato com você de forma direta e muito mais fácil, o que pode influenciar na contratação.

Para que o botão esteja ativo no seu site, basta incluir o número do WhatsApp do seu escritório na página de contatos, que aparece no momento de criação do site.

Se você não colocou esse número inicialmente, não se preocupe. Desça até o rodapé da página de edição do site, clique sobre ele e, depois, em “Editar contatos (Tel. e E-mail)”.

Feito isso, você poderá incluir o número do WhatsApp, assim como outro telefone e/ou e-mail profissional. Ao finalizar, clique em “Salvar alteração”, e não se esqueça de clicar em “Publicar” para atualizar o site no ar.

Os links para as redes sociais do seu escritório vão aparecer no rodapé do seu site. Por isso, desça a página de edição até o rodapé, clique sobre ele e, na janela que se abrir, coloque os links das mídias.

colocar-redes-sociais-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Depois de colocar os respectivos links, aperte Enter e clique em “Publicar” para que as alterações sejam validadas na sua página online.

9. Quero mudar a ordem das seções do site. Como fazer isso?

Depois de selecionar todas as informações necessárias para a estruturação do seu site jurídico, a Justamente define uma ordem de seções para a página. Porém, se quiser, você pode alterar essa ordem, assim como incluir novas seções.

Para fazer isso, selecione a seção desejada na barra lateral direita e, na parte “Posição”, clique em “Subir” ou em “Descer”, conforme a sua preferência.

alterar-ordem-secoes
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Já para acrescentar uma nova seção, basta ir até o final da mesma barra e clicar em “Adicional Seção”. Ao selecionar a opção “Nova seção”, ela será criada e aparecerá na barra lateral como “Título”.

Clique sobre ela, depois em “Editar seção”, e faça as alterações necessárias. Defina o título, o subtítulo, a descrição e o formato da seção, assim como a imagem e um botão que levará o visitante para outra parte do seu site, rede social ou outro link.

Para finalizar, clique em “Salvar alterações”, e organize-a da forma que preferir com relação às outras seções.

10. Como vou receber os contatos que vêm do formulário do site?

Na parte mais inferior do seu site, você tem um formulário de contato, pelo qual os seus visitantes podem te encaminhar mensagens e dúvidas, além de fornecerem seus respectivos contatos.

Quando um usuário preenche esse formulário, você recebe a comunicação pela aba “Contatos”, presente no seu painel principal.

Clicando nela, é possível ver o nome de quem te contatou, assim como número de telefone, e-mail e a mensagem enviada.

contatos-formulario-site-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Além disso, você também será notificado quando receber algum contato pelo formulário. A notificação chegará tanto no seu site, no painel principal, quanto no seu e-mail registrado.

11. Como permitir que várias pessoas do meu escritório tenham acesso à edição do site?

No plano gratuito da Justamente, JusFree, apenas uma pessoa pode ter acesso à edição do site por vez. Ou seja, o limite de usuários por conta é 1.

Já no plano pago, JusPremium, é possível ter usuários ilimitados por conta, assim como outros recursos mais avançados.

Se você é assinante, acesse as configurações do seu site e, na parte de Usuários, coloque o e-mail de quem terá acesso à edição da página online. Depois, é só clicar em “Adicionar usuário”.

adicionar-usuarios-por-conta
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Já se você ainda não é assinante, considere contratar o plano JusPremium para ter direito a mais usuários por conta e outras ferramentas, como domínio personalizado, artigos ilimitados no blog, criação de landing pages, entre outras. Clique aqui para saber mais sobre os nossos planos!

12. Meu site está fora do ar. O que fazer para consertar?

Caso o seu site esteja fora do ar, o painel principal da sua conta indicará isso na parte superior da tela, onde aparece a URL do seu site. Se a bolinha de status estiver vermelha, assim como a chave na extremidade, seu site não estará no ar.

Para consertar isso, basta clicar sobre a chave para ativá-lo. Fazendo isso, tanto a bolinha de status ficarão verdes.

site-fora-do-ar-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

13. Como ter um domínio personalizado?

Para ter um domínio personalizado, o advogado deve ser assinante do plano JusPremium e registrar o domínio desejado em uma plataforma que oferece este tipo de serviço. Com o plano JusFree, não é possível ter um domínio personalizado, mas apenas um padronizado, com o sufixo “.justamente.site”.

Com o plano pago e o domínio já registrado e configurado, é preciso configurá-lo na plataforma da Justamente. Para isso, acesse a sua conta na plataforma da Justamente e, no seu painel principal, clique em “Customizar link (domínio) do site”.

Na janela que se abrirá, clique em “Domínio personalizado”. Ao descer a tela, você verá um campo a ser preenchido, onde você deverá colocar o domínio comprado. Assim, basta clicar em “Salvar domínio”.

dominio-personalizado-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Vale saber que, em geral, os sites de domínio podem levar alguns minutos ou horas para atualizar a configuração feita. Portanto, se depois de fazer esse passo aparecer a indicação de que o domínio consta como “Não verificado”, aguarde mais um pouco e clique em “Verificar CNAME” novamente.

14. Como registrar um domínio?

Se você quer ter um domínio personalizado para dar mais autoridade ao seu site e permitir que seus clientes o acessem de forma mais rápida, você deve registrar um domínio em uma plataforma que ofereça este tipo de serviço, como o Registro.br, GoDaddy, Locaweb, entre outras.

O modo de fazer o registro normalmente é bem parecido entre as diferentes plataformas. Em geral, é preciso pesquisar quais são os domínios disponíveis e, assim, prosseguir com a compra e configuração.

No Registro.br, por exemplo, descubra se o domínio que você quer está livre, faça o registro preenchendo os campos com seus dados pessoais e outras informações solicitadas, e, depois, faça o pagamento. Em seguida, é necessário fazer a sua configuração.

Confira o passo a passo detalhado de todo o processo nesta matéria.

Vale saber que, caso você já tenha um domínio e queira utilizá-lo no seu site jurídico na Justamente, você não precisa criar outro – é possível usar o domínio já comprado por você.

15. Como trocar o domínio do meu site? Quais as implicações dessa alteração?

A Justamente permite que você altere o nome do seu site sem dificuldades. Para isso, acesse o seu painel principal e clique em “Customizar link (domínio) do site”.

Se o seu plano for o JusFree, selecione a opção “Domínio grátis” e, depois, clique em “Editar domínio grátis”. Você será redirecionado para uma página onde poderá alterar o nome do seu site, exceto o sufixo padronizado.

alterar-dominio-site-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Já se o seu plano for o JusPremium, clique em “Domínio personalizado” e, na parte de baixo, insira o domínio desejado.

Apesar de ser possível fazer essa alteração, ela não é recomendada. Isso porque você pode perder pontos com o Google, o que influencia no seu rankeamento (ou seja, na sua posição nas páginas de resultados do buscador).

Quanto mais tempo o advogado ficar com um domínio antes de trocá-lo, pior pode ser esse prejuízo para o seu site, principalmente se ele já tiver certa autoridade.

Além disso, o redirecionamento não será automático. Isto é, um cliente que procurar o seu site utilizando o domínio antigo não encontrará a sua página já com o domínio atualizado. Ele terá que ter o novo nome do seu site para encontrar a sua página online.

16. Como criar artigos para o blog do site?

Desenvolver artigos para o blog do seu site jurídico é uma das principais formas de ter sucesso na sua estratégia de marketing digital. No nosso plano gratuito, é possível ter até 2 blog posts, enquanto o plano JusPremium permite artigos ilimitados.

Para incluir matérias no seu blog, acesse o painel principal da plataforma da Justamente e, na parte de blog, clique em “Criar meu primeiro post”. Na página seguinte, clique em “Minha Home”, no canto superior esquerdo.

Feito isso, descerá uma barra, na qual você deverá selecionar a opção “Adicionar Blog Post”. Depois, clique em “Novo Post” e minimize a barra clicando na setinha para baixo, na parte superior cinza.

criar-blog-post
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Clicando no título, é possível alterar o título e a imagem ilustrativa. Já para alterar o texto, clique no corpo da matéria, onde está escrito “Conteúdo do seu post”. Feitas as alterações, clique em Salvar.

Perceba que, ao abrir a janela para a edição de conteúdo, você terá acesso a ferramentas de formatação, como definição de parágrafos e tipos de títulos, tamanho de fonte, estilos de escrita, posição de texto, entre outros. É possível, ainda, incluir imagens no meio de artigo.

Confira esta matéria para ver um passo a passo mais detalhado sobre a criação de artigos no blog jurídico.

17. O que é uma landing page? Como criar uma no site do meu escritório?

Uma landing page é uma das páginas que compõem o seu site. Na plataforma da Justamente, ela pode ser uma página extra institucional ou com mais detalhes sobre alguma área de atuação ou serviço prestado pelo seu escritório, ou uma página totalmente voltada para a captura de clientes.

Neste ponto, é preciso ter cuidado. A OAB veda a captação de clientela na publicidade jurídica. Por isso, o conteúdo apresentado deve ser informativo e não utilizar, de maneira nenhuma, expressões mercantilistas.

Normalmente, as landing pages têm a finalidade de conseguir algum contato de um cliente em potencial, para, assim, conseguir concluir uma venda. No caso de um site jurídico, as chamadas podem ser para inscrição em newsletter, download de materiais ricos e completos (como um ebook), entre outras coisas.

Para criar uma landing page no seu site com a Justamente, é necessário ser assinante do plano JusPremium. Apenas com o plano pago é possível ter páginas extras no seu site, que o enriquecem e atraem mais visitantes e possíveis clientes.

Se você já é assinante, acesse a página de edição do seu site, clique em “Minha Home”, na parte superior esquerda, e, depois, clique em “Adicionar página”.

Feito isso, sua nova página será criada e estará disponível para edição. Para acessá-la, clique novamente em “Minha Home” e clique em “Nova página”.

Na tela seguinte, altere o título, subtítulo, corpo do texto, imagem e botão com um link específico. Você também pode mudar a disposição dos elementos, colocando a imagem nas laterais, em cima ou embaixo, por exemplo. Finalizando essa edição, clique em “Salvar alterações”.

Lembre-se, ainda, de configurar a sua página para SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), para que ela tenha melhores resultados no Google e outros buscadores. Para isso, clique em “Nova página”, no canto superior esquerdo, e na opção “Nova página”, clique nos três pontos na extremidade e em “Configurações de pesquisa”.

alterar-configuracoes-de-pesquisa-nova-pagina
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Assim, defina o título que vai aparecer na página de resultados do Google, assim como a descrição da página e a URL.

Para saber mais sobre otimização de páginas para SEO, confira esta matéria.

18. Vale a pena assinar o plano JusPremium? Quais são os benefícios?

O plano JusPremium permite que o advogado tenha acesso a recursos mais avançados para que o seu site profissional fique ainda melhor.

A presença online de um advogado é de suma importância, considerando, principalmente, o fato de que os consumidores procuram pelo profissional do Direito na internet antes de contatá-lo.

Portanto, é fundamental que o advogado invista na qualidade da sua presença online, a fim de conquistar a confiança do seu visitante e agregar mais autoridade e credibilidade ao seu escritório.

Um dos benefícios do plano JusPremium é o domínio personalizado, enquanto clientes do plano gratuito têm um domínio padronizado. Ter um domínio único eleva o seu escritório, já que seus clientes encontrarão o seu site mais rapidamente, digitando apenas o nome do seu negócio.

Além disso, o plano pago também dá direito a blog posts ilimitados, o que é essencial para o advogado. Uma vez que um dos pilares do marketing jurídico é o marketing de conteúdo, é importante que o seu site jurídico tenha artigos informativos e completos para construir sua autoridade e ter mais chances de aparecer no Google a partir de diferentes pesquisas.

Ao assinar o plano JusPremium, o seu site terá todos os benefícios já presentes no plano JusFree, que são:

Além deles, outros benefícios exclusivos são:

19. Meu site é adaptado para telas de computadores e celulares?

Sim. Todos os sites criados com a Justamente são responsivos, se adaptando de acordo com a tela do dispositivo utilizado.

Ao editar o seu site, é possível ver como ele ficará em telas de computadores, assim como em telas de smartphones. Faça isso clicando nos ícones dos dispositivos, localizados na barra superior de ferramentas.

passo-11-justamente - Copia (4)
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

20. Meus dados estão seguros com a Justamente?

Sim, eles estão. Não só os seus dados, como também os de quem preencher o seu formulário de contato.

A Justamente segue todos os parâmetros de segurança para a proteção dos dados cadastrados nos sites desenvolvidos pela plataforma. Além disso, os pagamentos das assinaturas são protegidos com criptografia SSL, e a plataforma segue todas as normas exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Acesse a nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso para ter a relação completa de normas de segurança da Justamente.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

Veja também!