Menu
Justamente
Entrar Criar site

Como usar o site jurídico para conquistar mais clientes?

Equipe Justamente 02/06/22

Os advogados e escritórios que desejam crescer no ramo devem trabalhar com estratégias digitais. Desse modo, é necessário criar um site jurídico e otimizá-lo para conquistar mais clientes.

Hoje, não basta abrir uma página na internet e configurá-la com um olhar despretensioso. A experiência que os visitantes têm com o site pode influenciar no relacionamento com os serviços.

Por isso, os advogados devem pensar na criação de um site que favoreça as ações de marketing jurídico, mas também transmita o compromisso e os valores do negócio.

Veja abaixo como otimizar o site jurídico e conquistar mais clientes por meio da página online!

7 formas de conquistar mais clientes com o site jurídico

No marketing jurídico digital, o site proporciona diversas vantagens para o negócio. Os advogados garantem um cartão de visitas virtual, pois os interessados podem fazer contato pela própria página.

Além disso, o site apresenta os serviços e as áreas de atuação do escritório, sem falar do link das redes sociais que pode ser adicionado no rodapé da página para ampliar a credibilidade do negócio.

Entretanto, os advogados precisam manter certos cuidados na administração do site. As ações devem passar pelo design da página, inclusão do link do site em outros canais e até investimentos em mídia.

Confira algumas dicas para conquistar clientes pelo site jurídico e contribuir com os serviços jurídicos!

1. Estabeleça o tom de comunicação adequado à persona

O desenvolvimento da persona é uma das etapas iniciais para as estratégias de marketing jurídico. De acordo com o cliente ideal, os escritórios alinham o tom de comunicação dos conteúdos e de outras abordagens.

Para o site jurídico, a persona tem um papel fundamental na hora de orientar a comunicação com clientes. Na construção do site e dos conteúdos internos, o cliente chave precisa ser considerado.

Um profissional da advocacia pode falar com diversos perfis de clientes. Por isso, cabe ao profissional criar a persona que reúna as principais características dos clientes e público-alvo do escritório.

Com o cliente fictício desenvolvido, a equipe tem chances de chegar até o público com uma comunicação eficiente. Além disso, a criação da persona viabiliza o desenvolvimento de campanhas personalizadas.

2. Aposte nas práticas de SEO nos conteúdos do site

Para chegar até o público do escritório, os advogados devem investir na produção de conteúdo para o blog seguindo as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

A otimização para motores de busca, como o Google, contribuem para que os conteúdos cheguem até o público por meio de pesquisas na página e permitam uma leitura agradável. Por isso, as técnicas são indispensáveis.

A configuração da meta descrição é um segundo aspecto indispensável para a visibilidade do site. A partir da leitura desse trecho, que deve conter a palavra-chave, o visitante entende, de forma resumida, o tema abordado no texto.

Mas o trabalho de SEO vai além dos artigos, já que os demais textos do site precisam ser otimizados. Antes de publicar a página, observe quais trechos podem trazer palavras-chave relacionadas e utilize o recurso.

Lembre-se que, para ser notado pelos algoritmos do Google, trabalhar com palavras-chave adequadas é fundamental. Vale ressaltar que não deve ocorrer exageros no momento de usá-las.

3. Tenha um site jurídico amigável para conquistar mais clientes

A experiência do cliente com relação aos recursos do site é um elemento fundamental para conquistar bons índices de visita. Nesse sentido, é necessário olhar com atenção para a estrutura da página e procurar deixá-la agradável.

Em resumo, os sites jurídicos precisam ter um layout organizado que facilite a navegação do público. Caso contrário, o usuário pode buscar os serviços de outros escritórios para resolver possíveis problemas.

Os desenvolvedores ou os próprios advogados devem elaborar um sitemap que favoreça a jornada do cliente na página. Por isso, considere todas as páginas presentes, como blogs, espaço institucional e área de contato.

Além disso, o Google considera a qualidade de navegação do site para ranquear as páginas. Desse modo, a otimização do layout e design do site são elementos ainda mais essenciais. Não esqueça!

Com a Justamente, você consegue criar um site com layout organizado e intuitivo. Saiba mais!

4. Invista em tráfego pago pelo Google Ads e Social Ads

Um caminho para conquistar clientes pelo site jurídico é o investimento em tráfego pago. Com a estratégia, os advogados podem criar campanhas e impulsionar conteúdos para aumentar as taxas de visita.

Na prática, as campanhas de tráfego pago são feitas pelo Google Ads ou pelas funcionalidades presentes nas redes sociais, como a ferramenta Business do Facebook.

Além de atrair visitas, a contratação de mídia paga diminui o tempo para obter resultados com as estratégias de marketing. Com o tráfego pago, há um destaque maior da página, no próprio Google e nas redes sociais.

Entretanto, os advogados que optarem pela solução devem tomar certas precauções, pois é proibido, por exemplo, fazer anúncios ostensivos em plataformas de vídeo.

Portanto, considere as palavras-chave adequadas para desenvolver campanhas e equilibre as ações com o tráfego orgânico da página.

5. Crie landing pages para atrair leads

No ambiente do site jurídico, os advogados conseguem adicionar páginas com formulários para receber informações de contato de possíveis interessados. Nesse caso, estamos nos referindo às landing pages.

O marketing jurídico impede a mercantilização dos serviços jurídicos, mas os advogados podem usar uma página configurada para receber contatos pelo site jurídico e enviar materiais ricos.

Por meio de conteúdos, como ebooks, guias práticos e infográficos, os escritórios têm maiores chances de fidelizar os clientes. Assim, caso precisem de apoio jurídico, os leads podem retornar o contato e solicitar uma consultoria.

Contudo, a landing page deve oferecer algo em troca para que os interessados queiram se cadastrar e deixar informações de contato. Por isso, desenvolva materiais didáticos que auxiliem o público do negócio.

6. Divulgue o site nas redes sociais

O site jurídico funciona como um cartão de visitas virtual. Dessa forma, a “entrega” da página deve ser feita nas redes sociais para que os interessados conheçam mais sobre os serviços do escritório.

É importante adicionar o endereço do site na descrição dos perfis. A partir disso, os seguidores e visitantes da página têm acesso à página para buscar a assessoria jurídica necessária.

Publicou um artigo no blog do site? Não deixe de preparar uma publicação sobre o texto e adicionar aos perfis. Para ler o conteúdo completo, peça para que os seguidores visitem o site ou adicione o link na bio da conta.

No ambiente interno das redes sociais, é possível acompanhar as interações obtidas pelos posts. Com isso, é possível observar quais publicações tiveram maior taxa de engajamento e cliques no link.

Outra iniciativa essencial é divulgar o site entre colegas da área, amigos, familiares e nos materiais de divulgação do escritório, como o cartão de visita físico. Mesmo que esteja fora do ambiente virtual, o site vai ser promovido e pode conquistar mais clientes.

7. Apresente a identidade visual do escritório no site

A presença da identidade visual no site jurídico é um caminho para ampliar a credibilidade do escritório, mas também conquistar mais clientes.

O material gráfico do negócio pode transmitir os valores do escritório, além de gerar maior segurança para os visitantes do site. Por esta razão, a identidade visual é essencial, ainda mais nos serviços jurídicos.

Na prática, os materiais visuais do escritório precisam transmitir a essência da marca. Para isso, é necessário que eles também estejam presentes nas redes sociais e papéis internos do escritório.

Crie um site jurídico para conquistar mais clientes!

Como vimos, existem uma série de formas para conseguir clientes por meio do site jurídico. Nesse sentido, os advogados devem ficar atentos às dicas indicadas para explorar os benefícios da página.

Hoje, o site jurídico é indispensável para os escritórios e advogados que desejam ter uma presença online. Além disso, a página precisa proporcionar uma experiência completa para os visitantes.

Com a Justamente, os advogados contam com as ferramentas para criar um site jurídico e apresentar os seus serviços na internet. Em poucos minutos, é possível desenvolver uma página de fácil navegação.

Para começar, cadastre-se com um e-mail e senha. Em seguida, informe alguns dados do escritório, como serviços e áreas de atuação. Por fim, escolha um tema e publique o site. Veja como fazer!

Quer aprimorar ainda mais o site jurídico? O plano JusPremium permite a publicação ilimitada de artigos e sincronização com ferramentas do Google, como Analytics e Tag Manager. Conheça agora os benefícios do plano!

Em caso de dúvidas sobre a criação do site pela Justamente, entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

Veja também!