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Marketing jurídico: como manter o relacionamento com clientes?

Equipe Justamente 18/02/22

Faz parte das estratégias do marketing jurídico manter o relacionamento com clientes. Desse modo, é possível ampliar as chances de fechar a contratação de outros serviços no futuro.

O relacionamento com os clientes precisa estar entre as suas prioridades. Por isso, você deve encontrar formas de manter e fortalecer a relação com quem já confiou em seus serviços.

As opções para manter uma relação duradoura com o público são diversas. Mas você deve investir nos materiais certos, que vão aproximar os clientes do escritório. Confira!

5 soluções para manter o relacionamento com clientes

É comum que, logo após finalizar uma compra, alguns clientes acabem se distanciando das empresas. Com os escritórios de advocacia, isso também pode acontecer, mas é possível implementar ações que mantenham o cliente por perto.

Essas estratégias podem ser executadas de diversas formas. Veja abaixo o que você pode fazer para aprimorar o relacionamento com clientes.

1. Invista na produção de conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são o melhor caminho para ficar próximo aos clientes do escritório. Por este motivo, você deve abrir um perfil nos sites e publicar conteúdos com regularidade.

No Instagram, por exemplo, é necessário elaborar ilustrações e vídeos sobre a área de atuação do escritório. Assim, você pode interagir com os clientes a partir do engajamento nos perfis.

Hoje, boa parte do público está nas redes sociais. Então, um caminho para continuar próximo aos clientes é disponibilizar, no site e em cartões de visita, o endereço dos perfis e solicitar que o público interaja com a página.

Em sites como o LinkedIn, os advogados conseguem publicar artigos e interagir com colegas de profissão. Por isso, o uso da rede social também é fundamental no cotidiano dos profissionais.

A atividade nas redes sociais é fundamental no marketing jurídico. Dessa forma, os advogados precisam desenvolver um planejamento completo para produzir conteúdos nos canais.

2. Divulgue newsletter para a base de clientes

Os conteúdos do marketing jurídico precisam ter caráter informativo e educativo. Nesse sentido, a newsletter é uma alternativa para escritórios ficarem próximos aos clientes.

A newsletter consiste em um boletim informativo encaminhado por e-mail com novidades sobre a empresa. Assim, os clientes têm acesso aos novos conteúdos e serviços do escritório em primeira mão.

O envio na newsletter precisa ser regular, mas não massivo, já que os clientes podem se sentir incomodados e cancelar a assinatura do boletim. Além disso, o envio só deve ser feito se o cliente autorizar.

Para manter o relacionamento com clientes, reúna os artigos disponíveis no blog ou outros materiais ricos e apresente-os na newsletter.

3. Envie e-mail marketing

Além do envio da newsletter, os advogados podem usar o e-mail marketing para estarem próximos aos contatos do escritório. Assim como o boletim informativo, é necessário não exagerar no envio de e-mails.

Os e-mails marketing são liberados na publicidade jurídica, desde que os clientes aceitem receber os comunicados. Por isso, é fundamental oferecer a opção de recebimento em landing pages ou no cadastro de novos clientes.

Na criação do e-mail, você deve respeitar as regras presentes no Provimento 205/2021, o documento que orienta o marketing jurídico. A mensagem não deve conter trechos que mercantilizam a profissão ou representem a captação de clientes.

Uma alternativa é desenvolver o e-mail marketing com novidades sobre a área de atuação e conteúdos que sejam úteis para o público que receberá o e-mail.

4. Produza e compartilhe ebooks

O ebook é um material que pode fidelizar clientes com maior facilidade e mantê-los próximos ao escritório. Periodicamente, você deve pensar em temas que podem ser explorados em livros digitais.

A criação de um material rico como o ebook é uma forma de proporcionar conhecimento aos clientes. Por isso, é essencial coletar referências que ajudem na elaboração de um ótimo conteúdo educativo.

Além disso, o livro também contribui para a produção de conteúdo da própria empresa. Os temas abordados podem enriquecer artigos e publicações nas redes sociais.

Vale lembrar que o ebook deve conter informações aprofundadas sobre o tema abordado. Então, procure utilizar exemplificações no material para que o leitor consiga explorá-lo por completo.

5. Peça feedbacks com regularidade

Uma forma de manter a relação com clientes do escritório é saber como eles avaliam o atendimento do local.

Assim que finalizar um atendimento ou processo, verifique como foi a experiência do cliente. Você pode encaminhar uma pesquisa simples por e-mail e solicitar que ele responda.

A partir das respostas, você pode aprimorar os serviços e a rotina do escritório. Isso também contribui para que os clientes busquem os seus serviços em outras circunstâncias.

Caso o cliente tenha obtido uma experiência ruim, não é recomendável ignorá-la. Avalie a resposta do consumidor e analise quais mudanças podem ser implementadas para melhorar o problema levantado.

Por que avaliar o relacionamento com clientes?

O relacionamento com os clientes é uma parte importante para aprimorar a experiência oferecida pelo atendimento do escritório. Por isso, é fundamental avaliá-lo sempre que possível.

Quando os consumidores têm uma experiência satisfatória, eles podem indicar os serviços do escritório. Assim, há maiores chances de você ampliar os processos analisados.

Em contrapartida, se alguns consumidores não ficarem satisfeitos, os efeitos podem ser negativos. Desse modo, a melhor alternativa é avaliar o atendimento do escritório e implementar mudanças que mantenham uma ótima relação com os clientes.

Você deve receber contatos dos clientes pelo site do escritório!

Para que os clientes e interessados em seus serviços jurídicos consigam entrar em contato, você precisa otimizar o site para receber mensagens. Assim, você tem um canal de atendimento para se relacionar com o público.

Na Justamente, você pode criar o site com um formulário de atendimento. Além disso, a página também terá um botão para os clientes enviarem mensagens pelo WhatsApp do escritório.

Para criar o seu site na Justamente, faça um cadastro com e-mail e senha. Em seguida, preencha os campos com as informações do escritório e, por fim, escolha os temas e cores da página.

Em até 5 minutos, você tem um site responsivo para apresentar o seu escritório na internet.

Se você estiver com dúvidas, os especialistas da Justamente estão prontos para te ajudar. Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

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