Os advogados precisam ter uma identificação em seu ponto de atendimento. Assim, o público consegue encontrar o local com facilidade para conhecer os serviços. Por esta razão, os profissionais devem considerar a instalação de uma fachada para o escritório de advocacia.
Hoje, a fachada de qualquer negócio não está apenas no próprio ponto de atendimento. Os interessados que pesquisarem sobre o escritório no Google, por exemplo, podem visualizar o ponto de atendimento. Nesse sentido, estamos falando de um ponto de referência presencial ou online.
No cotidiano, é comum vermos placas que sinalizam os serviços prestados por advogados. Entretanto, nem sempre os materiais estão de acordo com as regras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, é necessário considerar uma série de outros fatores para produzir o item. Veja abaixo como criar!
5 dicas para fazer uma fachada de escritório de advocacia
A fachada do escritório faz parte da divulgação dos serviços jurídicos. Afinal, quem estiver nas proximidades ou pesquisar sobre o local na internet reconhecerá o ponto de atendimento.
Antes de elaborar a fachada, os advogados precisam considerar uma série de regras. Em primeiro lugar, existem orientações exigidas pela própria OAB para a produção do item. Por outro lado, os advogados precisam ficar atentos com relação aos padrões de segurança das placas.
Os escritórios que deixam de seguir as indicações em fachadas e placas podem ser punidos. Desse modo, é fundamental se atentar aos padrões corretos das identificações. Veja!
1. Considere a identidade visual do escritório
A identidade visual do escritório precisa estar presente em diversos materiais, como na fachada ou placa externa do local de atendimento. Dessa forma, a marca do negócio fica em evidência, ampliando o reconhecimento do escritório.
Existe uma série de alternativas para adicionar a identidade visual à fachada do escritório de advocacia. O uso de cores e referências à tipografia é um caminho que evidencia a comunicação do escritório. Por outro lado, a fachada pode trazer o logotipo do negócio – uma forma objetiva de apresentar o local.
O uso do logotipo deve ser apresentado pelo escritório, não apenas na fachada, mas em outras plataformas. Nas redes sociais e no site jurídico, por exemplo, o logo é indispensável para apresentar o negócio, assim como em cartões de visita e documentos internos.
Sendo assim, inclua as cores, formato de letras e demais aspectos da identidade visual do escritório. Mas lembre-se de seguir a sobriedade e discrição presentes na advocacia para evitar possíveis penalizações.
2. Respeite a estrutura física do escritório de advocacia
Um aspecto importante sobre a fachada do escritório é a estrutura que suportará placas ou painéis. Nesse sentido, é fundamental que o local segure o material escolhido para evitar acidentes ou deslocamentos no dia a dia.
Antes de iniciar a construção da fachada ou de placas, os advogados precisam analisar a estrutura e optar por uma instalação correta. A presença de engenheiros ou da equipe que fará a fachada é essencial para montar um projeto adequado e seguro.
Mesmo que o objetivo seja identificar o escritório, não é necessário investir em uma grande estrutura. De acordo com o Provimento 205/2021, que orienta a publicidade jurídica, determina que as placas sejam discretas, sóbrias e proporcionais às dimensões da fachada. Fique atento!
3. Não utilize cores e luzes chamativas na fachada do escritótio
A publicidade na advocacia é liberada, mas cabe aos profissionais investirem em ações sóbrias e discretas, como já vimos acima. Essas regras também valem para a criação da fachada do escritório de advocacia.
Alguns profissionais podem apostar em recursos luminosos e tons intensos de cores em placas. Isso pode chamar a atenção, mas a OAB orienta que os advogados não utilizem essas estratégias. Em tese, as práticas vão contra os valores de sobriedade da advocacia.
Mesmo que os escritórios de advocacia estejam localizados na residência do profissional, os painéis luminosos não podem ser instalados. Então, escolha uma placa que represente a identidade visual do escritório, mas respeite a discrição da advocacia.
Outra prática que os advogados devem evitar é o uso de frases e orações chamativas em placas e fachadas. Esses elementos podem configurar a captação de clientela ou a mercantilização da advocacia, práticas proibidas pela OAB.
4. Considere as áreas de atuação para fazer a fachada
O principal objetivo da fachada do escritório de advocacia é identificar o local. Por isso, algumas informações são indispensáveis, como o nome do advogado, número do registro na OAB e as áreas de atuação.
A apresentação das áreas na fachada, de forma breve, ajudam a especificar os tipos de consultorias oferecidas pelo local. Assim, os clientes que precisarem de consultorias relacionadas às especialidades do escritório podem entrar em contato.
Uma alternativa para facilitar o contato entre clientes e advogados é a colocação de números de contato. Mas, na fachada do escritório, evite termos persuasivos que possam passar a ideia de captação de clientela.
5. Serviços jurídicos não devem ser anunciados em outdoors
Os outdoors são comuns em grandes cidades, mas saiba que o formato não é indicado para advogados. Mesmo que os anúncios sigam os critérios de sobriedade e discrição, o grande painel instalado em vias públicas é uma mídia fora dos padrões orientados pela OAB.
Em primeiro lugar, os outdoors costumam ter dimensões extensas, que fogem da proporção comum em fachadas. Além disso, o material é feito diretamente com o objetivo de vender ou anunciar produtos. Ou seja, uma prática que foge ao objetivo da publicidade jurídica.
Portanto, considere apenas a colocação de placas de identificação comuns, que caibam na estrutura disponível da fachada do escritório de advocacia.
Por que investir recursos na fachada de escritórios de advocacia?
A fachada do escritório deve representar os valores que os advogados desejam transmitir para a sociedade. Imagine que a primeira impressão do público se dará ao observar o negócio, pela rua ou na internet. Por isso, é necessário preparar uma fachada que transmita seriedade e compromisso.
A entrada do escritório não precisa remeter a algo extravagante ou de alto padrão. Durante a criação da fachada, indicamos que os advogados tenham em mente o perfil e o compromisso que desejam trazer para o público.
Por fim, não esqueça de manter uma boa comunicação visual por meio da fachada, considerando a identidade do escritório. Esses hábitos podem ampliar a credibilidade do escritório com o público.
Crie um site jurídico e aprimore sua presença online!
A fachada de empresas de advocacia é uma parte importante para o negócio, mas a presença digital também é essencial. Nesse sentido, os advogados precisam considerar a fachada do negócio na internet.
Mas como transmitir os valores no ambiente digital? Existem alguns caminhos, como o uso das redes sociais ou a criação de um site jurídico. Este último é uma prática essencial para os advogados que desejam trabalhar com o marketing.
O site funciona como um cartão de visitas virtual. Na página, é possível incluir os serviços jurídicos e áreas de atuação, sem falar em informações de contato, mídias sociais e endereço físico.
A Justamente permite que os advogados criem um site para divulgar os seus serviços jurídicos. Em poucos minutos, os escritórios têm um site responsivo, e o melhor: sem precisar pagar nada.
Para começar, faça um cadastro com e-mail e senha. Em seguida, informe dados sobre o escritório, como advogados e serviços disponíveis. Por último, escolha um tema e publique a página. Veja como fazer!
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