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Como fazer meu site na Justamente aparecer no Google?

Equipe Justamente 29/11/21

Fazer um site aparecer no Google, assim como em outros motores de busca, exige uma série de práticas. Além disso, também requer um pouco de paciência, já que leva um tempo para que um site recém-criado seja reconhecido pelos buscadores.

Ao criar o seu site com a Justamente, algumas dessas práticas já são garantidas. A boa visualização da página em dispositivos móveis, isto é, a responsividade, é um exemplo de fator que influencia no reconhecimento do Google e que já está presente nos sites oferecidos pela nossa plataforma.

A seguir, conheça as práticas necessárias para que o Google e outros buscadores reconheçam o site do seu escritório feito com a Justamente e veja algumas dicas para que isso aconteça mais rápido.

O que é SEO?

É praticamente impossível falarmos sobre o que fazer para o seu site aparecer no Google sem falar sobre SEO (Search Engine Optimization). Em português, a sigla significa Otimização para Mecanismos de Busca e está completamente relacionada à configuração do site neste sentido.

SEO é o conjunto de técnicas que fazem com que o seu site seja, como o próprio nome diz, otimizado para os mecanismos de busca, como Google, Bing, Yahoo!, entre outros.

Na prática, as estratégias utilizadas fazem com que o site seja indexado mais rapidamente (isto é, reconhecido pelo Google) e também ganhe uma boa posição (seja bem rankeado). Afinal, o objetivo é estar posicionado na primeira página de resultados do buscador, e não apenas ser identificado.

Lembrando que o Google e outros mecanismos de busca levam um tempo para reconhecer determinada página do site e posicioná-la, as técnicas de SEO devem ser usadas para que esse tempo seja menor, além de contribuírem para um melhor posicionamento.

Abaixo, entenda mais sobre o SEO e veja quais são as estratégias que você pode colocar em prática para o seu site na Justamente aparecer no Google.

Dicas de SEO para seu site na Justamente aparecer no Google

Nesta matéria, vamos destacar as estratégias que são usadas em dois pilares do SEO: o SEO on page e o SEO off page. Além disso, elas também devem ser usadas juntamente com as técnicas de SEO no marketing de conteúdo. Entenda melhor a seguir.

SEO on page

O SEO on page é o conjunto de técnicas utilizadas dentro do seu site, e que podem ser aplicadas pelo próprio administrador da página, ou seja, você.

Veja os principais fatores que merecem a sua atenção no seu site jurídico.

Responsividade

Um site responsivo é aquele que se adéqua às diferentes telas de dispositivos. Atualmente, a maior parte das pessoas acessam a internet pelo celular, porém, isso ainda não exclui a parcela que acessa pelo computador.

Sendo assim, é necessário que o site do seu escritório garanta uma boa experiência tanto para o visitante que acessa sua página pelo celular, quanto para aquele que faz o acesso pelo computador.

Garantindo essa facilidade, você proporciona uma experiência muito melhor ao seu usuário, que terá o seu conteúdo totalmente adaptado para o tamanho e formato de tela utilizada, sem distorções.

Na Justamente, os sites oferecidos já são responsivos, então você não precisa se preocupar com isso. Na página de edição do seu site, é possível ver na barra superior dois ícones que, se selecionados, permitem que você veja como o seu visitante verá o seu site de acordo com o dispositivo utilizado.

Velocidade do site

A velocidade do site é outro fator que influencia no posicionamento da sua página e a faz aparecer no Google mais rapidamente. Ao acessar seu site, o visitante não pode esperar muito para que ele carregue, caso contrário, a taxa de rejeição pode aumentar.

Uma imagem muito pesada, por exemplo, pode deixar o carregamento do seu site lento. Se isso acontecer, um usuário pode facilmente desistir de visitar sua página e procurar outros resultados que entreguem a informação mais rápido.

Neste caso, dê atenção ao tamanho e ao formato da imagem. Caso ela esteja muito grande, use sites e aplicativos que reduzem os kilobytes e mantêm a qualidade.

Outra dica é deixar as imagens já nas dimensões em que serão utilizadas. Uma vez que o redimensionamento pode influenciar no carregamento, o ideal é fazer upload das imagens já no formato desejado.

Para isso, você pode utilizar ferramentas gratuitas, como a disponibilizada pela Adobe e o próprio Paint.

SEO off page

Já o SEO off page são fatores externos que dão autoridade ao seu site, fazendo com que o Google também o identifique como referência. Isso significa que são coisas que não estão presentes na sua página, que podem não depender diretamente de você.

Backlinks

Os backlinks são indicações que a sua página recebe de terceiros. Quando você recebe uma indicação, o Google entende que você tem autoridade e é referência. Assim, ele te dá mais evidência.

Apesar disso, os robôs do Google têm como saber quando uma indicação é verdadeira ou falsa. Portanto, não tente manipular isso, pois o resultado pode ser pior do que apenas não subir de posição.

Uma dica é fazer artigos em parceria com outros profissionais do ramo. Um advogado trabalhista, por exemplo, pode indicar em seu site a página de um advogado previdenciário de confiança, ajudando seus clientes que precisam do serviço e, também, o outro profissional.

Menções à marca

Assim como os backlinks, ter o nome do seu escritório mencionado também pode conferir autoridade ao seu site. Mesmo que não tenham o link da sua página, as menções já trazem bons resultados para você.

No entanto, vale aqui o mesmo cuidado necessário com os backlinks. As páginas que mencionarem o seu escritório devem ser reais, sem ser algo artificial.

Presença nas redes sociais

Embora a sua presença nas redes sociais não interfira diretamente nos resultados do site do seu escritório, ela faz com que você seja mais conhecido.

Ao compartilhar conteúdos no Facebook e Instagram, por exemplo, você aumenta a sua visibilidade. A partir disso, você pode levar mais visitantes ao seu site, aumentando o seu tráfego.

SEO no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta mais que valiosa para o advogado. Ele é importante não só para fazer o seu site aparecer no Google, como para atrair os usuários interessados nos seus serviços e convertê-los em clientes.

Abaixo, veja alguns dos principais elementos de SEO que devem estar presentes no marketing de conteúdo do seu site.

Título e meta descrição

Ao publicar um artigo no blog do seu site jurídico, é fundamental que você defina o título e a meta descrição que vão aparecer na página de resultados do Google.

Esse título, também chamado de Title Tag, não precisa ser, necessariamente, igual ao que você colocou na sua matéria. Lá no seu artigo, o título pode ser um pouco maior e mais explicativo, relatando o que, de fato, o leitor encontrará no conteúdo.

Já o Title Tag tem o objetivo de atrair leitores. Ele deve ser mais compacto e precisa ter a palavra-chave. Além de ser bom para os seus visitantes, também é bom para os robôs do Google entenderem o tema da matéria.

A meta descrição, por sua vez, é responsável por dar ao usuário um pequeno resumo do que ele verá no artigo. Ela também tem seu poder de influência, por isso, deve conter a palavra-chave e ser atrativa.

Na plataforma da Justamente, você pode fazer isso nas Configurações de Pesquisa, na página do seu artigo. Para encontrar essa opção, vá até a parte de blog, encontre o seu artigo na barra lateral esquerda, e clique nos três pontos.

Abrindo a opção, você poderá alterar o título da página, a descrição e a URL, que também deve conter a palavra-chave (sem acentos e outros sinais gráficos).

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Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Links internos e externos

É importante que você, ao desenvolver algum conteúdo para o seu site jurídico, coloque links de outros conteúdos já produzidos.

Isso ajuda o seu visitante a conhecer mais sobre os seus serviços, levando-o a outras áreas do seu site, além de auxiliar o Google a entender melhor o seu site e encontrar os demais conteúdos.

Além disso, links externos também dão credibilidade ao seu artigo. Quando utilizar dados oficiais, não deixe de colocar a fonte com o link correto.

Headings Tags

As heading tags são os títulos e subtítulos presentes no seu blog post. Elas são interessantes para organizar o conteúdo e também influenciam no posicionamento do seu site na página de resultados do Google.

Um dos fatores importantes para o rankeamento de uma página online é a escaneabilidade do seu conteúdo. Ao bater o olho no artigo, seu leitor já tem que saber quais serão os pontos abordados, o que facilita a leitura.

Neste caso, o uso de headings tags faz com que a sua matéria fique mais fácil de atrair leitores, já que o conteúdo estará categorizado.

Lembre-se, ainda, de usar as palavras-chave e variações nesses títulos e subtítulos, pois também auxiliam na indexação e rankeamento do post.

Conteúdo

Por fim, o próprio conteúdo do seu site o ajuda a aparecer no Google. Para começar, o texto deve ser original e interessante para o seu leitor.

Se você é um advogado que atua no direito do consumidor, é possível publicar artigos sobre os vários direitos do consumidor em situações diferentes, e até mesmo sobre criações e atualizações de leis.

É fundamental, ainda, que a linguagem do seu artigo seja acessível. É comum que os advogados possuam um vocabulário diferente do utilizado pela população em geral, com jargões jurídicos e outros termos mais técnicos.

Para ter sucesso com o seu conteúdo, é imprescindível que o seu público te entenda. E, para isso, será necessário deixar de lado o juridiquês e usar uma linguagem entendível.

Além disso, seu artigo também deve conter a palavra-chave central e variações, assim como termos relacionados. Uma boa ferramenta para encontrar as palavras relacionadas com a sua palavra-chave central é o Google Keyword Planner.

Outro ponto que merece a sua atenção é o tamanho do seu conteúdo. Seu material deve ser completo, buscando sanar a dúvida do seu leitor. A partir disso, é comum que ele não seja tão pequeno.

No entanto, isso não significa que você deva fazer textos muito longos sem necessidade. As palavras inseridas devem ter sentido no artigo, e não servirem apenas para dar volume.

Lembre-se, ainda, de ser frequente em suas publicações. Procure postar suas matérias com periodicidade, já que isso demonstra ao Google que você tem sempre conteúdos novos.

Vale saber que as dicas mencionadas neste tópico são válidas não apenas para os seus artigos do blog, como também para qualquer outro conteúdo presente no seu site.

Meu site na Justamente ainda não aparece no Google. E agora?

A partir da criação do seu site na plataforma da Justamente, é preciso aguardar um tempo para que ele seja reconhecido pelo Google e apareça nas páginas de resultados de busca. Normalmente, esse tempo é de uma semana, em média.

Às vezes, o seu site até pode estar indexado, porém, está em uma posição muito baixa, fazendo parecer que ainda não foi reconhecido.

Para melhorar isso, é fundamental que você coloque em prática as nossas dicas sobre SEO, uma vez que elas otimizarão a sua página para ser indexada e bem posicionada.

De qualquer modo, você ainda pode verificar as configurações do seu site para ver se está tudo certo.

É importante que você veja se o seu site está, de fato, no ar. Para isso, basta observar o seu painel principal. Ao entrar na sua conta com e-mail e senha, você verá o endereço do seu site e três opções ao lado: copiar link, abrir site em nova aba e ativar/desativar o site.

É preciso que a última opção esteja verde, como mostra a imagem abaixo. Caso contrário, seu site estará fora do ar.

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Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Se o seu site ainda não aparecer no Google mesmo estando no ar há mais de uma semana e já otimizado com as técnicas de SEO, entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 96190-0210, ou escreva para [email protected]

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