Menu
Justamente
Entrar Criar site

Como criar um site com a Justamente? Veja o passo a passo!

Equipe Justamente 23/11/21

A criação de um site jurídico é fundamental para o advogado que quer ampliar a visibilidade do seu escritório e conseguir mais clientes. Sabendo que esse tipo de tarefa pode ser bem trabalhosa ou bem cara, a opção de criar um site com a Justamente se apresenta como uma boa solução, uma vez que é gratuita e exige pouco tempo.

Os sites oferecidos pela Justamente são profissionais e feitos por desenvolvedores, programadores e web designers, garantindo uma página independente e que agrega credibilidade ao escritório de advocacia.

Além disso, a praticidade proporcionada auxilia o advogado a economizar tempo – ideal para a rotina jurídica -, ao mesmo tempo em que não exige muito esforço para criar o site.

A seguir, veja passo a passo como você pode criar o site do seu escritório com a Justamente e conheça os benefícios que a plataforma pode oferecer ao cotidiano jurídico.

10 passos para criar um site com a Justamente

Passo 1. Acesse o site da Justamente e clique em “Criar site” ou em “Criar meu site grátis”. Depois, faça o seu cadastro com um e-mail e uma senha. É interessante, neste passo, que você utilize o seu e-mail corporativo – se você tiver um. Além disso, vale saber que você não poderá alterar o e-mail posteriormente.

passo-2-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 2. Clique em “Criar conta” para continuar. Na tela seguinte, você dará início ao preenchimento do formulário, com informações sobre o seu escritório. Coloque o nome do seu escritório e, se quiser, o logotipo da sua empresa. Depois, clique em “Começar”.

passo-3-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 3. Informe o seu nome e o número de registro da OAB. Caso você trabalhe com outro advogado, é possível colocar as informações dele também clicando em “adicionar outro advogado”. Feito isso, clique em “Próximo”.

passo-4-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 4. Selecione as áreas de atuação do seu escritório. Você pode selecionar quantas quiser, e ainda alterar o texto base que aparece ao lado direito da tela. Sempre que clicar sobre uma área de atuação, um texto explicativo aparecerá na tela. Se preferir, você pode mudar essa descrição. Para isso, é só clicar sobre o trecho e fazer as modificações desejadas.

passo-5-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 5. Em seguida, selecione os serviços prestados. As opções disponíveis dependem diretamente das áreas de atuação selecionadas por você na tela anterior.

passo-6-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 6. Informe os seus contatos. Caso coloque o número do WhatsApp, seu site terá um botão do aplicativo, o que facilita o contato direto do seu cliente com você. Coloque também um telefone de contato e o seu e-mail profissional.

passo-7-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

As informações passadas serão exibidas no rodapé do seu site. Por isso, coloque dados válidos, para que o visitante da sua página tenha como entrar em contato com o seu escritório.

Passo 7. Coloque também o endereço do seu escritório físico, se houver. Essa informação ficará juntamente com os seus dados de contato, no rodapé do site.

passo-8-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 8. Na tela seguinte, você deverá escolher o domínio do seu site, ou seja, o nome dele.

passo-9-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Defina com cuidado como ficará a URL do seu site. Caso queira fazer uma alteração depois de já estar com o site publicado, isso não será bom para a sua página online.

Passo 9. Escolha o tema do seu site, optando entre 6 combinações diferentes de fontes e cores. Nesta etapa, tudo bem se você selecionar um tema e quiser mudar depois. Esse tipo de alteração pode ser feita a qualquer momento, mesmo com o site já no ar.

passo-10-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 10. A partir da próxima tela, você terá uma ideia de como o seu site ficará. Descendo a tela, é possível ver todas as informações que você selecionou, inclusive um pequeno texto institucional sobre o seu escritório – que também pode ser alterado sem problemas.

passo-11-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Pelo protótipo do seu site, você pode fazer outras modificações conforme a sua preferência, como mudar a ordem das categorias, selecionar outra cor e fonte, escolher outras imagens ilustrativas para a página, entre outras alterações.

Além disso, você ainda pode ver como o seu site será visualizado em telas de celular e de computador. Para isso, basta clicar sobre os ícones de dispositivos na parte superior da tela, ao lado de “Visualizar”.

passo-12-justamente
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Depois de deixar o seu site de acordo com as suas preferências, clique em “Publicar”. Feito isso, você já pode compartilhar o link com seus clientes, amigos e familiares, além de usá-lo em outras estratégias de marketing jurídico.

Posso ter um domínio personalizado?

Sim! Com a Justamente, você pode tanto ter um domínio padrão, que leva o nome que você escolher unido a um dos sufixos disponíveis, quanto um domínio totalmente único e personalizado.

Para isso, é necessário assinar o plano JusPremium, que, além de permitir que o domínio seja personalizado, dá ao advogado acesso a outros recursos mais avançados, como artigos ilimitados no blog, vários usuários por conta e mais de 100 contatos pelo formulário.

Como ter o domínio personalizado?

Depois de assinar o plano JusPremium e ter acesso a todos os recursos mais avançados da plataforma, você deve registrar o seu domínio em um site que oferece este tipo de serviço, como o Registro.br e o GoDaddy, para, depois, configurá-lo na plataforma da Justamente.

Para fazer isso no site do Registro.br, por exemplo, busque o domínio que você quer registrar. Caso ele esteja livre, você verá os valores cobrados. Já se não estiver, verá algumas alternativas semelhantes que estão livres.

Ao selecionar o domínio desejado, faça o registro, preenchendo os campos com seus dados pessoais e outras informações solicitadas, e depois, o pagamento.

Em seguida, você deverá configurar o seu domínio no Registro.br. Para isso, confira o passo a passo nesta matéria.

Após essa configuração, basta configurar o domínio na própria plataforma da Justamente. No seu painel, clique na opção “Customizar link (domínio) do site” e, depois, em “Domínio personalizado”. Cole o nome do seu site com o domínio personalizado no campo “Insira o domínio comprado” e salve.

É possível que leve um tempo até que o CNAME seja, de fato, configurado. Em geral, o Registro.br pode levar até 4 horas para atualizar a configuração feita. Por isso, fique tranquilo se, nos primeiros minutos, aparecer a informação de “Não verificado”.

Meu site jurídico na Justamente irá aparecer no Google?

Sim, o site do seu escritório na Justamente irá aparecer não apenas no Google, mas em todos os motores de busca, como o Bing e o Yahoo!. Apesar disso, alguns fatores são importantes para que isso aconteça.

Antes de tudo, é fundamental que o advogado tenha a ciência de que esses motores de busca não identificam o seu site imediatamente assim que ele é publicado.

Há um tempo para que haja o processamento e a inclusão da página em seus resultados. Isso pode levar uma semana ou mais, em geral. Por isso, tenha paciência.

Existem algumas boas práticas que fazem com que um site apareça no Google e demais motores de buscas com mais rapidez. Algumas delas são a segurança do site, a sua responsividade em dispositivos móveis e a utilização de palavras-chave em pontos estratégicos, como títulos, subtítulos e conteúdos em geral.

As duas primeiras já são garantidas pela Justamente. Ao criar o seu site na plataforma, ele já será seguro e responsivo, ideal para ser visitado tanto em desktops, quanto em celulares.

Já a terceira prática exige que você customize o seu conteúdo de acordo com a sua área de atuação e o nome do seu escritório. Na Justamente, o título do seu site é exatamente o nome do seu escritório, o que ajuda muito nesta etapa.

Outra coisa que pode contribuir para que você esteja no Google e entre os primeiros resultados é a criação de conteúdos de qualidade, e a sua atualização frequente, uma vez que isso demonstra mais credibilidade.

Para isso, você pode ter artigos no seu blog, ferramenta também oferecida pela Justamente. Se ainda não criou o seu, saiba aqui como fazer isso e confira nesta matéria a importância de ter um blog no seu site jurídico.

Por fim, outra dica é indicar os seus artigos, assim como o seu site, nas suas redes sociais. Além de levar mais visitantes para a sua página, você também ganha mais visibilidade, principalmente na rede mais utilizada pelo seu público-alvo.

Entenda nesta matéria como utilizar as redes sociais a seu favor, e não deixe de conferir no nosso blog outras dicas para colocar em prática o seu marketing jurídico.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

Veja também!