Menu
Justamente
Entrar Criar site

Como criar um artigo no meu blog da Justamente? Entenda!

Equipe Justamente 12/11/21

O blog no site jurídico é uma ferramenta muito poderosa e útil no marketing digital do advogado. É por meio dele que o profissional do Direito pode compartilhar artigos e matérias mais extensas e completas, entregando um material rico e relevante para o visitante do seu site.

Sabendo disso, a Justamente permite que seus usuários e assinantes tenham o seu próprio blog, com conteúdos originais e autênticos, e que auxiliam o advogado a deixar o seu site entre os primeiros resultados no Google.

A seguir, entenda como você pode criar um artigo no seu site da Justamente e saiba mais sobre a importância desse recurso para o crescimento da sua cartela de clientes.

Passo a passo para criar um artigo na Justamente

Passo 1. Acesse o site da Justamente, clique em “Entrar” e entre na sua conta com seu e-mail e senha.

criar-blog-post-1
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 2. Na página inicial, clique em “Criar meu primeiro post”, na parte de “Blog”.

criar-blog-post-2
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 3. Em “Minha Home”, clique na setinha para baixo e, depois, em “+Adicionar Blog Post”.

criar-blog-post-3
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 4. Em seguida, o blog do seu site será criado e você já poderá inserir artigos. Para isso, clique em “Novo Post”. Caso essa opção não apareça no primeiro momento, basta clicar em “Blog” para que ela apareça.

criar-blog-post-4
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 5. Para facilitar o processo, minimize a barra lateral clicando na setinha para baixo, na parte superior cinza da barra. Para alterar o título e a imagem destacada da matéria, clique sobre o título, onde está escrito “Novo Post”.

criar-blog-post-5
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 6. Coloque o título de sua preferência e clique em “Escolher arquivo” para escolher outra imagem para o seu blog post. Depois, clique em “Salvar alterações”.

criar-blog-post-6
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 7. Para alterar o conteúdo da matéria, clique em “Conteúdo do seu post”.

criar-blog-post-7
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 8. Escreva o conteúdo da sua matéria, escolhendo a fonte, o tamanho e outros recursos desejados. Se quiser colocar alguma imagem, por exemplo, clique nos três pontos e na opção de inserir imagem. Ao terminar, clique em “Salvar Post”.

criar-blog-post-8
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Passo 9. Já finalizando, clique em “Publicar” para colocar sua matéria no ar.

criar-blog-post-9
Passe o mouse sobre a imagem para ampliá-la.

Quantos artigos posso ter no meu site?

O número de blog posts no seu site da Justamente varia de acordo com o plano escolhido. O plano JusFree, que é gratuito, dá direito a apenas 2 blog posts, que podem ser desenvolvidos e publicados a qualquer momento a partir da criação do site.

Já o plano pago, JusPremium, dá direito a blog posts ilimitados, juntamente com outros recursos, como domínio personalizado, vários usuários por conta, contatos ilimitados pelo formulário do site, entre outros.

Por que ter um blog no site do meu escritório?

Antes de entender a importância do blog para o site do seu escritório, é necessário entender como funciona o marketing jurídico.

O marketing permitido para advogados possui uma série de restrições da Ordem dos Advogados do Brasil. De acordo com o Código de Ética e com o Provimento 205/2021 – que dispõe exclusivamente sobre a publicidade na advocacia -, a publicidade jurídica deve ter caráter meramente informativo, seguindo a discrição e sobriedade da profissão.

Sendo assim, o compartilhamento de conteúdos educativos, informativos e relevantes é uma das principais estratégias de marketing jurídico. Neste caso, ele pode ser desenvolvido por meio de blog posts no seu site, ou, também, por redes sociais ou e-mails marketing.

O que difere o seu blog das redes sociais é que, nele, você tem mais liberdade para entregar um material completo e que esclarece todas as possíveis dúvidas do seu leitor. Não há um limite de caracteres, além de fazer parte de uma página online independente.

O blog também é útil para a construção da sua autoridade digital e reconhecimento de marca. A cada matéria publicada, o seu público-alvo entende mais que você é uma referência na área, passando a considerar a contratação quando necessário.

Supondo que você seja um advogado trabalhista e seu leitor esteja procurando informações sobre a demissão sem justa causa. Ao ler seus conteúdos, ele pode se sentir confortável em contratá-lo diante da necessidade, além de confiar no seu potencial.

Portanto, o blog é uma peça fundamental no marketing digital do advogado, ajudando principalmente na construção da autoridade e aumentando as chances de se ter tráfego orgânico (visitas no seu site que não dependem de anúncios).

Cuidados necessários para o blog jurídico

A utilização do blog no site jurídico é fundamental, uma vez que pode ampliar consideravelmente as chances de contratação. Apesar disso, há uma série de cuidados que o advogado deve ter para evitar punições da OAB.

A publicidade jurídica deve ser exclusivamente informativa, prezando pela discrição e sobriedade. Além disso, ela também não pode configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

Sendo assim, inicialmente, podemos destacar 4 pontos:

A partir disso, existem várias práticas que devem ser evitadas pelos profissionais. São elas:

Atentando-se a essas medidas, você evita punições da OAB, ao mesmo tempo em que tem mais credibilidade na sua área.

Como ter um site de advogado com a Justamente?

Criar o seu site na plataforma da Justamente é simples, rápido e prático. Em menos de 5 minutos, você pode ter o site do seu escritório pronto para compartilhar com seus clientes, amigos e familiares, e para desenvolver seus primeiros blog posts.

O primeiro passo é se cadastrar na plataforma com um e-mail e senha. Depois, basta responder o formulário com as informações do seu escritório e suas preferências.

Coloque o nome do seu escritório, o seu logotipo, o seu número de registro da OAB – se houver sócios, coloque o número de registro deles também -, as áreas de atuação e os serviços prestados.

Ao selecionar as áreas de atuação, aparecerá uma visualização de exibição no lado direito da tela. A cada seleção, um texto explicativo irá aparecer. Se quiser, você também pode alterar esse texto conforme a sua preferência e entendimento.

Na tela seguinte, informe os seus contatos (WhatsApp, telefones e e-mail) e endereço profissional, defina o domínio do site criado e selecione o tema que mais te agradar.

Nesta etapa, você pode escolher qualquer um dos temas para ver como o seu site ficará. Se preferir, você também pode trocar de tema, assim como personalizá-lo com outras cores e fontes.

Depois de ver como o seu site ficará, basta publicá-lo para que ele esteja no ar.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

Veja também!