Menu
Justamente
Entrar Criar site

Como criar termos de uso para seu site na Justamente?

Equipe Justamente 14/03/22

Os termos de uso devem entrar na lista de prioridades durante a criação de um site. Eles são indispensáveis para orientar os usuários sobre o uso correto da página no dia a dia.

Assim, os visitantes entendem as restrições com relação ao que pode ser feito, ou não, no ambiente eletrônico. Além disso, eles conhecem mais sobre as responsabilidades da empresa no gerenciamento da página.

Durante a criação do site jurídico, você precisa incluir a produção dos termos de uso para que os usuários do site consigam utilizar a página da melhor forma. Veja abaixo o que são os termos de uso e como criar o conteúdo da página.

O que são termos de uso? Por que adicioná-los ao site jurídico?

Os sites precisam informar aos usuários as regras para acessar e interagir no ambiente digital. Desse modo, os visitantes terão conhecimento sobre os limites entre suas responsabilidades e o papel da empresa no gerenciamento do site.

Por isso, os termos de uso são indispensáveis para qualquer site, assim como a política de privacidade.

Entretanto, mesmo com a presença dos termos em sites e aplicativos, eles são facilmente ignorados pelos usuários, que costumam aceitá-los sem fazer a leitura completa.

Para os visitantes, o conhecimento sobre os termos de uso ajudam a entender questões sobre a segurança da página. Por outro lado, as empresas têm uma segurança maior, já que esclarecem as funções disponíveis no site.

Na prática, os termos de uso funcionam como um contrato entre a empresa responsável pelo site e os clientes ou usuários que vão utilizar a página.

Em seu site jurídico, você precisa adicionar uma página com os termos de uso. Veja como criá-la!

Como criar termos de uso para site jurídico?

Para desenvolver os termos de uso, o escritório precisa considerar as funcionalidades internas do site. Além disso, quando os usuários acessam a página, eles estão de acordo com os termos estabelecidos.

Os termos de uso podem ser desenvolvidos em etapas. Logo após a escrita de ambas, os advogados precisam reuni-las e publicá-las na página. Veja abaixo quais itens devem contar na relação dos termos.

1. Esclarecimento sobre os termos de uso do site

A primeira etapa da criação dos termos de uso consiste no esclarecimento da importância que as regras proporcionam, para o usuário e o próprio escritório.

Além disso, espera-se que os advogados apresentem informações, como CNPJ e a razão social, caso já tenha um escritório registrado. Esses dados também fortalecem a transparência da empresa com o usuário. Confira um exemplo:

2. Definição dos serviços do escritório

Nesta etapa, os termos de uso devem trazer as principais informações relacionadas aos serviços jurídicos oferecidos pelo escritório com detalhes. Assim, você deve elencar as assistências prestadas pelo negócio.

Em um segundo tópico, cabe esclarecer que o site e suas respectivas funções podem ser vetados em caso de uso incorreto dos usuários ou no descumprimento dos presentes termos. Veja abaixo:

3. As formas de acesso ao site do escritório

Nos termos de uso, os advogados precisam esclarecer alguns pontos sobre o acesso ao site. Ou seja, é necessário explicar, detalhadamente, como os usuários têm acesso à página e as regras de visita. Confira:

4. Os direitos do escritório sobre o site

As regras de uso do site também devem esclarecer a proteção com relação aos textos, funcionalidades e layout da página. Além disso, as leis de direitos autorais e propriedade intelectual protegem os conteúdos do site.

Nos sites criados com a Justamente, os advogados conseguem configurar a página com as opções disponíveis. Mesmo assim, os conteúdos podem ser alterados, sendo proibido que visitantes do site usem, copiem, reproduzam, modifiquem ou editem os materiais para qualquer finalidade. Confira:

5. Responsabilidades do usuário e do escritório

As responsabilidades dos visitantes do site e do negócio precisam estar contidas nos termos de uso. Desse modo, é necessário reforçar o respeito às regras e à legislação vigente.

Além disso, os termos também devem deixar claro o que não é responsabilidade do escritório, como problemas de conexão com a internet, links externos e possíveis falhas técnicas que o usuário possa sofrer. Veja o exemplo:

6. Alterações nos termos de uso

Durante a criação dos termos de uso, os advogados devem atentar-se em alertar os usuários do site sobre possíveis mudanças nas regras. Assim que elas entrarem em vigor, os visitantes que estiverem cadastrados na base de e-mails podem ser notificados.

Veja como incluir a possibilidade de alterações nos termos de uso:

7. Esclarecimento de dúvidas sobre as regras de uso

Os termos de uso têm o papel de esclarecer o que os visitantes podem fazer dentro do site do escritório. Entretanto, podem surgir dúvidas relacionadas ao relacionamento com o escritório que não estejam presentes na página.

Por esta razão, os termos de uso devem trazer um tópico informando sobre a possibilidade dos usuários entrarem em contato para obter esclarecimentos. Veja abaixo o exemplo:

“Caso queira acessar, corrigir ou esclarecer pontos sobre os termos de uso, entre em contato conosco pelo [e-mail do escritório] ou [telefone do escritório]”.

8. Reúna os trechos criados e publique os termos no site

Após escrever todos os itens referentes aos termos de uso do site, reúna-os em um único texto e publique na página do escritório na internet. Procure adicioná-la ao menu do site ou, se preferir, no rodapé.

Amplie a presença digital do seu escritório com a Justamente!

Na Justamente, você encontra todos os recursos para criar um site jurídico responsivo e ampliar a presença online do seu escritório de advocacia.

Em menos de 5 minutos, você tem uma página para apresentar as áreas de atuação do escritório e os serviços jurídicos disponíveis.

Para começar a criar o seu site, faça um cadastro com e-mail e senha. Em seguida, responda algumas perguntas sobre o seu escritório. Por fim, escolha o tema e cores do site. Confira o passo a passo.

Ficou com dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

Veja também!