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Como criar identidade visual para escritório de advocacia?

Equipe Justamente 24/03/22

A identidade visual em um negócio é uma parte fundamental, e para um escritório de advocacia não é diferente. Ela é um dos fatores responsáveis pela memorização do seu escritório por visitantes e potenciais clientes, além de poder gerar identificação com eles.

O que compõe uma identidade visual de um escritório vai muito além de um simples design em um site, ou um padrão no material de escritório.

O conjunto de elementos é essencial para o reconhecimento de marca e, muitas vezes, decisivo na escolha do cliente continuar a te acompanhar, já que tende a ser uma das primeiras coisas reparadas pelo público.

A seguir, entenda mais sobre a importância de criar uma identidade visual para o seu escritório de advocacia e saiba como desenvolver uma que realmente tenha a ver com o seu negócio.

O que é uma identidade visual?

A identidade visual de um escritório ou de qualquer outro tipo de negócio é um conjunto de elementos visuais e textuais que criam, assim como o próprio nome diz, uma identidade para a marca.

Uma identidade visual pode ser composta por diversas coisas: uma paleta de cores, símbolos específicos, fontes, formatos, traços, entre outras coisas.

Neste caso, é a união desses fatores que tornam a identidade visual única; não somente a cor, ou os traços isolados, mas as cores e os traços juntos. Assim, ela representa a empresa e pode trazer-lhe reconhecimento.

Por que ter uma identidade visual para o meu escritório de advocacia?

Ao ter uma identidade visual, você permite que quem vê qualquer material que faça parte do seu escritório o reconheça. Além disso, ela também te possibilita criar uma memória nos seus clientes e em pessoas interessadas nos seus serviços.

Uma das vantagens de ter uma identidade visual no seu escritório de advocacia é o profissionalismo que agrega ao seu negócio. Isto é não só uma vantagem, como um ponto importante para o seu marketing e divulgação.

Por mais que você seja um excelente advogado na área em que atua, é fundamental que o seu público-alvo também te reconheça como um ótimo profissional. E, nisso, a sua identidade visual, se bem-feita, pode te ajudar.

Um logotipo bem definido, assim como uma paleta de cores específica e fontes marcantes podem chamar mais a atenção de um visitante do seu site do que um escritório que não se preocupa em definir sua identidade visual.

Outro ponto positivo é que, além do profissionalismo, a utilização do conjunto de elementos também traz mais organização ao seu site e outros materiais publicados e oferecidos.

Assim, a organização não será associada apenas aos materiais em si, mas também ao seu escritório. Seu trabalho será visto como organizado e, consequentemente, digno de confiança.

Por fim, a sua identidade visual faz com que você se destaque entre seus demais colegas de profissão e concorrentes, aumentando a credibilidade do seu negócio, fortalecendo a sua marca e gerando mais interesse em quem já te acompanha, assim como a sua fidelização.

Como desenvolver a identidade visual do meu negócio?

Sabendo a importância da identidade visual para o seu escritório de advocacia, é fundamental buscar saber como desenvolver a sua.

Existem métodos diferentes para elaborar esse conjunto de elementos e aplicá-lo nos seus materiais. O primeiro deles é fazendo por conta própria.

Identidade visual por conta própria

Você mesmo pode escolher a paleta de cores que mais lhe agrada, de acordo com os valores e áreas de atuação do seu escritório, seguindo a sobriedade e moderação da profissão – como determina o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Escolha cores que combinem entre si e que sejam moderadas. Cores extravagantes e muito chamativas, com tons vibrantes, podem ser vistas com maus olhos pelos conselhos de ética da OAB. Portanto, procure definir cores mais neutras.

Nesta etapa, é interessante, ainda, saber o significado de algumas cores no marketing jurídico. O branco, por exemplo, pode representar paz, tranquilidade, pureza e harmonia.

O preto, por sua vez, representa elegância, tradição, nobreza e autoridade. O vermelho pode transmitir motivação e vitalidade, enquanto o verde comunica saúde, natureza e esperança.

O azul, assim como o branco, transmite tranquilidade e segurança, enquanto o dourado demonstra riqueza e prosperidade.

Pensando no que essas e outras cores transmitem, analise os valores do seu escritório e o que ele quer transmitir aos seus clientes, e assim, pense em uma paleta de cores.

Advogados que atuam em causas de saúde ou ambientais podem incluir o verde em suas respectivas paletas, por exemplo, assim como advogados de família podem usar o branco.

Em seguida, crie o seu logotipo. Novamente, tenha sempre em mente os valores do seu escritório e aquilo que você quer transmitir aos seus clientes e interessados com a sua identidade e todos os elementos que a compõem.

Há diversas maneiras de criar um logotipo. Você pode criá-lo do zero utilizando programas profissionais ou não (como o Canva e o FreeLogoDesign), contratar um profissional da área de design, ou utilizar plataformas específicas para logos (como o Logaster e o Tailor Brands). Saiba mais sobre como criar o seu logotipo nesta matéria.

Por fim, selecione os traços que você prefere usar na sua identidade visual. Isso inclui a fonte utilizada em frases e o formato dos traços em outros elementos, como figuras presentes no seu site.

Sua fonte e traços podem ser mais ou menos delicados, mais finos ou grossos, arredondados e irregulares ou retos e exatos, entre outras definições.

Pode ser um desafio criar a identidade visual do seu escritório, principalmente se você ainda não tem uma boa noção sobre criações de design.

Porém, apesar de ser uma tarefa bem trabalhosa, ela pode ser a mais barata e ainda conta com outro benefício: você é a pessoa que mais sabe sobre o seu escritório, sobre os valores que quer passar com seu conjunto de elementos visuais e o que ficará mais parecido com o que você realmente espera do trabalho.

Identidade visual por um profissional de design

Este modo pode ser o mais fácil, principalmente para advogados que têm uma rotina exaustiva e que não têm tempo para escolher paleta de cores, criar um logotipo e definir formatos de traços e fontes.

Ao contratar um profissional da área de design, ele fará tudo para você. Terá consigo a sua opinião e pedidos a respeito do projeto, e fará tudo como você desejar.

Nesta etapa, é importante que você passe os conceitos e valores do seu escritório. Se tiver preferência de paleta de cores, não deixe de mencionar. Fale sobre seus objetivos e como você espera que sua identidade visual fique ao final do trabalho.

Apesar de ser a maneira que menos demanda trabalho e que pode te dar um resultado totalmente profissional, é também a forma mais cara de realizar este projeto. Por isso, vale a pena fazer um planejamento e ver se essa opção realmente se enquadra no seu orçamento.

Identidade visual por programas específicos

A terceira maneira de criar a identidade visual para o seu escritório de advocacia é utilizando programas específicos para este tipo de criação.

Trata-se de um meio termo entre as duas opções anteriores. Você pode fazer tudo sozinho, mas não terá tanto trabalho assim, e ainda terá um bom resultado.

Para utilizar os programas geradores de identidade visual, basta acessá-los, informar suas preferências e informações importantes para a criação do projeto, e ter o resultado gerado automaticamente.

Existem diversos programas onde você pode fazer isso, tanto pagos quanto gratuitos. Alguns exemplos são o Tailor Brands e o Logaster, que são online.

O que considerar para criar uma identidade visual para advogados?

A identidade visual, como seu próprio nome diz, representa a identidade de um negócio – no caso, do seu escritório. Portanto, para desenvolvê-la, é necessário considerar tudo o que envolve a identidade do seu escritório: seus conceitos, valores, princípios, serviços, áreas de atuação, entre outras informações.

Além disso, é preciso pensar no seu público-alvo também. Afinal, ele precisa gostar e se identificar com sua identidade visual. Em visitas no seu site ou no recebimento de um cartão de visitas, por exemplo, seu cliente em potencial deve ter uma boa impressão do que vê.

Finalmente, considere, principalmente, aquilo que você quer transmitir a quem tiver contato com os seus materiais personalizados, seja seu site, redes sociais, cartões de visitas, propostas jurídicas, entre outras coisas que podem levar a sua marca.

Ainda não tem um site jurídico?

Definir a identidade visual do seu escritório de advocacia é um dos fatores principais para que sua marca seja reconhecida e lembrada. Além disso, ela vai muito além do que um simples design ou organização de elementos gráficos, mas transmite a imagem que você quer que o seu público tenha do seu negócio.

No meio digital, é fundamental que o advogado possua um site bem estruturado, apresentando aos seus visitantes suas qualificações, áreas de atuação e serviços prestados, demonstrando eficiência e autoridade no ramo. Ele deve seguir, inclusive, a sua identidade visual.

Por mais importante que seja o site profissional para os advogados, a criação da página online pode demandar muito tempo, trabalho ou dinheiro, fazendo com que os profissionais do Direito vejam isso como um desafio.

Sabendo disso, a Justamente permite que você faça o seu site jurídico profissional em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar nada por isso. Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados.

Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, definindo, a princípio, a identidade visual da sua página. Eles podem ser alterados a qualquer momento e, inclusive, personalizados.

Veja um passo a passo detalhado da criação do site jurídico nesta matéria!

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

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