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Como administrar leads no marketing jurídico?

Equipe Justamente 02/05/22

Administrar os leads no marketing jurídico é tão importante quanto captá-los. Os leads são fundamentais para o crescimento do seu escritório, uma vez que são pessoas que se interessaram pelos seus serviços e, assim, são clientes em potencial.

Conseguir um potencial cliente é ótimo, porém, o gerenciamento é necessário para que ele se torne um cliente efetivo. E é por meio do relacionamento com o usuário que você irá nutrir a proximidade dele com o seu escritório e aumentar as chances de contratação.

Nesta matéria, entenda como manter o relacionamento com seus clientes em potencial e administrar os leads capturados no seu marketing jurídico.

3 dicas para administrar os leads no marketing jurídico

Para administrar os leads no marketing digital do seu escritório, é importante que você cuide dos usuários que demonstraram interesse nos seus serviços. E a principal ação que você deve ter é cultivar o relacionamento com eles.

Em cada ação do seu marketing, é preciso se lembrar das normas da Ordem dos Advogados do Brasil relativas à propaganda jurídica. A publicidade na advocacia não pode ser assim como em outras atividades profissionais, mas deve ter um caráter meramente informativo, prezando pela discrição e sobriedade da profissão, sem configurar captação de clientela ou a mercantilização da advocacia.

Sendo assim, esse relacionamento deve ser desenvolvido seguindo essa linha, com conteúdos informativos, abordagens leves e evitando o litígio. Veja abaixo algumas dicas para colocar em prática.

1. Produza conteúdos de valor

A produção de conteúdos de valor é um dos grandes pilares do marketing jurídico. Se a publicidade dos advogados deve ser meramente informativa e educativa, os artigos que possuem esse perfil são uma das principais opções para a divulgação do seu escritório.

Sendo assim, tenha conteúdos relevantes que se enquadrem em cada uma das etapas do chamado “funil de vendas”. Na área do marketing, esse funil representa a jornada do usuário e tem três etapas, que classificam o visitante conforme a sua necessidade e interesse referente ao assunto abordado.

O topo do funil, que é a parte maior, é composta por usuários que descobrem uma necessidade ou problema. Trata-se da etapa de descoberta ou consciência.

O meio do funil reúne os usuários que já conhecem o seu negócio, já identificaram uma necessidade ou problema e, agora, buscam uma solução.

É nessa etapa, geralmente, que se encontram os leads – os visitantes já te forneceram alguns de seus dados em troca de alguma coisa, como um ebook, algum modelo específico, assinatura de newsletter, entre outras coisas.

Já o fundo do funil é a etapa de decisão de compra (ou contratação, no caso de escritórios de advocacia), na qual os seus serviços são identificados como uma solução para o problema do usuário.

Oferecendo conteúdos para topo de funil, você atrai mais visitantes que podem se transformar em leads. Com conteúdos de meio de funil, você gerencia, administra e nutre os leads conquistados. E com conteúdos de fundo de funil, você consegue transformar seus leads em clientes.

2. Envie e-mails marketing e newsletters

Outra forma de administrar os leads no marketing jurídico e manter o relacionamento com eles é enviando e-mails marketing e newsletters regularmente.

Vale a pena personalizar seus e-mails marketing com conteúdos que realmente possam ser interessantes para o seu lead. Principalmente se você atua em mais de uma área do Direito, seus leads podem ter interesses diferentes, o que faz da personalização uma boa opção.

Saiba em que área está cada lead para recomendar os conteúdos corretos. Já em e-mails mais gerais, esse cuidado não é necessário, já que você pode encaminhá-los para todos os leads.

As newsletters também são uma ótima estratégia para engajar os seus inscritos. Por meio desses boletins informativos, você mantém os destinatários atualizados sobre determinados assuntos, assim como sobre o seu escritório.

Esses dois tipos de comunicação por e-mail são interessantes e muito utilizadas por diversas empresas para manter o relacionamento com o possível cliente. Sustentando e desenvolvendo esse relacionamento, há a memorização e mais reconhecimento de marca, o que só aproxima o lead da contratação.

3. Convide o lead a conhecer suas redes sociais

Pode parecer uma dica não tão útil, mas faz a diferença. Levar seus leads para as suas redes sociais pode gerar mais engajamento para os seus perfis e ainda faz com que eles acompanhem mais de perto o seu compartilhamento de conteúdo nessas plataformas.

Com seus leads como seguidores nas redes sociais, você pode ter uma interação ainda maior com eles. Ao enviar e-mails marketing e newsletters, os destinatários podem, realmente, ler as comunicações e consumir o conteúdo. Porém, nas redes sociais, a interação parte deles – você oferece o conteúdo e eles podem curtir, comentar ou compartilhar.

Quanto mais curtidas, comentários e outras interações você tiver nessas plataformas, mais próximo o seu lead estará de você e, consequentemente, do processo de contratação. Por isso, não hesite em disponibilizar os links dos seus perfis no seu site e também nas comunicações por e-mail.

Bônus: use plataformas para te ajudar nessa tarefa

Além de cultivar o relacionamento com os seus leads por meio do compartilhamento de conteúdos de valor, envio de e-mails marketing e newsletters, e convidando-os para conhecer e acompanhar as suas redes sociais, mais uma maneira de administrar os leads no marketing jurídico é utilizando plataformas específicas para te ajudar.

As plataformas de CRM, isto é, Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português, são muito úteis no gerenciamento de leads, desde que atendam às suas necessidades.

Sendo um sistema operacionalizado com determinado software, a plataforma te ajuda na coleta dos dados fornecidos pelos leads, no desenvolvimento de um relacionamento com os potenciais clientes, na automatização e personalização do envio de e-mails, entre outras tarefas.

Alguns exemplos de ferramentas CRM que podem te ajudar a administrar os leads são o Hubspot, o Salesforce e o RD Station CRM.

Por que administrar os leads?

A conquista de leads é uma das grandes metas de quem trabalha com marketing digital, seja na área jurídica ou em qualquer outro ramo. Uma vez que os leads são potenciais clientes que já não se enquadram mais no topo do funil, mas que já avançaram uma etapa, eles merecem uma atenção maior, pois estão mais próximos do processo de contratação.

Assim, para que os leads realmente avancem mais uma etapa e decidam por contratar os seus serviços, esse gerenciamento é necessário, tanto para que o seu visitante te conheça cada vez mais e crie uma relação de confiança com você e seu escritório, quanto para que ele saiba mais sobre as suas soluções e entre em contato com você.

Se a administração dos leads é importante para que eles se transformem em clientes, a falta desse cuidado pode resultar na perda de oportunidades de contratos assinados. Portanto, vale a pena investir nessa atividade.

Como captar leads pelo site jurídico?

Uma das principais maneiras de captar leads é utilizando o seu site jurídico para oferecer conteúdos relevantes e materiais ricos (como ebooks ou materiais exclusivos) para o seu público-alvo.

A princípio, comece postando artigos de valor no blog do seu site. Os assuntos devem ser relevantes para o seu público-alvo e atingir tanto os usuários que estão no topo do funil, quanto os que estão no meio e no fundo.

Lembre-se que pode ser por meio desses conteúdos que os visitantes identificarão sua autoridade e terão interesse em acompanhar os demais conteúdos.

Depois, por meio de uma landing page, você pode oferecer os materiais especiais em troca do e-mail do usuário, por exemplo. Além disso, você também pode separar um espaço para que o usuário se inscreva na sua newsletter e receba regularmente os seus boletins informativos.

O site jurídico não é somente um dos principais lugares onde você pode captar leads para depois os administrar, mas também a principal forma de criar sua presença online e demonstrar profissionalismo aos usuários.

Apesar disso, a criação de um site demanda muito tempo, trabalho ou dinheiro. Sabendo disso, a Justamente permite que você crie o site profissional do seu escritório em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar nada por isso.

Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

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