Menu
Entrar Testar grátis

Banco de imagens gratuito para advogados: conheça 10 opções

Equipe Justamente 02/08/21

Ao desenvolver o marketing digital do seu escritório, é muito importante que você tenha acesso a boas imagens para ilustrar as matérias do seu blog e os posts nas suas redes sociais. Para isso, uma boa opção é utilizar um banco de imagens gratuito para advogados, uma vez que as imagens disponíveis não possuem direitos autorais e nem exigem um pagamento para serem usadas.

Essa ferramenta, além de ser muito útil, também oferece muita praticidade e economia, principalmente se você for um advogado ainda em início de carreira ou se simplesmente não quiser gastar dinheiro com isso.

Para te ajudar, separamos 10 opções de bancos de imagens gratuitos para advogados. Confira!

1. Pixabay

pixabay-banco-de-imagem-gratuito-advogados
pixabay-banco-de-imagem-gratuito-advogados

O Pixabay possui mais de 1 milhão de imagens, fotos e vídeos, todos em alta qualidade. Para utilizar a plataforma, basta digitar o que você deseja na barra de busca e, quando encontrar a imagem ideal, clicar sobre ela e fazer o download no tamanho que quiser.

Diferente de outros sites, aqui você não precisa se cadastrar com um e-mail e senha, apesar de ser possível. Mesmo que o cadastro não seja obrigatório, ele evita que você tenha que fazer uma confirmação de captcha a cada download realizado.

Além disso, todas as imagens e fotos disponíveis no Pixabay podem ser usadas, inclusive, para uso comercial. Portanto, pode usar o site sem medo. A atribuição do crédito, embora seja recomendada pela plataforma, não é obrigatória.

2. Freepik

freepik-banco-de-imagem-gratuito-advogados
freepik-banco-de-imagem-gratuito-advogados

Com o Freepik, você tem acesso a milhares de fotos, vetores e até arquivos em Photoshop. Ao entrar no site, você pode digitar o termo específico na barra de pesquisa, e depois filtrar a sua busca e selecionar as opções grátis.

O cadastro na plataforma não é obrigatório, sendo possível fazer diversos downloads sem problema. No entanto, o site pede para que você atribua os créditos quando utilizar a imagem.

Neste caso, assim que clicar em “download gratuito” e baixar a imagem, aparecerá na tela um link que servirá como crédito. Caso você não queira fazer a referência do crédito, terá que aderir à versão Premium, pagando uma mensalidade.

3. Unsplash

unsplash-banco-de-imagem-gratuito-advogados
unsplash-banco-de-imagem-gratuito-advogados

O Unsplash disponibiliza diversas imagens em alta definição, livres de qualquer direito autoral. O seu uso é livre, não exigindo registro ou atribuição de créditos – apesar de recomendar este último.

Por enquanto, a plataforma ainda não tem uma versão em português. Sendo assim, para utilizá-la, faça a sua busca em inglês. Após encontrar a foto ideal, clique sobre ela e, depois, em “Download free”. Caso queira atribuir os créditos, aparecerá na tela uma expressão para ser copiada e colada.

4. Pexels

pexels-banco-de-imagem-gratuito-advogados
pexels-banco-de-imagem-gratuito-advogados

Mais uma opção de banco de imagens gratuito para advogados é o Pexels. O site é gratuito e oferece fotos e vídeos para download, inclusive para uso comercial.

Se quiser, você pode se registrar na plataforma para ter acesso ao histórico de downloads. Porém, isso não é necessário. Acessando o site, basta fazer a busca e baixar gratuitamente a imagem desejada.

Uma boa ferramenta é o filtro de buscas. É possível filtrar os resultados de acordo com a orientação da imagem (paisagem ou retrato), tamanho e até cor.

5. Flaticon

flaticon-banco-de-imagem-gratuito-advogados
flaticon-banco-de-imagem-gratuito-advogados

O Flaticon é uma plataforma um pouco diferente das que estão presentes na nossa lista. Isso porque ela oferece imagens em formato de ícones ou figurinhas. São boas opções para montar artes personalizadas, principalmente para redes sociais, onde você não precisa ser tão formal.

Assim como no Freepik, o cadastro na plataforma não é obrigatório e a utilização dos ícones é gratuita, porém, a atribuição dos créditos é necessária. Após fazer a busca (é possível filtrar entre ícones e figurinhas), basta fazer o download para ter o link relativo ao crédito ao autor.

6. Vecteezy

vecteezy-banco-de-imagem-gratuito-advogados
vecteezy-banco-de-imagem-gratuito-advogados

O Vecteezy é mais conhecido por ser um banco de vetores, porém, também oferece imagens e vídeos. Disponível na versão em inglês e em português, o site não exige a criação de um login para o download das fotos, mas pede para que o crédito seja atribuído.

Para utilizar a plataforma, digite o termo na barra de pesquisa e não esqueça de filtrar a busca – do lado esquerdo da barra, selecione “Fotos”. Ao encontrar a imagem desejada, clique sobre ela e, depois, em “Download gratuito”. Selecione a opção “Licença Standart” e copie o link fornecido para atribuir os créditos.

7. Freerange Stock

freerange-banco-de-imagem-gratuito-advogados
freerange-banco-de-imagem-gratuito-advogados

O Freerange Stock é outro banco de imagens gratuito que pode ser utilizado por advogados e outros profissionais. Além de fotos, o site também oferece algumas ilustrações, que podem caber no seu projeto.

A plataforma só está disponível em inglês, o que exige que sua busca seja nesse idioma. Diferente de outros sites, aqui é necessário fazer um cadastro para conseguir as imagens desejadas. Apesar disso, o cadastro é bem simples: basta definir um nome de usuário, o seu nome, e-mail e uma senha.

Ao fazer a pesquisa, encontre a imagem desejada, clique sobre ela e, após selecionar o tamanho, clique em “Download image”.

8. Picjumbo

picjumbo-banco-de-imagem-gratuito-advogados
picjumbo-banco-de-imagem-gratuito-advogados

A oitava opção da nossa lista é o Picjumbo, que possui boa usabilidade e garante facilidade para baixar as fotos.

Ao acessar o site, digite em inglês a sua busca na barra de pesquisa, localizada no canto superior da tela. Para baixar a imagem, clique sobre ela e, depois, em “Free download”.

9. Burst

burst-banco-de-imagem-gratuito-advogados
burst-banco-de-imagem-gratuito-advogados

Assim como outros sites listados nesta matéria, o Burst é uma plataforma que disponibiliza imagens gratuitamente para que você as utilize em seu blog ou redes sociais. Há, inclusive, coleções, onde você pode encontrar fotos que tenham a ver com o mesmo tema em alta definição.

Para ter acesso às fotos, basta fazer uma busca na página principal do site e, depois, selecionar a imagem desejada e fazer o download em alta ou baixa resolução. Feito o download, a plataforma ainda pede para que, se possível, você atribua os créditos ao autor da imagem, disponibilizando um código específico para isso.

Não é necessário fazer nenhum registro ou conta no site, que está disponível em inglês e em português.

10. Canva

canva-banco-de-imagem-gratuito-advogados
canva-banco-de-imagem-gratuito-advogados

Por último, apesar de não ser exatamente um banco de imagens gratuito para advogados, o Canva permite que você monte suas próprias artes, ao mesmo tempo em que disponibiliza algumas ilustrações gratuitamente.

Para utilizar a plataforma, é necessário fazer um cadastro. Com ele, você não apenas consegue montar e baixar os designs, mas salvá-los para alterações futuras.

Ao acessar o Canva, decida o tamanho da sua arte. Você pode selecionar um tamanho pronto sugerido pela plataforma, como de posts para as redes sociais ou para blog posts, ou definir um tamanho personalizado.

Em seguida, você pode buscar templates, elementos (como ícones, figurinhas, entre outros), fotos, textos e ainda outros recursos, além de poder inserir itens do seu próprio arquivo pessoal.

Vale saber que, além do plano gratuito, há ainda o plano pago. Portanto, ao fazer uma busca de templates, elementos e outros recursos, você pode encontrar tanto os que são gratuitos, quanto os que são pagos.

Ao finalizar a personalização do design, clique em “Baixar”, selecionar o formato do arquivo e fazer o download.

Cuidados necessários com as imagens

Ao utilizar um banco de imagens gratuito para advogados, você pode encontrar fotos interessantes para ilustrar as matérias do seu blog e os post nas redes sociais do seu escritório. Porém, é necessário tomar alguns cuidados para não ter problemas.

Um dos pontos que merece a sua atenção é a existência de direitos autorais sobre as imagens. Cada imagem tem um autor, que possui o direito moral e patrimonial sobre a sua obra. O bom de utilizar esses bancos de imagens, além da gratuidade, é que as fotos são livres de direitos autorais.

Apesar disso, ainda é possível que você tenha que atribuir o crédito, como acontece em algumas opções da nossa lista. Mesmo que a imagem esteja em domínio público e possa ser reproduzida sem autorização, o crédito deve ser dado.

Ao utilizar fotos com direitos autorais, ou deixar de atribuir o crédito devido, você corre o risco de ter que tirar a sua matéria ou post do ar, além de poder ter consequências piores, como indenizações e multas.

Outro cuidado que você deve ter é com relação à coerência da imagem utilizada junto à informação que você está passando. É normal que você queira escolher uma foto que tenha o mínimo de sentido com o que você está falando no seu texto ou legenda. No entanto, para os advogados, essa atenção não é só recomendada, como obrigatória.

Segundo o Provimento 94/2000 da Ordem dos Advogados do Brasil, não é permitido o “emprego de fotografias e ilustrações, marcas ou símbolos incompatíveis com a sobriedade da advocacia”. Ou seja, suas imagens ilustrativas devem, necessariamente, ser discretas e compatíveis com a sua profissão.

Por fim, a instituição também proíbe a utilização de fotos dos prédios dos Tribunais, pois isso evita a associação do órgão com o seu escritório.

Faça o seu site jurídico com a Justamente!

Ter um site jurídico é uma ótima maneira de divulgar o seu escritório, principalmente se você tiver uma página de blog repleta de artigos informativos, de preferência com alguma imagem ilustrativa para chamar mais atenção. Porém, criar um site pode não ser uma tarefa tão fácil, uma vez que exige um alto valor ou horas de trabalho.

Sabendo disso, a Justamente permite que você faça um site grátis para o seu escritório em menos de 5 minutos, te oferecendo uma página séria e profissional.

A Justamente é uma plataforma gratuita de criação de sites e específica para advogados. Ela foi criada por profissionais do Direito e oferece sites feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, além de serem responsivos e estarem de acordo com as normas da OAB com relação ao marketing jurídico.

Para fazer o seu site na plataforma, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento.

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

Veja também!