O atendimento na advocacia é crucial para que os clientes tenham uma boa impressão do profissional e continuem com ele diante de novas necessidades. Além disso, os próprios contratantes devem ser favorecidos pela qualidade do serviço prestado, a fim de terem uma experiência satisfatória com a sua causa.
Sabendo disso, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para que o seu atendimento encante o seu cliente e realmente o conquiste.
A seguir, confira como exercer um bom atendimento na advocacia e agradar o seu cliente para prestar-lhe um bom serviço e mantê-lo com você.
Como prestar um bom atendimento na advocacia?
Existem diversas ações que podem fazer com que o seu atendimento seja bom ou ruim aos olhos dos clientes. No entanto, falando em termos gerais, o ideal é que a pessoa que vai até o seu escritório se sinta acolhida e confortável em compartilhar seus dados e situação com você. O mesmo acontece em atendimentos online.
Por isso, é fundamental que você, advogado, priorize o atendimento aos seus clientes e clientes em potencial, se atentando ao planejamento do atendimento.
Para te ajudar, separamos 5 dicas. Confira!
1. Prepare o seu local de atendimento
Independente se você for atender seu cliente em seu escritório, em uma sala comercial ou via videoconferência, prepare o ambiente. Organize sua mesa, deixe espaço para o visitante e também para você.
Um local arrumado, limpo e em ordem tende a passar uma boa impressão. Uma boa iluminação, ventilação e um bom móvel para acolher confortavelmente o cliente também devem ser considerados.
Especificamente em reuniões presenciais, é interessante que você tenha disponível água e café para oferecer a quem procura os seus serviços. Trata-se de um gesto simples, mas que pode fazer a diferença.
2. Seja cordial
Tratar seu cliente com cordialidade é outro fator que faz subir o nível do seu atendimento na advocacia. Promover uma conversa agradável pode deixar seu visitante muito mais à vontade para falar sobre a sua situação e suas expectativas ao te contratar. Além disso, o básico que alguém pode esperar de um profissional ao marcar uma reunião com ele é ser bem tratado, mesmo que a contratação não se concretize.
Se apresente, fale um pouco sobre você e sobre o escritório, e se interesse pelo que o cliente vai falar. Dê-lhe a devida atenção, ouvindo todos os detalhes e anotando tudo o que for importante para o caso.
Isso é importante não apenas para o visitante, que se sentirá ouvido e verá a sua atenção no que ele fala, mas também para você, que já poderá considerar as possíveis soluções para o problema.
3. Tenha transparência
Ser transparente com o seu visitante te permite conquistar a sua confiança em menos tempo.
O Art. 10 do Código de Ética e Disciplina da Ordem do Advogados do Brasil afirma que “as relações entre advogado e cliente baseiam-se na confiança recíproca”. Portanto, é de suma importância que você demonstre à pessoa interessada nos seus serviços que ela pode confiar em você e no seu trabalho.
Para isso, seja objetivo e profissional com o potencial cliente, explicando-lhe cada detalhe necessário sobre o seu caso e, também, sobre o seu trabalho. Após ouvir todas as informações trazidas por ele, dê-lhe detalhes sobre o que, de fato, pode ser feito, e quais são as melhores alternativas a partir do seu olhar.
Não deixe de sempre se mostrar disponível e interessado em ajudá-lo, trabalhando para o seu benefício.
É interessante, ainda, que você não utilize termos jurídicos nas suas explicações. O vocabulário dos advogados pode conter diversas palavras que não fazem parte da realidade de pessoas leigas, que não são advogadas. Assim, deve-se evitar jargões jurídicos, substituindo-os por expressões mais simples e de fácil compreensão.
4. Fale sobre os benefícios da contratação
Esse ponto pode ajudar tanto o cliente em potencial quanto o advogado. Em primeiro lugar, a partir da sua explicação sobre os benefícios da contratação, o visitante poderá analisar com mais cuidado a sua própria situação e entender por que ele deve te contratar. Da mesma forma, ele também poderá considerar as desvantagens da não contratação.
Você, por outro lado, tem uma nova chance de ser contratado e conquistar um cliente, ampliando sua carteira. Por isso, empenhe-se nessa tarefa.
Todavia, não seja interesseiro. Por melhor que seja ter um novo contratante, seu foco deve estar em ajudar o cliente e dar o seu máximo para que ele seja o maior beneficiado da relação.
5. Mantenha um relacionamento com seu cliente
Por fim, mais uma coisa que faz a diferença no atendimento na advocacia é o relacionamento entre advogado e cliente. Após a reunião realizada, mantenha contato com o seu visitante, independente se a contratação realmente aconteceu ou não.
Caso você tenha conseguido um novo cliente, não se esqueça dele. É verdade que a rotina de um advogado pode ser bem tumultuada, fazendo com que sobre pouco tempo. Porém, faça um esforço para sempre atualizar seu cliente sobre o andamento do seu processo, assim como sobre as possíveis novidades do seu escritório.
Já se a contratação não acontecer, procure verificar antes com o visitante se você pode lhe encaminhar boletins informativos e newsletter. Nutrindo esse relacionamento, o negócio que não foi fechado pode se tornar real no futuro.
Confira nesta matéria 5 maneiras de manter o relacionamento com seus clientes e deixá-los satisfeitos com seus serviços.
Invista na sua presença online
Em um tempo em que a grande parte da população está conectada à internet, é de suma importância que cada negócio tenha sua presença digital.
Estar disponível na internet não apenas permite que você aumente a visibilidade do seu escritório, como também passa mais credibilidade a quem pesquisa sobre você. Além disso, outra vantagem é que pessoas de qualquer local do país podem te encontrar e ter um atendimento online. Dependendo da situação, é possível advogar mesmo à distância.
Uma das principais formas de estabelecer sua presença online é criando um site para o seu escritório. No seu site jurídico, você pode inserir as informações mais importantes sobre seu negócio, como áreas de atuação e serviços prestados, formas de contato, horários de atendimento e endereço, além de conteúdos informativos e relevantes para o seu público-alvo.
Criar um site de advogado pode não ser algo tão simples, já que a tarefa é trabalhosa. Normalmente, contrata-se profissionais que criam a página online por valores não tão baixos, ou gasta-se muito tempo tentando criar um site próprio.
Sabendo disso, a Justamente permite que você crie o seu site jurídico em menos de 5 minutos e sem pagar por isso. Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Todos os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, o que garante total profissionalismo à página criada.
Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!
Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.
Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para ola@justamente.com.br.