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7 ferramentas para criar o logotipo do seu escritório de advocacia

Equipe Justamente 17/01/22

Criar um logotipo para um escritório de advocacia, assim como para qualquer negócio, é fundamental para estabelecer uma identidade visual. Essa identidade, por sua vez, é um dos fatores responsáveis pelo reconhecimento de marca – ou seja, fazer seu escritório conhecido.

Entre os vários elementos que podem compor uma identidade visual, o logotipo é um dos principais. Afinal, é por meio dele que as pessoas saberão que determinado material é referente ao seu escritório.

Sabendo da importância de ter um logo, cabe ao advogado e seus sócios (se houver) providenciarem um ao escritório. Neste caso, é possível encomendar um com um profissional ou utilizar ferramentas para uma criação própria.

A seguir, confira 7 ferramentas que você pode usar para criar o logotipo do seu escritório de advocacia e dar início à construção da sua identidade visual.

Como criar um logotipo para o meu escritório de advocacia?

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem ser úteis na criação do logotipo do seu escritório. Assim, é possível encontrar programas mais simples, indicados para iniciantes, e programas mais avançados, para quem já entende um pouco mais de criações de design.

Além disso, também há aquelas que são gratuitas, as que possuem planos gratuitos e pagos, e as que são totalmente pagas. Nesta matéria, separamos ferramentas para iniciantes e mais avançados, pagas e gratuitas. Confira!

1. Canva

O Canva é uma plataforma online que permite a criação de designs baseada no esquema de “arrasta e solta”. A ferramenta é muito intuitiva e pode ser usada por qualquer pessoa.

Para utilizar o Canva, é necessário fazer um cadastro gratuito com e-mail e senha. Depois, basta selecionar o formato do projeto e inserir os elementos desejados. Você pode escolher um formato predefinido para logomarcas, ou criar um de tamanho personalizado.

No painel de criação, há vários elementos que podem ser utilizados no logotipo do seu escritório. Há, inclusive, modelos prontos que podem servir de inspiração.

Porém, é importante que você não faça cópias. Um logo personalizado traz mais credibilidade ao seu escritório, deixando-o com uma identidade visual única.

Apesar de ser gratuito, o Canva também possui planos pagos, com ferramentas mais avançadas e mais opções de ilustrações, fontes e outros elementos.

Confira essa matéria para saber mais sobre o Canva.

2. Figma

Assim como o Canva, o Figma é uma plataforma online gratuita de edição de design gráfico. Apesar de ser amplamente utilizado para a criação de interfaces (páginas na web), ele também pode ser usado para outros projetos, como criação de posts para as redes sociais e de logotipos.

Antes de dar início aos designs, cadastre-se com um e-mail e senha. Feito isso, clique em “New design file” e escolha o tamanho do quadro. Em seguida, comece a criação do logotipo do seu escritório de advocacia adicionando formatos, cores e fontes, além de efeitos, como degradê e outros exemplos.

É possível, ainda, criar um formato do zero. As ferramentas de caneta e lápis permitem que o usuário da plataforma tenha liberdade criativa e desenhe formas totalmente personalizadas.

Vale saber que o Figma ainda não tem uma versão disponível em português, mas apenas em inglês. Além disso, a plataforma também possui um plano pago, apesar de disponibilizar diversas ferramentas em seu plano gratuito.

Saiba mais sobre como usar o Figma no seu marketing jurídico nesta matéria.

3. Logaster

Indicado para iniciantes, a Logaster permite que o usuário crie sua logomarca sem muitas dificuldades e de forma rápida. A plataforma é online e gratuita, mas pode exigir pagamentos para download do logotipo em maior resolução ou para ter outras funcionalidades.

No plano gratuito, os ícones disponibilizados pela plataforma possuem apenas uma cor, enquanto no plano pago há variações de cores e de fundo, além de formatos redimensionáveis. Apesar disso, você pode criar um logotipo para o seu escritório gratuitamente e baixar uma versão pequena em PNG.

Outra vantagem que o plano pago proporciona são kits para a construção da sua identidade visual. Sendo assim, é possível ter não só o logotipo, mas também um cartão de visitas, assinatura de e-mail, kits para mídias sociais (como fotos de perfil no tamanho adequado e capas), entre outros.

Saiba mais sobre o Logaster no site da ferramenta.

4. FreeLogoDesign

O FreeLogoDesign é mais uma plataforma online e gratuita na nossa lista para criar o logotipo do seu escritório de advocacia. Com fácil usabilidade, a ferramenta permite que o advogado selecione os elementos desejados e simplesmente arraste e solte para dar início à criação.

É possível alterar cores, fontes, formas, tudo para personalizar a logomarca. Há, ainda, vários modelos que podem ser usados como inspiração ou até mesmo como base para o seu projeto.

Depois do processo de criação, basta salvar o logotipo. Na versão gratuita, você pode fazer o download do logo no tamanho 200×200. Já na versão paga, é possível ter o projeto em uma resolução maior, com até 5000×5000, e com formatos PNG, JPG e SVG (vetorizado).

Conheça mais o FreeLogoDesign no site da plataforma.

5. Tailor Brands

O Tailor Brands é um bom programa online para iniciantes criarem seus logotipos. A plataforma possui inteligência artificial e, a partir das suas preferências, faz um logo personalizado para o usuário.

Apesar disso, ainda é possível alterar o logo apresentado. Você pode mudar as cores e tamanhos, alterar a posição de elementos, adicionar ou remover textos e ícones, entre outros tipos de personalizações.

Mesmo sendo gratuito, o Tailor Brands também possui uma versão paga, que dá acesso a outros recursos mais avançados. Saiba mais no site do programa.

6. Adobe Illustrator

Diferente das outras ferramentas da nossa lista, o Adobe Illustrator é voltado para quem tem mais intimidade com criações de design, além de ser totalmente pago (apesar de ter 30 dias grátis). Utilizado por profissionais de criação, o software da Adobe deve ser baixado no computador do usuário para ser utilizado.

Com a tela de projeto aberta, você tem total liberdade. São várias as ferramentas e recursos disponíveis para que você crie o seu logotipo do zero, elaborando formatos totalmente personalizados, incluindo cores, texturas, fontes, entre outras coisas.

O desenvolvimento do logo é vetorial, por isso exige um pouco mais de conhecimento na área de design, além de tempo para aprender a usar a ferramenta. Entenda mais sobre o Adobe Illustrator no site da empresa.

7. Adobe Spark (Creative Cloud Express)

Outra opção da Adobe é o Creative Cloud Express, antigo Adobe Spark, que é mais voltado para iniciantes e gratuito. A ferramenta disponibiliza várias fotos e ilustrações para serem utilizadas no projeto, além de modelos prontos.

O Creative Cloud Express é online e também usa inteligência artificial para criar logotipos personalizados. De acordo com as suas preferências, alguns modelos são criados, e assim você pode personalizá-los conforme quiser – alterar cores, inserir imagens, mudar as fontes e alinhamentos, entre outras modificações.

Embora seja uma ferramenta gratuita, ela também possui planos pagos. Conheça mais esta opção da Adobe no site da empresa.

Dicas para criar o logotipo do seu escritório

Escolher uma ferramenta para criar o logotipo do seu escritório de advocacia pode ser muito útil, principalmente considerando o seu nível de conhecimento na área de design. Porém, a plataforma ideal não fará tudo sozinha para você.

Antes de criar uma logomarca, é preciso ter um planejamento. Por isso, separamos 4 pontos para você considerar no momento de criação. Confira!

1. Menos é mais

No momento do desenvolvimento da arte, é importante que você escolha os elementos corretos e dê preferência a projetos mais limpos visualmente. Ao inserir muitos elementos, o seu público pode ter a sensação de algo bagunçado e poluído, o que pode deixar uma má imagem.

Neste sentido, você pode escolher ícones que realmente mostrem a essência do seu escritório, sem elementos desnecessários e que sobrecarregam o seu logotipo.

2. Tenha um padrão

É importante que o seu logo tenha um padrão, ou seja, que os elementos presentes nele sigam a mesma linha. Procure escolher ícones que combinem entre si, que tenham os mesmos traços.

O mesmo deve ser considerado na fonte. Evite utilizar fontes diferentes, mas dê preferência a uma única. Isso contribui para a organização visual do seu logo e, consequentemente, para a imagem do seu escritório.

3. Pesquise modelos para se inspirar

Esta é uma boa dica se você não tem ideia de por onde começar. Procure logotipos existentes, inclusive de outros colegas de profissão.

Veja as artes que dão certo e que passam uma boa imagem para o público, e analise também aquelas que não chamaram tanto a sua atenção. Assim você evita incluir algo que não é tão eficaz na sua logomarca.

Com as inspirações em mente, lembre-se de não copiar. Tenha um logotipo personalizado e único, e que demonstre a autoridade do seu escritório, não que remeta a outra marca.

4. Considere a sua área de atuação

Por fim, não esqueça de considerar a sua área de atuação juntamente com o seu público-alvo. Se você é um advogado trabalhista, você pode buscar por elementos que remetam a este ramo do Direito. O mesmo pode ser dito de um advogado previdenciário, consumerista, entre outros.

O seu logotipo deve chamar a atenção e gerar uma memória no seu público. Por isso, busque ter uma logomarca com a qual o seu público possa se identificar.

Ainda não tem um site jurídico?

Criar um logotipo para o seu escritório de advocacia é uma das principais coisas para que a sua marca seja reconhecida e lembrada. Desta forma, ele pode ser utilizado em materiais de escritório, documentos contratuais e, também, em estratégias de marketing jurídico.

No meio digital, é fundamental que o advogado possua um site bem estruturado, apresentando ao seu público-alvo suas qualificações, áreas de atuação e serviços prestados, demonstrando eficiência e autoridade no ramo. Ele deve conter, inclusive, o logotipo desenvolvido.

Por mais importante que seja o site profissional para os advogados, a criação da página online pode demandar muito tempo, trabalho ou dinheiro, fazendo com que os profissionais do Direito vejam isso como um desafio.

Sabendo disso, a Justamente permite que você faça o seu site jurídico profissional em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar nada por isso. Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados.

Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

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