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5 formas de usar o Figma no marketing jurídico

Equipe Justamente 17/11/21

O Figma é uma plataforma online de edição de design gráfico, que permite a criação de interfaces por várias pessoas simultaneamente. É ideal para equipes que focam em um mesmo projeto, apesar de também poder ser usado por um único usuário.

No marketing jurídico, o Figma pode auxiliar o advogado a criar posts para redes sociais, materiais como panfletos, folders e cartazes, imagens ilustrativas para blog posts, thumbnails para vídeos, entre outras peças.

O Figma se assemelha a outros programas de design gráfico, como alguns softwares pagos profissionais, o Canva, e outras opções no mercado. Porém, seu diferencial é o compartilhamento – com ele, várias pessoas conseguem trabalhar em um mesmo projeto ao mesmo tempo, sem que se perca o desempenho da ferramenta.

Nesta matéria, entenda mais sobre o Figma e saiba como ele pode ser útil no marketing jurídico do seu escritório.

Como o Figma funciona?

O Figma é uma plataforma online voltada para a criação de artes e design gráfico. Ela é ideal para o desenvolvimento de interfaces, como páginas de sites e aplicativos, mas também pode ser utilizada para outros fins, como posts para redes sociais e outros tipos de projetos.

Apesar de ter sua versão online, o Figma também pode ser baixado como programa para o desktop. Mesmo assim, você ainda precisará estar conectado à internet, já que os projetos ficam salvos na nuvem.

Para começar, é necessário fazer uma conta. Sendo assim, basta acessar o site da plataforma, clicar em “Sign up” e se cadastrar com um e-mail e senha.

Vale saber que, até o momento, o Figma ainda não tem uma versão disponível em português, mas só em inglês. Ainda assim, você pode clicar em qualquer lugar da página com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Traduzir para o português”.

Com sua conta criada, você já pode dar início ao seu design. Para isso, clique em “New design file” e, na página seguinte, você já poderá escolher o formato do seu projeto.

Na próxima tela, você pode definir o tamanho que você quiser, assim como escolher um tamanho predefinido. Selecionando a ferramenta “Frame”, você cria o tamanho da sua arte, ao mesmo tempo em que, na barra lateral direita, há tamanhos já definidos.

Em “Rectangle”, é possível selecionar formas para compor a sua arte, assim como a opção “Pen” permite que você faça desenhos livremente. Outras ferramentas interessantes e úteis são as de “Text”, “Hand tool” e a de “Add comment”.

Com essas ferramentas, já é possível desenvolver um projeto simples. Você também pode importar fotos, ilustrações e ícones do seu computador ou celular para a plataforma. Assim, você tem total liberdade para personalizar os conteúdos criados.

Nesta matéria você encontra algumas opções de plataformas online e gratuitas para baixar imagens e ícones que podem ser interessantes para o seu marketing digital.

Com seu projeto finalizado, clique sobre o nome dele (em cima do formato do projeto) e, na barra direita, clique em “Export”. Selecione o formato do download (PNG, JPG, SVG ou PDF) e, depois, clique em “Export + nome do seu projeto”.

Como usar o Figma no marketing jurídico?

Existem diversas ferramentas, técnicas e estratégias que o advogado pode utilizar para desenvolver o seu marketing jurídico. Em algumas delas, o Figma pode ser útil, especialmente para fixar sua identidade visual nos materiais publicados, o que colabora para o reconhecimento de marca.

Veja agora 5 coisas que você pode fazer no Figma para utilizar no seu marketing jurídico e conheça duas utilidades extras da plataforma.

1. Logotipo

O logotipo é um dos ícones mais importantes quando falamos sobre identidade visual, assim como a paleta de cores e uma fonte específica. É por meio dele que os consumidores podem associar a imagem ao seu escritório e identificar o seu negócio com mais rapidez.

Para fazer o seu logotipo no Figma, basta selecionar o tamanho do quadro e dar início à criação inserindo formatos, letras e cores.

Se quiser, você mesmo pode criar um desenho totalmente personalizado para representar a sua marca. As ferramentas de caneta e lápis te dão essa liberdade.

2. Post para redes sociais

Estar presente nas redes sociais é outra forma de desenvolver o marketing jurídico do seu escritório, assim como acontece em praticamente todos os outros ramos profissionais. Compartilhar conteúdos relevantes por esse tipo de mídia é uma ótima maneira de construir sua autoridade digital e atrair mais clientes.

Neste caso, vale a pena dizer que essa presença deve existir nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo. Estar ativo em outras redes também é válido, porém, foque seus esforços naquela em que você tem mais chances de conseguir novas contratações.

Além disso, elementos visuais são mais do que bem-vindos. Mesmo que você queira compartilhar um texto, uma imagem ilustrativa chama a atenção, o que aumenta a probabilidade de ter leitores.

No Figma, você consegue colocar seu logotipo na sua imagem ilustrativa, ou, ainda, criar a sua própria imagem unindo diferentes elementos.

É possível, também, criar designs nos diferentes formatos disponíveis nas redes sociais, como carrosséis, stories ou publicações tradicionais.

Uma facilidade que o Figma proporciona é a criação de carrossel e sua visualização em uma única página. Assim, fica mais fácil colocar e visualizar os elementos que começam em um quadro e terminam em outro, além de ver a publicação por completo.

Para criar o seu post, defina o tamanho de acordo com o formato desejado e insira os elementos do seu interesse. No Figma, você pode selecionar formatos geométricos, definir cores, textos de fontes diversas e montar uma figura totalmente do zero com as ferramentas de caneta e lápis.

Além disso, você também pode colocar imagens, ícones e figuras. Para isso, basta clicar na opção de “Main Menu”, no canto superior esquerdo, depois em “File” e em “Images”. Se preferir, você também pode apenas arrastar a imagem escolhida da pasta do seu dispositivo para a página do Figma.

3. Thumbnails para YouTube

A thumbnail no YouTube é a miniatura do vídeo. São muitas as pessoas que escolhem assistir determinado vídeo pela sua thumbnail, vendo o título só depois. Por essa razão, é fundamental que o advogado dê atenção a ela.

Atualmente, vários advogados já compartilham vídeos no YouTube como parte da estratégia de marketing jurídico. Se você está entre esses profissionais, você pode usar o Figma para criar sua miniatura e conseguir mais visualizações.

O modo de fazer este tipo de projeto é basicamente o mesmo usado nos posts para redes sociais. Com sua área de trabalho da plataforma limpa, clique na ferramenta de “Frame” para criar o formato do design. A medida de uma thumbnail é 1280×720.

Em seguida, é só inserir textos, formatos, cores, imagens e outros elementos de sua preferência.

4. Infográficos para artigos

Os infográficos são recursos muito valiosos e que colaboram muito para o entendimento do leitor, principalmente quando dados são apresentados ou o assunto é um pouco mais complexo.

Normalmente, ele une elementos textuais e visuais, o que pode ajudar o leitor a assimilar melhor o conteúdo.

No Figma, é possível definir o tamanho desejado e inserir os textos e imagens, posicionando-os conforme a sua ideia. Pela barra direita que aparece na tela, você pode diminuir ou aumentar a fonte, assim como alterar sua cor e formato.

Para isso, vale a pena buscar algumas inspirações na internet. Encontrando um bom modelo, você pode adaptá-lo ao seu conteúdo e informações.

Não se esqueça, ainda, de atribuir a fonte das informações no seu infográfico. Principalmente se os dados ali presentes forem de dados oficiais, como do governo ou de empresas especializadas, a fonte o torna mais confiável.

5. Cartões de visitas

Em último na nossa lista, o Figma também pode ser útil na criação de cartões de visitas. Embora a época atual seja mais digital do que nunca, ter um cartão de visitas ainda é importante, já que ele reforça a identidade visual do seu escritório e colabora para a humanização da sua relação com o futuro cliente.

Assim como nas opções anteriores, basta selecionar o tamanho do cartão e desenvolver a arte com formas, imagens, ícones, cores e textos. O tamanho padrão de cartões de visitas no Brasil é 9×5 cm, mas, se quiser, você pode fazer um tamanho personalizado.

Lembre-se também de colocar o seu logo no seu cartão, mantendo a identidade visual do seu escritório. Caso contrário, seus materiais não vão combinar entre si – site, publicações nas redes sociais, o cartão de visitas, entre outras coisas.

Recursos extras

O Figma ainda conta com dois recursos muito interessantes que colaboram para a sua criatividade e criação.

O primeiro deles é a possibilidade de instalar plugins. Com isso, você consegue colocar recursos e ferramentas adicionais na plataforma, que permitem que você faça além do básico.

Você pode, por exemplo, instalar um plugin de removedor de fundo. Assim, basta selecionar a imagem que você quer no seu dispositivo e aplicar o plugin para que o fundo seja apagado.

Também é possível encontrar plugins com ícones e até imagens. O plugin Unsplash, por exemplo, permite que você busque na própria plataforma do Figma as imagens livres de direitos autorais para utilizar nos seus projetos.

Para encontrar os plugins, basta ir na opção “Community” e clicar em “Plugins”.

O outro recurso extra é a própria área de Community. Nesta opção, você encontra projetos já prontos que outros usuários disponibilizaram na plataforma, e, além de poder se inspirar, você também pode pegar ícones, imagens e elementos textuais para utilizar no seu projeto.

Por que usar o Figma no marketing jurídico?

É fundamental que, qualquer que seja a empresa, ela valorize a sua comunicação visual e aposte em elementos além dos textuais para ampliar sua visibilidade e conquistar mais clientes.

Utilizando o Figma, o advogado pode desenvolver essa comunicação visual, criando designs que podem ser utilizados nas redes sociais, materiais de escritório, artigos para o blog e outros tipos de conteúdos.

Além disso, o Figma é gratuito. Apesar de ter um plano pago, ele permite que o seu usuário tenha acesso a recursos úteis e interessantes para a sua criação.

Ainda não tem um site para seu escritório?

O Figma é uma das ferramentas úteis para que o advogado desenvolva o seu marketing jurídico. No entanto, ela não é a única. Na verdade, pode-se dizer que ela é uma ferramenta que te ajuda a usar melhor outras ferramentas, como o site do seu escritório.

É comum que as pessoas, quando precisam de determinado serviço, busquem-no na internet. Sabendo disso, é de suma importância que você construa a sua presença digital, e um site de advogado pode ser uma ótima opção para isso.

O site jurídico é uma página que transmite mais credibilidade e profissionalismo que as redes sociais, uma vez que é independente. Assim, ele acaba valorizando ainda mais o seu negócio.

Com a Justamente, você pode criar o seu próprio site em menos de 5 minutos e ter uma página profissional para apresentar aos seus clientes de forma rápida e prática.

Neste caso, você não terá que usar muito tempo ou muito dinheiro. A Justamente é uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são desenvolvidos por programadores, web designers e desenvolvedores, o que garante total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento.

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

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