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5 formas de usar o Canva no marketing jurídico

Equipe Justamente 08/11/21

Entre as várias ferramentas que o advogado pode utilizar no marketing jurídico, o Canva se destaca por possibilitar a criação de designs sem a necessidade de um profissional da área. Trata-se de uma plataforma de criação de design gráfico fácil de usar, bastando arrastar e soltar os elementos desejados.

As artes criadas no Canva podem ser muito úteis no marketing digital do seu escritório. Muito mais do que fazer apenas designs para as redes sociais, é possível utilizá-lo para thumbnails de vídeos, cartões de visitas, e até mesmo para criar o seu logotipo.

Nesta matéria, destacamos 5 formas para te ajudar a usar o Canva no seu marketing jurídico e ter designs profissionais sem ter que gastar muito dinheiro.

Como o Canva funciona?

A proposta do Canva é permitir que qualquer pessoa, profissional ou não, crie um design próprio sem dificuldades, e consiga publicá-lo em qualquer lugar. Sendo assim, a plataforma disponibiliza diversos recursos de design gráfico, úteis para diversos tipos de trabalho.

Apesar de te dar liberdade para fazer suas artes do zero, o Canva também possui tipos de design prontos, templates e gráficos. No caso, você pode adequá-los com seus dados (nome, contatos, entre outros), ou até utilizá-los como base e personalizá-los, incluindo ou retirando elementos da sua preferência.

A primeira coisa a se fazer para utilizar a plataforma é um cadastro com e-mail e senha. A etapa é rápida e fácil, e permite que seus trabalhos fiquem salvos na sua conta.

Em seguida, é preciso escolher o tamanho da arte que será criada. Você pode tanto definir as medidas, quanto usar tamanhos predefinidos para os diferentes objetivos: cartões de visita, cartazes, posts para Facebook, stories para Instagram, entre outros formatos.

Com o tamanho escolhido, já é possível dar início à arte em si. Você tem total liberdade para fazer a criação de acordo com a sua criatividade e preferência. Para te ajudar, o Canva disponibiliza uma série de templates, elementos, fotos, fontes para textos e gráficos, além de permitir que você faça o upload de imagens, vídeos e áudios que estejam no seu computador ou celular.

Para escolher determinado elemento, basta clicar sobre ele. Assim, você poderá redimensioná-lo, mudar o seu tamanho e cor, e posicioná-lo da melhor forma na sua arte por meio do modo arrasta e solta.

Depois de montar o seu design, você pode baixá-lo em formatos diferentes, como PNG, JPG, PDF, entre outros. É possível, ainda, compartilhar o conteúdo para que outra pessoa contribua e o edite.

Vale saber que você não precisa montar o design inteiro de uma única vez. Assim como outros programas de design gráfico, o Canva permite que você salve os seus projetos para continuá-los sempre que quiser.

O Canva é uma plataforma gratuita, mas também tem planos pagos, com recursos mais avançados. Os valores variam de acordo com o número de pessoas da equipe que irão utilizar a plataforma.

Como usar o Canva no marketing jurídico?

O marketing jurídico envolve diversas técnicas, ferramentas e estratégias para ampliar a visibilidade do escritório. Em várias dessas estratégias, o Canva pode ser útil, principalmente para fixar a sua identidade visual nos seus materiais publicados, o que ajuda no reconhecimento de marca.

A seguir, veja 5 maneiras de usar o Canva no seu marketing jurídico e entenda como utilizar os designs criados para aumentar o alcance do seu escritório.

1. Logotipo

Uma das coisas mais importantes no marketing jurídico é ter uma identidade visual. Você pode criar a sua a partir de uma paleta de cores ou uma fonte específica, mas é essencial que você tenha o seu próprio logotipo.

O logotipo permite que as pessoas associem a imagem ao seu escritório, identificando-o sempre que a vir.

No Canva, você pode escolher o formato de “Logotipo” na opção “Criar um design” e escolher um template já pronto. Se quiser, você também pode fazê-lo do zero, com suas cores, elementos e fontes.

Criando um template pronto, você ainda pode personalizá-lo com o nome do seu escritório, mudar a cor ou fonte, e colocar ou tirar elementos. Neste caso, o template será apenas uma base.

Uma boa dica é na barra esquerda, na barra de busca, colocar termos jurídicos, como “advogado”, “lei”, “law” ou “lawyer”. Assim, os templates apresentados serão relacionados com a palavra buscada.

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2. Posts para redes sociais

A presença online por meio das redes sociais é outra estratégia muito utilizada não apenas no marketing jurídico, mas no marketing digital de qualquer negócio. Compartilhar conteúdos relevantes pelas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo é uma ótima maneira de construir sua autoridade digital e atrair mais clientes.

Seja em qual mídia social for, é importante que você apresente algo visual além do texto. Neste caso, é possível utilizar o Canva para criar artes personalizadas que tenham a ver com o seu conteúdo, e que chamem a atenção do seu público.

Algumas vezes, você pode apenas pegar uma foto ilustrativa no banco de imagens do Canva e colocar o seu logo em um de seus cantos. Para isso, será preciso fazer o upload da imagem do seu logo na plataforma.

Se quiser, você também pode desenvolver um pouco mais a sua criatividade e montar designs com textos e elementos que os deixem mais dinâmicos e de acordo com a sua identidade visual. Na parte de criação, na barra esquerda, é possível encontrar inúmeros ícones, fotos, fundos e fontes de textos para montar a sua arte.

Nesta parte, não esqueça das normas da Ordem dos Advogados do Brasil: todas as fotos, ilustrações, cores, figuras, desenhos, marcas e símbolos devem ser compatíveis com a sobriedade e discrição da advocacia. Além disso, os símbolos oficiais e os que são utilizados pela OAB não podem ser usados.

O próprio Canva tem algumas opções de posts prontos, os quais você pode personalizar o conteúdo, cores, fontes e elementos, e utilizar na sua rede social.

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Além disso, você também pode utilizar esses designs como inspiração para criar o seu do zero.

Vale saber que, no começo da criação, o Canva também sugere tamanhos específicos para os posts nas mídias sociais. De qualquer forma, você também pode definir um tamanho personalizado.

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3. Thumbnails para YouTube

No YouTube, a thumbnail é a miniatura do vídeo. Ela é uma das coisas que fazem com que o usuário clique no vídeo e o assista, sendo, na maioria das vezes, mais chamativa do que o próprio título.

Atualmente, vários advogados já investem no YouTube como parte da estratégia de marketing jurídico. Se você está entre esses profissionais, você pode usar o Canva para criar a sua thumbnail e conseguir mais visualizações.

A premissa é a mesma dos posts nas redes sociais. Você pode utilizar o formato sugerido “Miniatura do Youtube”, que já tem o tamanho ideal para o seu projeto, e dar início à criação com templates sugeridos, fotos, elementos e textos.

Para começar, você ainda pode procurar inspirações na própria plataforma de vídeos, e buscar um modelo que se adeque ao seu conteúdo e público-alvo.

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4. Infográficos para artigos

Os infográficos são excelentes recursos que podem ser utilizados nos artigos do seu blog, principalmente se o conteúdo não for tão simples de ser explicado ou entendido.

É possível utilizar o Canva para unir os elementos visuais e textuais e montar um infográfico que auxilie o seu leitor a entender melhor o seu conteúdo.

Pode ser um pouco mais trabalhoso montar o seu próprio infográfico do zero, mas não é uma tarefa impossível. De acordo com o Canva, são centenas de milhares de fotos e elementos gráficos só no plano gratuito, disponíveis para você utilizar na sua criação.

Além disso, na internet, existem vários exemplos de infográfico para serem seguidos. No entanto, é necessário que você adeque o recurso ao seu conteúdo, assim como ao seu público leitor.

Não esqueça, ainda, de colocar a fonte no seu infográfico, principalmente se você utilizar dados de órgãos oficiais, como dados do governo ou de empresas especializadas. Isso o torna mais confiável.

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5. Cartão de visitas

Por fim, você ainda pode utilizar o Canva para montar o seu cartão de visitas. Ter um cartão de visitas – mesmo numa época em que a internet é utilizada para todas as coisas, praticamente – ainda é importante para o seu escritório de advocacia, uma vez que ele ajuda a reforçar a identidade visual do seu negócio e colabora para a humanização da sua relação com o futuro cliente.

Assim como nas opções anteriores, o Canva já tem um tamanho sugerido para o seu cartão de visitas. Basta selecionar “Cartão de visitas” em “Criar um design” e começar a criação. Se preferir, você também pode fazer em um tamanho personalizado.

Se você já tem um logo, é fundamental que ele esteja no seu cartão, pois isso ajuda a manter a identidade visual do seu escritório. Caso contrário, os seus materiais não irão combinar entre si – site, publicações nas redes sociais, o cartão de visitas, entre outras coisas.

Novamente, você pode utilizar os templates sugeridos pelo Canva e adaptá-los com o seu logo e outras informações, assim como usá-los como inspiração para criar o seu do zero.

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Por que usar o Canva no marketing jurídico?

Elementos visuais são fundamentais em qualquer que seja o seu conteúdo. Seja nas redes sociais ou no site do seu escritório, é muito importante que você não tenha só textos, mas também imagens, valorizando a comunicação visual.

Por essa razão, o Canva é uma das ferramentas que pode ajudar o advogado no desenvolvimento do seu marketing jurídico, uma vez que ela permite a criação de designs por qualquer pessoa, profissional ou não.

Ou seja, com o Canva, o advogado não precisa perder seu tempo aprendendo a usar softwares mais avançados ou pagar um profissional para fazer as artes desejadas. Ele mesmo pode fazer isso de modo fácil e rápido, sem ter que investir nenhum valor.

Ainda não tem um site para seu escritório?

O Canva é uma das ferramentas úteis para que o advogado desenvolva o seu marketing jurídico. Porém, ela não é a única. Na verdade, podemos dizer que ela é uma ferramenta que te ajuda a usar melhor outras ferramentas, como o site do seu escritório.

A maioria das pessoas, quando precisa de algum serviço, procuram-no na internet. Sabendo disso, é fundamental que você construa a sua presença digital, e um site de advogado pode ser uma ótima opção para isso.

O site jurídico é uma página que transmite mais credibilidade e profissionalismo que as redes sociais, uma vez que é independente. Assim, seu negócio tem muito mais valor agregado.

Com a Justamente, você pode criar o seu próprio site em menos de 5 minutos e ter uma página profissional para apresentar aos seus clientes de forma rápida e prática.

Deixe de lado a ideia de que você gastará muito tempo ou muito dinheiro. A Justamente é uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são desenvolvidos por programadores, web designers e desenvolvedores, o que garante total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento.

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco! Ligue para (11) 96190-0210 ou escreva para [email protected]

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