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5 formas de aprimorar serviços com o marketing jurídico

Equipe Justamente 06/05/22

Além de ser uma peça fundamental para ampliar a visibilidade do seu escritório e atrair mais clientes, o marketing jurídico também pode ser útil para você aprimorar serviços e atender melhor às necessidades de quem pode te contratar.

Neste caso, o advogado deve investir em marketing de serviço, visando não apenas aperfeiçoar os seus serviços prestados a quem já é cliente, mas também manter o relacionamento com este público e com seus leads, ou seja, clientes em potencial.

Nesta matéria, entenda mais sobre como o marketing jurídico pode te ajudar a aprimorar seus serviços, a conquistar mais clientes e a fidelizá-los.

O que é o marketing de serviços?

O marketing de serviços é uma técnica utilizada para melhorar o seu relacionamento com o público, assim como para atrair mais clientes e fidelizá-los. Trata-se de práticas que estudam e analisam o público-alvo a fim de oferecer-lhe o serviço que melhor atende às suas necessidades.

Este estudo do público-alvo é fundamental no marketing digital do seu escritório, principalmente para descobrir qual é a sua persona e personalizar o modo de apresentar seus serviços e conteúdos informativos.

Sabendo o comportamento do público que você busca alcançar, suas chances de ter uma boa recepção por parte dele são maiores. Além disso, você também pode gerar a identificação do leitor com você, uma vez que você usará a linguagem correta e abordará os assuntos apropriados, ideal para aproximar possíveis interessados nos seus serviços.

Como o marketing jurídico pode me ajudar a aprimorar os serviços do escritório?

Aprimorar os serviços prestados por você e seu escritório é importante para que você demonstre profissionalismo e atenda a todas às necessidades de quem decidiu te contratar, assim como as expectativas.

Além disso, quanto melhor for o seu serviço e o seu relacionamento com o cliente, mais fidelizações e indicações você terá.

Assim, é fundamental que você cultive esse relacionamento, entendendo como o seu cliente espera que você trabalhe com o caso dele e sempre esclarecendo todas as informações necessárias.

A seguir, veja 5 formas para você utilizar o marketing jurídico com o objetivo de aprimorar os seus serviços e agradar a sua clientela.

1. Demonstre autoridade com conteúdos relevantes

A produção de conteúdos jurídicos é um dos pilares do marketing para advogados. A Ordem dos Advogados do Brasil afirma em seu Código de Ética e Disciplina e Provimento 205/2021 que a publicidade jurídica deve ter caráter meramente informativo e prezar pela discrição e sobriedade da advocacia, sem configurar captação de clientela ou mercantilizar a profissão.

Sendo assim, uma ferramenta poderosa é o compartilhamento de conteúdos informativos que demonstrem a sua autoridade em cada assunto abordado.

Nesse processo, é preciso que você entenda sobre as dores do seu público-alvo e saiba sobre o tema que irá tratar. Com isso em mente, você pode produzir artigos para o seu blog e posts nas redes sociais que atraiam as pessoas certas e as transformem em clientes.

Um advogado trabalhista, por exemplo, pode atender tanto trabalhadores quanto empresas. Assim, ele precisa saber quais possíveis problemas um trabalhador ou uma empresa terá para abordar esse assunto em seu site ou rede social. Além disso, é importante que os assuntos se diversifiquem entre amplos e gerais, e mais específicos, falando sobre determinado problema e sua solução.

Depois de saber quais assuntos abordar, é essencial que você fale a língua do seu público e não se limite a conteúdos rasos. Utilizar jargões jurídicos e outros termos mais técnicos atrapalha a compreensão do seu leitor, que não é advogado como você. Por isso, use um vocabulário mais acessível, para que o seu artigo seja entendido por quem o lê. Caso precise utilizar termos técnicos, não deixe de explicá-los.

Conteúdos rasos também são armadilhas para o seu marketing jurídico. Além de não demonstrarem autoridade e credibilidade com o público, com eles você não alcança boas posições nas páginas de resultados do Google.

Invista em matérias e posts ricos, com conteúdos relevantes para o seu público e que tenham profundidade. Seja claro, objetivo, dê exemplos acessíveis e o máximo de instrução possível referente ao tema abordado. Apresente o assunto de forma adequada, de maneira a solucionar as dúvidas do seu leitor.

Saiba mais neste artigo a importância do marketing de conteúdo na advocacia e como desenvolvê-lo corretamente.

2. Invista na identidade visual do escritório

A identidade visual do seu escritório pode influenciar e muito um visitante a permanecer ou deixar o seu site. Uma página online bem organizada, com um bom design e com as informações bem colocadas normalmente é bem-vista pelos usuários, enquanto o contrário não dá uma boa impressão.

A harmonia entre as cores, o posicionamento dos dados e a boa usabilidade do site são elementos essenciais, que fazem parte da sua identidade visual, e que funcionam como fatores convidativos. Se um usuário entra em um site e tem dificuldade para encontrar as opções que deseja, ele pode facilmente desistir da visita.

A identidade visual do site do seu escritório, além de ter que estar em consonância com seus demais materiais de marketing jurídico, é fundamental para demonstrar profissionalismo, credibilidade e confiança a quem acessa a sua página.

Ou seja, trata-se de uma peça que deve estar incluída no desenvolvimento do seu marketing digital, uma vez que também tem relação com o marketing de relacionamento.

Confira esta matéria para saber como criar uma identidade visual para o seu escritório.

3. Melhore a comunicação com os clientes

Uma etapa importante para aprimorar os seus serviços com o marketing jurídico é se atentar e melhorar a sua comunicação com os seus clientes. É essencial que você tenha uma boa comunicação com as pessoas que compõem a sua cartela de clientes, assim como com seus leads, para conseguir atender a demanda exigida.

Existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar essa parte do seu serviço. A primeira que vamos citar é a atenção ao primeiro contato do interessado com você.

É possível que você tenha em seu site jurídico um formulário de contato, pelo qual os usuários podem entrar em contato com você e pedir uma consultoria ou esclarecer alguma dúvida.

Não deixe que as mensagens recebidas se acumulem. Pelo contrário, dê um retorno rápido, se possível. Você também pode enviar confirmações de recebimento e informar que responderá o contato em até tantas horas úteis.

Com o contato estabelecido, não o deixe de lado. Mantenha sempre o seu cliente informado sobre o andamento do caso, evitando que ele pense que você o esqueceu. Esse relacionamento é crucial para que o cliente confie em você e saiba que fez uma boa decisão ao te contratar.

Além disso, use a linguagem do cliente para que ele sempre te entenda. Termos mais técnicos podem ser utilizados, mas bem explicados.

Vale lembrar que, caso você esteja presente nas redes sociais, pessoas interessadas também podem entrar em contato por essas plataformas. Não as deixe sem resposta, nem demore muito tempo para retornar. Contatos podem ser oportunidades, portanto não os deixe passar.

4. Tenha um padrão de atendimento

Principalmente se você tiver um escritório com mais colaboradores que também falam com seus clientes, é importante que o atendimento siga um padrão, a fim de todos os funcionários prestarem um atendimento de mesma qualidade a todos os clientes.

Na advocacia, cada caso é único, o que demanda um atendimento totalmente personalizado para cada cliente. Porém, a forma que esse atendimento é feito deve seguir um padrão de qualidade.

Quando um cliente recebe uma mesma forma de atendimento de diferentes colaboradores, isso agrega profissionalismo e credibilidade ao seu escritório, já que ele sabe que será bem atendido independente da situação. Por isso, é importante que todos sigam a mesma linha.

5. Peça feedbacks

Por fim, uma boa estratégia para aprimorar os serviços por meio do marketing jurídico é pedindo e obtendo feedbacks. Você pode encaminhar junto com seus e-mails marketing, por exemplo, formulários para que o seu cliente avalie o seu atendimento e te dê o seu ponto de vista.

Uma conversa franca também é uma forma válida. Principalmente se você e o cliente já possuem certa intimidade, um almoço ou algum evento externo pode ser uma boa oportunidade para conversar sobre os seus serviços prestados e como eles podem melhorar.

Clique aqui para ver 3 formas de obter feedback dos seus clientes.

Um site jurídico profissional pode te ajudar!

Hoje, é essencial que qualquer negócio possua uma presença online, inclusive os escritórios de advocacia. Mesmo que um cliente chegue até você por uma indicação de alguém de confiança, ele procurará o seu site e vai buscar saber um pouco mais sobre você e seus serviços prestados.

Além disso, um site jurídico profissional também aumenta a sua visibilidade na internet, o que pode, sim, te trazer mais clientes, principalmente se você investir no marketing para advogados e oferecer conteúdos ricos.

Com tamanha importância, é comum que o desenvolvimento de um site exija muito tempo, trabalho ou dinheiro. Porém, isso não é uma regra.

A Justamente entende a rotina dos advogados e, por isso, permite que você faça o seu site jurídico profissional em menos de 5 minutos e, o melhor, sem pagar nada por isso.

Somos uma plataforma gratuita de criação de sites, pensada por advogados e para advogados. Os sites oferecidos são feitos por programadores, web designers e desenvolvedores, garantindo total profissionalismo à página criada.

Para fazer o seu, faça um cadastro com um e-mail e senha e responda algumas perguntas sobre o seu escritório, como áreas de atuação e serviços prestados. Para finalizar, escolha o tema com cor e fonte, que podem ser alterados a qualquer momento. Veja um passo a passo detalhado deste processo nesta matéria!

Feito isso, seu site estará pronto e você já poderá divulgá-lo para seus clientes, amigos e familiares, além de colocá-lo na sua assinatura de e-mail, cartão de visitas e outros materiais.

Ainda tem dúvidas sobre como podemos te ajudar na criação do seu site jurídico? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, (11) 95647-8227, ou escreva para [email protected]

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